Roberto Ramalho é Advogado, Jornalista e Relações Públicas

Veja a qualidade e o raio de ação dos três caças supersônicos que a FAB analisou e finalmente decidiu por um deles para equipar o seu arsenal de defesa:

Caça supersônico Rafale:

Dassault Rafale é um caça de dupla propulsão com asa em delta, altamente ágil, considerado de 4,5ª geração. A Dassault Aviation iniciou seu projeto na década de 80 a fim de substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa, e esta sendo produzido tambem para a marinha francesa, para operar em porta-aviões. Também tem sido comercializado para exportação para diversos países da Europa, da àsia e para o continente americano, especialmente a América do Sul e Central..

O Rafale é um caça polivalente, caça-bombardeiro de amplo raio de ação, com 14 pontos duros ele pode carregar um excelente arsenal ar-ar ou ar-terra, ou também tanques extras o que aumenta ainda mais seu raio de ação. Os componentes aviônicos do caça são muito avançados, mas entre eles destaca-se o seu radar multi-funcional Thomson-CSF Detexis RBE-2 que opera junto ao sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telemetria laser, etc...

Caça supersônico Gripen

O Gripen (em português, Grifo, nome de uma criatura da mitologia grega cuja imagem está presente no logotipo da Saab). É um dos mais avançados aviões de caça do mundo e combina uma magnífica agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas em um caça relativamente pequeno.

O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça instável do mundo com estabilizadores canard e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire.

Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O JAS 39 Gripen alcança até 2.126 km/h.

O Gripen NG concorre na licitação da Força Aérea Brasileira.

Caça supersônico F/A-18EF Super Hornet

O Boeing F/A-18EF Super Hornet é uma aeronave supersônica de interceptação aérea e de ataque ao solo. O F/A-18E e F/A-18F são maiores e mais avançados que seu antecessor o F/A-18 Hornet. O Super Hornet entrou em serviço nos Estados Unidos em 1999, e substituíram os F-14 Tomcat em 2006 e deverão servir em conjunto com os originais Hornets F/A-18C(se mantêm operacionais mas com uma substituição gradativa pelos Super Hornets). Em 2007, a Real Força Aérea Australiana comprou 24 Super Hornets para substituição dos antigos F-111.

A grande vantagem desse caça-bombardeiro, é o fato dele estar sendo usado largamento em operações de guerra em países como o Afeganistão e o Iraque, e demostrar a sua eficiência e a sua eficácia na prática.

Depois de muitos anos finalmente a Força Aérea Brasileiro decidiu escolher o avião supersônico monomotor Gripen NG, considerado por especialistas em aviação muito inferior tecnicamente aos outros dois concorrentes: O avião supersônico Rafale e o avião superdônico F/A-18EF Super Hornet, sem dúvida um dos melhores do mundo em ação.

O resultado segundo informa o jornal Folha de São Paulo tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomática pelos franceses.

A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro pelo governo federal. Mas depois o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes.

Embora e Palácio do Planalto possa ignorar o relatório e optar pela compra do avião supersônico Rafale ou desagradar à França e optar pelo Gripen NG a Força Aérea Brasileira já tomou sua decisão que foi a de escolher o avião sueco da Saab. Porém, formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três, mas não o fará.

De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em desempenho), e é o mais barato dos três concorrentes finais.

A decisão do presidente Lula será muito difícil. Se ele decidir pelo vencedor da licitação o caça supersônico Gripen GN estará desagradando em cheio ao presidente francês Nicolas Sarkozy, seu amigo como também aos americanos.

O problema com os franceses é mais complexo porque o próprio presidente Lula já havia anunciado que compraria os caças franceses Rafale fabricado pela multinacional Dassault, que segundo informações da imprensa francesa estaria quase falida.