A missão

A historia da colonização brasileira é revoltante do ponto de vista humano, onde a colônia era tratada apenas como uma fonte para se obter riquezas. Alem do mais a colonização dependia do sistema econômico e cultural europeu. Ainda havia a nobreza que era custeada pelos cofres públicos o que mantinham os burgueses afastados.
O filme A Missão revela em partes alguns acontecimentos na região da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai onde habitavam cerca de 30 mil índios Guaranys. A missão comandada por padres Jesuítas denominada missão de São Carlos, enfrentaram de forma honrosa as dificuldades encontradas, lutaram contra os mercadores que capturavam os índios como se fossem animais selvagens e vendiam para os colonos como escravos. Protestaram contra a decisão da coroa portuguesa de fazer parar a missão da Companhia de Jesus o que se tornou para a coroa um empecilho.
Os jesuítas foram mandados com a intenção de catequizar os índios, bem como também ensinaram musica, regras de higiene, construíram aldeias. Os índios por sua vez obedeciam aos jesuítas como enviados de Deus, os jesuítas viam os índios como filhos que deveriam ser ensinados e protegidos.
As missões dependeram da forma como Espanha e Portugal se comportaram no âmbito econômico europeu. As disputas por terra nas colônias entre os dois países foi um dos pontos que influenciaram na expulsão dos jesuítas. Os índios estavam a mercê dos interesses da coroa que desejava coloniza ? los, do colono que queria escraviza ? los e tratavam os mesmos como animais irracionais que apenas serviriam para o trabalho pesado, então estes reagem e lutam contra esta idealização e também pela igreja que deseja cristianizar e inserir valores europeus nas suas culturas. Em suma os valores culturais indígenas foram extirpados e desde então até o presente século ainda há a idéia de europeizar o Brasil.
Os jesuítas então defendem que o território habitado pelos índios não poderia ser anexado ao Brasil, tampouco Argentina ou Paraguai e que os Guaranys tinham o direito de constituir a nação Soberana Guarany visto que eles foram os primeiros a ocuparem a terra e trabalhar nela. Portanto os jesuítas empenharam ? se, entregaram ? se totalmente as missões e conseguiram incorporar espiritual e pedagogicamente os índios, mas não conseguiram territorialmente. Houve então a Guerra Guarany que durou cerca de 4 anos que foi de 1755 ? 1759 que culminou com o genocídio Guarany e dizimação da Missão de São Carlos. A resistência indígena deu ? se ao fato de alguns padres,inclusive Rodrigo Mendonza que era mercador e converteu ? se, tornou ? se padre e foi um dos lideres da resistência indígena, que perdurou por um período longo pelo fato dos índios conhecerem a floresta, saqueavam os acampamentos da volantes, levavam armas munições e usavam contra o exercito que queria expulsa ? los de suas casas (terras).
Enfim, muitos falam das missões jesuíticas apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Mas o que moveu a Coroa portuguesa a expulsar os jesuítas não foi a preocupação com os índios, é óbvio, e sim questões políticas. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só podiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.