O que me levou a escrever este artigo foi uma matéria da pós-graduação onde se falava muito sobre o ensino da leitura, relação e a importância do professor no ensino da leitura ao aluno. O professor precisa atentar para o fato de que estamos ensinando muito mais do que decodificar palavras, estamos ensinados os alunos a tomarem gosto pela leitura, precisamos ensinar a eles a importância social da leitura para sua vida cotidiana. Mostra que a leitura deve e precisa ser prazerosa e não uma obrigação que a escola coloca, nós professores não podemos esquecer que para alem de sua condição de docente, ele continua a ser leitor e um leitor privilegiado, já que sua leitura é, em principio, mais abrangente a leitura de seus alunos a cada nova leitura precisa estabelecer uma interação nova entre leitor-autor-texto. Em uma citação feita por Lajolo (1982)

"Se a relação do professor como texto não tiver significado, se ele não for um bom leitor, são grandes as chances de que ele seja um mau professor."

Isso nos deixa bem claro a importância da leitura em sala, e também do preparo que o professor precisa ter ao apresentar algum tipo de livro, texto etc.. Para se conseguir que o aluno se torne um leitor crítico, o ensino deve colocar o texto como uma possibilidade de reflexão e recriação, associando a atividade de leitura à produção de outros textos pelos alunos e facilitando a expressão de suas visões sobre o texto. Mas a realidade hoje em muitas escolas, falta de uma biblioteca com acervo de livros variados, recursos informatizados e também a formação continuada de qualidade. O PCN de Língua Portuguesa fala sobre a importância e a relação da leitura no ensino fundamental:
O trabalho com a leitura deve ser diário. Há inúmeras possibilidades para isso, pois a leitura pode ser realizada:
? Deforma silenciosa, individualmente;
? Em voz alta (individual ou em grupo) quando fizer sentido dentro da atividade;
? Pela escuta de alguém que lê.
Resumindo, o ensino da leitura deve estar atrelado, antes de mais nada a um objetivo que esteja claro tanto para o professor como para o aluno.Para que o aluno tenha interesse e prazer na leitura.


Referências

LAJOLO, Marisa. Leitura em crise na escola; as alternativas do professor. 2.ed.Porto alegre:Mercado aberto,1982.

Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC / SEF, 1998.