FICHA DE LEITURA TEOLOGIA CONTEMPORÃNEA- PROF. ALAN MYATT

ALUNO: Claudio José Bezerra de Aguiar

DATA: 30/01/2015

LIVRO: WRIGHT, Christopher J. H. A missão do povo de Deus: uma teologia bíblica da missão da igreja. São Paulo: Vida Nova, 2012

% da leitura completada: 100

IDEIAS CHAVES.

 

O autor apresenta uma teologia acadêmica e prática. No primeiro, o estudo, o trabalho com livros e pesquisas é frequentemente desassociado da prática (apresentada como missão). Normalmente os que realizam a missão não atribuem o valor necessário para os estudos, do mesmo modo os teólogos não aplicam devidamente seus conhecimentos. Esta é a proposta do autor, apresentar o vínculo entre teologia é a missão do povo de Deus. Uma teologia aplicada na pratica da igreja como reino de Deus e participante dele.

A designação de escolhidos de Deus, não se aplica as pessoas melhores, ou que fizeram merecer este título. Defini-se apenas pela misericórdia de Deus em colocar alguém para cumpri seu propósito. Assim todos que são chamados, são escolhidos para dar continuidade ao propósito de Deus. Abraão foi escolhido para a partir dele, Deus abençoar todas as famílias da terra. Paulo chama todos os crêem em descendentes de Abraão. De modo, que a promessa e a incumbência destinada à Abraão se estende até os nossos dias.

A redenção é outro fator que ajudar a compreender a missão de Deus. O povo de Israel compreender sua redenção voltando ao marco histórico da sua independência, o êxodo (a sua saída do Egito). Deus ouve o seu clamor na terra em que eram estrangeiros e vê a sua aflição como escravos, e decide redimi-los, resgatá-los, para derem continuidade a sua promessa proferida a Abraão. A redenção de Israel define todo entendimento que tiveram do propósito de Deus para eles. Toda sua fé, conduta social e economia teria seu princípio no êxodo. Eles deveriam entender que foram libertos para serem uma benção para todas as nações.

O êxodo, a redenção, e a crucificação caracterizam épocas diferentes, mas estão todos ligados entre si. O êxodo de Israel do Egito serviu para mostra que estavam sendo redimidos por Deus, a crucificação aponta para um exílio do mundo, para servir a Deus. Este mesmo evento leva a esperança para uma esfera futura, uma terra prometida, a Canaã celestial. Todas estas indicações levam o povo escolhi de Deus a um compromisso com o próximo. O compromisso de mostrar Deus, e que ele é. Israel foi liberto para ser exemplo de comportamento moral e ético, para as outras nações. Quando elas olhassem para Israel deveriam ver Deus, assim a promessa feita a Abraão estaria se realizando, serem uma benção para toda terra. A mesma incumbência recai sobre a igreja. Na crucificação Cristo a redimi para ser benção para todos, mostrado Jesus em seu comportamento e atitude.

Como povo de Deus a igreja, já no Antigo Testamento, tem a incumbência de proclamar as boas novas, o evangelho de libertação e salvação. Uma vez escolhidos para ser povo de Deus, não é sugestão nem opção, a missão, como povo de Deus é anunciar o evangelho, por obras e por palavras.  Deus se revela à um povo, para se fazer conhecido dele, e para o seu conhecimento ser transferindo ao mundo, continuando a promessa proferida a Abraão. A igreja deve se comprometer com as verdades do evangelho, vivê-las e anunciá-las. Sua missão atinge além da fronteiras, todas as nações. Assim com seu território, vizinhos, amigos e conhecidos. Neste ínterim, entra a responsabilidade em anunciar o evangelho pelo trabalho, patriotismo, e compromisso com as atividades “seculares”. Anunciando que serve a Cristo por ser um bom funcionário, bom marido e ótimo cidadão.