A Missão Brasileira no Haiti Cumpriu sua Tarefa! É Hora de Voltar!

Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto

O Brasil tem problemas com sua população crônicos. Que é a miséria nas periferias das grandes cidades, saúde em situação lamentável, educação seria melhor nem falar. Assaltos, analfabetismo etc.

O gesto inicial de enviar ajuda ao Haiti, como forma solidária a irmãos latinos americanos foi nobre. Tiramos dos nossos poucos recursos para resolver o problema da pobreza em nosso pais para ajudar aos que mais sofrem, o povo haitiano. Numa situação de emergência o gesto é nobre. Mas o tempo passou e o Haiti tem que se recuperar com seu próprio esforço. Eles conhecem o que precisam, aonde devem se recuperar, como devem fazer, como arrumar a pedra que saiu do lugar. Eles vivem ali, amam sua pátria, e querem o melhor a sua gente. Estão certos os lideres populares em rejeitar a presença estrangeira em território. Estão certos em reclamar que os recursos que vem para o país na sua grande parte são usados na manutenção das forças de segurança. E hora do Haiti colocar mãos a obra.

Quando se completaram um ano do terremoto, foi feito uma avaliação da recuperação do país, e a conclusão foi pessimista, tudo ainda esta por ser reconstruído. Os prédios ainda estão nos escombros. Porque a Alemanha e os países europeus se recuperaram tão rapidamente depois da guerra, porque o Japão se recuperou depois do tsunami.

O Brasil começa perder a confiança do povo Haitiano. A realidade é uma só. Devolvam para a ONU a chefia da Minustah. As perdas começam a se somar, descrédito, insatisfação da população, perda de chefes militares, perda de soldados no terremoto, perda de gente em serviços humanitários, caso da Dra. Arns, no terremoto. Certamente haverá outros problemas. Está na hora de o Brasil dizer já ajudamos o suficiente precisamos cuidar de nossa casa.