Minha teoria sobre o caos.

Um certo dia uma mãe solteira e seu filho tomavam café da manhã, quando o menino quebrou uma tigela. Normalmente ela brigaria com ele, mas naquele dia ela simplesmente abraçou-o e disse para que no futuro tivesse mais cuidado.

O menino ficou tão feliz e surpreso que o seu humor mudou completamente. No caminho para a escola viu que uma senhora havia derrubado sua bolsa e correu para ajudá-la.

A senhora ficou tão encantada com a educação do menino que naquele dia, deu uma gorjeta generosa a garçonete que a atendeu no restaurante.

A garçonete, ao sair do trabalho, sentiu a necessidade de partilhar o que havia ganhado e deu metade do que recebeu a um mendigo que encontrou na rua.

O mendigo que não comia bem havia semanas, pôde fazer uma refeição decente naquele dia. Normalmente ele estaria dormindo - quase inconsciente de fome. Mas naquela noite ele estava desperto. Desperto o suficiente para perceber que uma casa estava pegando fogo e alertar a polícia.

A polícia jamais chegaria a tempo de salvar as pessoas da casa se não fosse por esse mendigo.

Por coincidência, a casa era do menino do começo da história.

....

Eu adoro essa história, porque ela mostra o impacto inconsciente que nós podemos causar nas nossas próprias vidas.

Você já parou para pensar nisso? No impacto que você, isoladamente, é capaz de causar no mundo? E na sua própria vida? Eu penso nisso o tempo todo.

Já não bastassem todas as muitas coisas que me fazem ser estranha, essa é mais uma para a minha infindável listinha: a obsessão pela teoria do caos.

Resumidamente a teoria do Caos explica que uma pequena mudança no início de um evento qualquer, pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

É como se o bater das asas de uma borboleta aqui, fosse capaz de causar, tempos depois, um tornado em outra parte do mundo. Ou seja, uma ação realizada por você ou qualquer outra pessoa hoje, poderá gerar um acontecimento de natureza e proporções inimagináveis amanhã.

Essa teoria traz uma lição valiosa para humanidade: o poder das pequenas ações. E se vocês pararem para pensar no enorme impacto que pequenas coisas podem gerar, vai chegar a conclusão de que não existem coisas pequenas.

Uma palavra que dizemos, um gesto, um ato de carinho ou de agressão pode gerar uma reação em cadeia capaz de mudar tudo. Capaz de mudar o mundo. Somos responsáveis por coisas em nossa vida, e na vida dos outros que sequer podemos imaginar e jamais poderemos mapear.

Imagine se na história contada, o mendigo salvasse a vida de outra pessoa. Aquela mãe jamais saberia o impacto que um simples gesto de paciência seu, causou na vida de outra família. Ela foi heroína de uma história da qual provavelmente nunca terá conhecimento.

Quantos heróis de histórias anônimas não existem no mundo? E quem sabe nós mesmos não somos heróis anônimos para milhares de outras pessoas - e jamais saberemos?

Agora imaginem se a heroína da nossa história tivesse feito o oposto? Tivesse sido impaciente e grosseira com seu filho. Como será que o menino teria impactado as pessoas a sua volta? Será que ele poderia ter atravessado a rua da sua escola impaciente e gerado um acidente de carro? Será que ele teria gritado com alguém durante o seu caminho, e que por causa do seu comportamento tivesse levado essa corrente de raiva adiante?

A heroína teria virado uma vilã, não? Quantos atos horríveis nós mesmos já não causamos por causa da nossa impaciência e atitude perante outros?

Outra coisa que jamais saberemos.

Mas será que a nossa ignorância em relação as cadeias de ações que despertamos, diminui de alguma forma a nossa responsabilidade sobre esses acontecimentos? E será que esse desconhecimento diminui o nosso poder?

Sim, poder. Somos mais poderosos do que jamais seremos capazes de mensurar. A verdade é que todo ser humano possui uma força latente capaz de influenciar o universo.

Sem saber, todos os dias ao seguir ou deixar de seguir sua rotina você é capaz de transformar a vida de milhares de pessoas. Temos um imenso poder em nossas mãos que pode ser exercido para o bem ou para o mal.

Eu falo isso não com a intenção de assustar. Muito pelo contrário. O objetivo aqui é despertar as pessoas para a importância de cada coisa que fazemos.

E conseqüentemente, a importância que temos.

Vivemos em um mundo que insisti em afirmar o quanto insignificante nós somos.
Num mundo que banaliza o valor da individualidade.

Outro dia ouvi um noticiário que dizia algo do tipo: "...mas apenas 1 pessoa morreu no acidente...". Como assim, apenas? Uma pessoa morreu!

Uma pessoa nunca será apenas uma pessoa. Quem era aquela pessoa? De que forma ela poderiam ter mudado o mundo? Ali podia estar o pai do futuro inventor da cura para o câncer. Podia estar o engenheiro que descobriria uma alternativa para fontes renováveis de energia. Ou até mesmo o futuro pai do marido da filha que você ainda vai ter. Nós jamais saberemos.

Eu quero começar esse dia lembrando do quanto significante nós somos.

Do poder e da força que levamos em nós. E da responsabilidade que isso também traz.

Quero lembrar que nenhuma ação é pontual. Que tudo o que fazemos perpetua no espaço e no tempo e gera uma reação em cadeia que mudará o mundo. O mesmo mundo que diariamente muda você.

E isso meus amigos, é para mim a teoria do caos.
E o mundo talvez fosse muito menos caótico se tivéssemos mais consciência dela.