A minha Família Pode Ser Mais Feliz!

Texto

Provérbios 24:3

Deus ao criar o homem o criou com: inteligência consciência e livre arbítrio. Quando nascemos esta faculdade inteligência esta implícita em nós porque Deus nos criou seres racionais. Inteligência é a faculdade de compreender, é a percepção clara e fácil das coisas, é a facilidade de interpretar e entender os acontecimentos. É através da inteligência que adquirimos o conhecimento ou a sabedoria para estabelecermos. Saber o caminho é uma coisa, percorrer o caminho é outra totalmente diferente.

**Salomão afirma que com a sabedoria se edifica ou constrói e com a inteligência se estabelece a conquista. Portanto, sabedoria sem inteligência não vai edificar uma casa, uma vida, uma empresa ou uma família etc.

SABEDORIA: Sabedoria, segundo o dicionário, significa: grande soma de conhecimentos, saber, ciência, prudência, retidão etc. Edificar uma “casa”, um lar, uma família, uma vida, exige-se sabedoria, ciência, retidão, prudência etc. Sabedoria também fala de maturidade. É por isso que para duas pessoas se relacionarem elas precisam ser sábias para definir a construção que querem formar, que tipo de alicerce querem construir. Sem sabedoria não existe construção eficaz, e sem inteligência ela não solidifica, estabelece ou firma. É por isso que temos vistos muitos lares destruídos, famílias arrasadas, porque infelizmente essas pessoas tem escolhido o caminho do menor esforço, Pv 4: 5 a 8, Mt 7:24 a 27. Atitudes insensatas fazem a casa cair. Nunca se viu tanta decadência familiar quanto em nossos dias.  Portanto não podemos permitir que isto permaneça ou cresça ainda mais, precisamos urgentemente nos levantar e não medir esforços para mudar esta triste realidade, começando por nós mesmos a fazer as mudanças necessárias para e edificação do nosso lar; aplicando a palavra em nossa vida,e transmitindo-a para a nossa família,( crianças, adolescentes e jovens).

O indivíduo pode ser dotado de incrível inteligência; entretanto, pode não ser sábio. Vejamos essas qualidades:

Ter sabedoria significa possuir entendimento e direção. É a habilidade que nos dá prudência e entendimento para andarmos seguramente. Quantas decisões erradas tomamos por falta de atentarmos para a sabedoria! “porque sabedoria é a habilidade de usar os melhores meios no melhor momento para alcançar os melhores objetivos”. Não é simplesmente questão de informação ou de conhecimento, mas de aplicação prática. Podemos até possuir inteligência, que é a capacidade intelectual de raciocinar e reter conhecimentos, mas sem a sabedoria, esse conhecimento acaba sendo desperdiçado.

Lembramos: Você não pode alterar o seu passado, mas as páginas do seu futuro estão completamente brancas; Então podemos Começar a escrevê-las hoje mesmo.

O passado pode nos influenciar mais do que gostaríamos. Há dores do passado que, muitas vezes, não conseguimos superar. Há feridas na alma que demoram a sarar, há traumas que se recusam a ir embora e se levantam como fantasma para nos atormentar. Vimos No livro de 1º Crônicas 4.9,10 lemos a história de Jabez, um homem que superou as dores do seu passado. Ele foi mais nobre do que seus irmãos porque não se conformou com a decretação da derrota em sua vida. Sua mãe lhe deu esse nome, porque com dores o deu à luz. Muito embora Jabez estivesse carimbado por um passado de dor, reagiu a essa situação e superou esses traumas. Ele invocou o Deus de Israel o qual realizou a cura em sua vida.

A minha família pode ser mais feliz quando:

  1. Existe Amor verdadeiro; porque é através do amor que a família  equilibra e aperfeiçoa.
  2. Há - respeito e valorização

 O respeito e a valorização são pilares importantíssimos no trabalho de construção da autoestima em uma pessoa.  Vem da família a responsabilidade de gerar uma boa autoestima em seus membros, pois é a mesma o primeiro gestor do ser humano.  E para que cada um de seus membros se sinta seguros, é necessário que haja valorização, respeito, oportunidade, estímulo e motivação para o seu desenvolvimento pessoal.

3. Evitamos disputas familiares egocêntricas: isto é quando os meus objetivos são priorizados sem importar com as demais pessoas que convivo, o que importa é que eu seja feliz; Gênesis 29.34 e 30.1.

 4. Evitamos deslealdade e mentira quanto aos recursos financeiros; filhos, maridos, esposas, compram coisas e “omitem”ou melhor metem com respeito às coisas adquiridas, causando conflitos dentro do lar.

 5. A consideração e o tratamento cordial passam a ser praticada por todos (1 Pe 3:7)

6. Não a falta de confiança (Gal. 5:20, c até o final)

7. Não falhamos no testemunho cristão.

Conlusão:

Que Deus nos de graça para que possamos alcançar sabedoria, e inteligência para edificamos eficazmente e não deixarmos a casa cair.

Pr Alécio ICVV Presidente Olegário.

Bibliografia.

http://br.guiainfantil.com/auto-estima/177-uma-boa-auto-estima-.html