A METODOLOGIA DÁ AS COMPETÊNCIAS

O sistema de ensino passou por várias mudanças nos últimos anos: o antigo primeiro grau hoje é chamado de Ensino fundamental e o também antigo segundo grau, ensino médio. No tempo em que eu freqüentava estas classes o sistema de avaliação era feito em quatro bimestres, hoje já está implantado o sistema trimestral. Porém, nos dois sistemas, na maioria das instituições, acontece o somatório das notas ao longo dos períodos.
Desta forma, por exemplo, no primeiro e no segundo trimestre a nota máxima é trinta em cada e no terceiro a máxima é quarenta (somando os três chega-se a cem). Entretanto, o aluno precisa ter sessenta pontos para ser aprovado no ano e isso quer dizer que se ele obter vinte cinco pontos em cada um dos dois primeiros períodos, somará cinqüenta pontos e necessitará de apenas dez pontos dos quarenta possíveis no terceiro período.
Este método de avaliação diz que se o aluno aprender os conteúdos dos dois primeiros períodos, pouco precisará aprender do terceiro e, em alguns casos, deverá apenas manter a freqüência.
Outro método a ser percebido é o fator "média do período", pois, de maneira costumeira, são somadas todas notas obtidas pelo aluno e o valor é dividido pelo número de avaliações realizadas, obtendo-se assim a sua média.
Imaginemos a seguinte situação no futuro profissional deste aluno: Uma empresa com péssima reputação no mercado oferece a ele um emprego com ótimo salário. Baseando-se nos sistema de avaliação em que foi criado, este profissional avaliará a proposta da seguinte maneira: ótimo salário é igual a cem pontos e a péssima reputação valerá quarenta pontos, logo, a média é setenta, então aceita a proposta.
Outra situação: uma moça conhece um rapaz lindo que, com certeza, é nota cem, mas ele é muito orgulhoso e não é muito inteligente, portanto, tem nota cinqüenta nesta avaliação. Entretanto a média das duas notas dará setenta e cinco, logo, ela pode casar com ele.
É inevitável perceber que o método de avaliação utilizado não dá luz à percepção das competências adquiridas na contextualização dos conteúdos avaliados (aqui não analisarei os métodos de ensino) e ainda incita os indivíduos a um aprendizado "mediano". Os meios de ensino precisam implementar sistemas da avaliação capazes de captar com mais clareza, os níveis de aprendizado e, além disso, observar que indivíduos diferentes aprendem de forma diferente e demonstram isso também de forma diferente.