A metafísica 

É valido lembrar que nem Aristóteles ou qualquer outro filosofo grego utilizaram o termo metafísica para desiguinar qualquer tipo de reflexão ou ciência, o termo em se é resultado de uma colagem (de meta + physiká) a partir do titulo de Andrônico de Rodes (Século. I a.C) atribuiu a um conjunto de escritos nos quais Aristóteles se ocupou de questões relacionadas, ou que, segundo ele, precediam o estudo propriamentedita da física.

Os filósofos da phýses, toda relação que eles tinham, e da forma que observavam, é dela que parte a reflexão, se tinha por parte deles o desejo de compreender as causas em tender as complexidades da vida e o que fazia com que tudo acontecesse de forma tão ordenada e organizada, a perfeição que os admirava. Procura-se entender partindo daquela realidade sendo ela não verdadeira, Aristóteles busca a causa que antecede essa origem, a energia que gera essa realidade visível.

Percebo que no ato de existir, que antes de ser já era, da origem é de onde parti o principio de tudo. Pensar no que vejo, e como vejo, estamos fora da realidade original, não é possível voltar para ela, tudo que vemos e tocamos é provenientes de uma outra realidade. A constatação empírica ver a realidade partindo somente do que se tem acesso, e do que se ver, já sendo de outra forma o verdadeiro conhecimento a ciência que vem buscar as causas verdadeiras das coisas, ou seja, a causa em se, a procura pela razão de ser das coisas.

Para Aristóteles a metafísica é a ciência incomparavelmente superior a todas as ciências, é de origem divina “Deus é, de fato, o supremo dos princípios, a primeira das causas, somente Deus pode possuir está ciência em plenitude”.

Em uma segunda abordagem vamos refletir o principio do ser enquanto ser o porquê das causas do ser. Aristóteles pensa, “ser” e o vir a “ser”, sendo que o “ser” é de muitas definições, muitos filósofos pensaram o ser de forma diferente e cada um oferece uma abordagem.

Há também a substancia, se percebe sentido da procura pela origem do faze também parte da substancia. Perceber e investigar a origem de todo os seres porque não devemos pensar que tudo que encontramos está como sempre foi, não é assim, antes foi substancia, nada é o que é em absoluto.

A metafísica mais teológica nos mostrar um princípio divino, pensa em Deus como a origem de tudo, ele é a força motora que impulsiona, e tudo parte dele, ele é o que é.

É a realidade supra-sensível (o que está alem do sensível). O que esta fora do sensível que não é visível, Deus está em todo lugar.

Portanto percebemos que a metafísica aristotélica está confiada á componente teológico, pois se não fosse assim, seria somente física.