Atualização do texto de 12/10/2014

A  MENTE  DOS  SERES  VIVOS

Toda a fisiologia e metabolismo do ser vivo é realizada automaticamente e de forma sincronizada, sem intervenção consciente dele, desde a formação e reprodução de suas células até às atividades de seus órgãos e sistemas. Como não há nada fora de seu organismo atuando para que isto ocorra, só a existência de um programa cósmico dentro de suas células pode explicar este fato. Somente as atividades relacionadas à conservação do indivíduo e da espécie, como movimentação, alimentação, reprodução, etc, são executadas conscientemente através de sua mente.

A mente é gerada pelo programa cósmico das células cerebrais. Nos seres vivos, que não possuem cérebro definido, este programa encontra-se em uma ou várias células específicas. Nos seres unicelulares ele está em uma ou várias moléculas. É através da mente que o ser vivo tem a percepção de sua existência, de seus sentidos, emoções, sentimentos e do meio ambiente.

O programa cósmico das células cerebrais evolui em função da complexidade do cérebro. Com a evolução do programa cósmico o cérebro e a mente também evoluem.  A mente dos seres vivos com cérebro menos complexo e programa cósmico menos evoluído tem sua ação limitada às atividades fundamentais para a conservação do indivíduo e da espécie, enquanto que a mente dos seres vivos com cérebro mais complexo e programa cósmico mais evoluído, além destas atividades, executa também outras atividades mentais como pensamento, raciocínio, imaginação, criatividade, etc. A atividade mental estimula a evolução do cérebro, do programa cósmico e da mente.

A mente faz a ligação entre a dimensão material e a dimensão mental do cosmos. As atividades mentais são desenvolvidas na dimensão mental e manifestadas na dimensão material através do cérebro. Tudo o que existe e ocorre na dimensão material tem o envolvimento da matéria, por isso toda e qualquer atividade desenvolvida pela mente só pode ser manifestada nesta dimensão através de meios materiais. As atividades mentais são manifestadas na dimensão material através de processo físico-químicos no cérebro, que as externa através da fala, gesto, reações, movimentos, atos, obras, etc.

Em virtude de a mente ser gerada pelo programa cósmico das células cerebrais, alterações na físico-química do cérebro, inclusive as causadas por sentimentos, emoções e stress, prejudicam o desenvolvimento da atividade mental e sua manifestação. O desempenho da mente e consequentemente o comportamento do ser vivo depende da sua físico-química cerebral.

Como as atividades mentais são desenvolvidas na dimensão mental, as mentes dos seres vivos podem se conectar diretamente entre si nesta dimensão. Na dimensão material esta conexão só se realiza através de meios materiais, por isso a transmissão direta de pensamentos só pode ocorrer na dimensão mental.

Assim como na dimensão material há registro do que ocorreu no passado, na dimensão mental existe também registro das atividades mentais passadas. A lembrança é o acesso pela mente de um ser vivo ao registro de suas atividades mentais anteriores, enquanto a mediunidade é o acesso ao registro das atividades mentais de um ser morto pela mente de um ser vivo. A mediunidade não existiria se o registro das atividades mentais fosse no cérebro, pois quando o ser vivo morre seu cérebro e sua mente são extintos e o registro de suas atividades mentais desapareceriam.

Em vista do exposto pode-se concluir que o ser vivo é uma máquina cósmica, gerada pelo programa cósmico, com metabolismo e fisiologia automáticos e as atividades relacionadas à conservação do indivíduo e da espécie comandadas pela mente. Em função da evolução da mente o ser vivo adquire a capacidade de perceber sua existência, o meio ambiente, sentir emoções e sentimentos, pensar, raciocinar, criar, etc. O comportamento do ser vivo é comandado por sua mente, cujo desempenho depende da físico-química cerebral. A mente desenvolve suas atividades na dimensão mental e as manifesta na dimensão material através do cérebro. Ela é extinta com a morte do ser vivo, porém suas atividades mentais permanecem registradas na dimensão mental e podem ser acessadas por outras mentes.