“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (I Cor. 1.18).

A Crucificação era a pena capital no mundo romano, Jerônimo de Belém menciona que das mãos de Nero o apóstolo Pedro recebeu a coroa do martírio, tendo sido cravado numa cruz com sua cabeça virada para a terra e seus pés levantados para o alto, ao afirmar que era indigno de ser crucificado semelhantemente ao seu Senhor.

O Apóstolo Paulo, ao escrever para a Igreja de Corinto, não deixa de anunciar-lhes a mensagem da cruz e sua eficácia na obra redentora de Cristo. Sabendo ele que aquela Igreja tinha um interesse exagerado pela exibição retórica, procura enfocar que a mensagem da cruz é a verdadeira sabedoria, e declara que o poder de sua prédica não dependia da habilidade de suas palavras, mas da sabedoria Divina. (I Cor 2.1-5).

Paulo direciona seu discurso para a mensagem da cruz, dizendo que a mesma é poder de Deus: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (I Cor. 1.18). A dinamite, cujo potencial explosivo é por nós conhecido, deriva seu nome da mesma raiz da palavra poder (gr dunamis), a qual é utilizada nesse versículo. O evangelho, com seu poder, não somente informa, mas transforma pela ação do Espírito Santo a vida daqueles que crêem em Cristo: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). 

Paulo diz que a mensagem da cruz é poder de Deus para a salvação de todos os que crêem: “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.” (I Cor. 1.21). Acerca deste versículo o comentário da Bíblia de Genebra diz: “Aqueles que são sábios segundo os padrões do mundo pensam que o evangelho é uma loucura. Mas a coisa mais ‘louca’ acerca de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana. Deus pode usar a simplicidade do evangelho para demonstrar que a real insensatez pertence aqueles que se opõe a Ele. A arrogância da sabedoria humana cega os incrédulos para com a verdade.”

Esse poder de Deus contido na mensagem da cruz revela a sabedoria Divina: “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." A palavra sabedoria (gr. sofia) assim é descrita no dicionário grego do Novo Testamento: “sabedoria (sofia) é o mais elevado dom intelectual, de compreensiva intuição nos caminhos e propósitos de Deus.”

Os judeus esperavam um messias com poderes sobrenaturais (conf. João 7.31), e não alguém que levasse sobre si a maldição Divina (conf. Gálatas 3.13). Os gregos escarneciam de uma divindade que não tinha nem a sabedoria, nem o poder para se salvar da morte. Todos estes não compreendiam que sem a loucura e a fraqueza da crucificação não poderia ter havido a sabedoria e o poder da ressurreição e os benefícios oriundos da mesma, os quais nos foram doados através do sacrifício e morte de Jesus Cristo.

Lembremo-nos de que... a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; e que... Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. (1 Coríntios 3:19).   

                                                                          Paulo César Tomaz

 Leia outros artigos em: http://www.temposdefe.com