A Melhor Marca é o Ser Humano


Alysson Ramos
Consultor em Gestão de Pessoas

Todos nós temos uma personalidade que caracteriza e influencia nossas atitudes e posturas no dia-a-dia. Trata-se de nossa Marca Pessoal, aquilo que nos define e nos identifica. E a imagem desta, que é apreciada pela sociedade, gera um juízo de valor.

Quando dizemos que alguém foi marcante em nossas vidas, estamos dizendo que esta pessoa deixou uma Marca Emocional, que temos um conceito definido, claro, sobre o que ela representa. Esse conceito pode ser positivo ou negativo, dependendo, obviamente, do prazer envolvido na relação.

Podemos fazer um paralelo, entre a marca de uma empresa e nossa marca pessoal. Vejamos uma definição de marca segundo a Kellog´s School: "Marca é um nome, um símbolo, uma estampa associada a um produto ou a um serviço e ao qual os compradores associam sensações psicológicas".
Como uma empresa que zela por sua marca e desenvolve sua "personalidade" visando agradar os seus clientes, aperfeiçoando cada vez suas qualidades e atributos, Marcas são únicas como o Ser Humano. E ambos necessitam questionar a qualidade das sensações emocionais geradas e seu aperfeiçoamento para o bem-estar. Devem estar coerentes com os objetivos e sensações a transmitir.

Quando analisamos nossa marca, nossa trajetória pessoal e o impacto de nossas atitudes perante os obstáculos do dia-a-dia, torna-se necessário avaliar a congruência de nossa postura perante a vida em relação às metas pessoais.
Metas de aperfeiçoamento profissional, pessoal e interpessoal. A coerência entre o que sentimos e expressamos possibilita-nos transmitir toda nossa força interior, marcando nossa passagem na vida das pessoas, em nossos trabalhos e principalmente marcando nosso caminho para a felicidade.

E quando entramos em uma nova fase, devemos perceber quais as mudanças necessárias para a continuidade do bem-estar e da satisfação, seja empresa ou ser humano, a adaptação torna-se o sinal da evolução, onde sua marca deve sintonizar e expressar as novas tendências, abrangendo sua nova realidade como uma força propulsora.