1. Introdução
Atualmente, o instituto da mediação de conflitos é solucionador das controvérsias nos níveis pessoal e/ou empresarial, ensejando a qualquer indivíduo/empresa o exercício democrático da cidadania manifestando-se pela cultura de paz e diálogo no meio social.
Através da mediação, as pessoas constroem consensos sobre uma determinada desavença; as partes restauram sua relação desagregando o conflito; os envolvidos se mantém no diálogo; tudo em prol do ajuste em questão. O fito da mediação é trazer uma nova abordagem aos conflitos, no sentido de que o conflito seja resolvido a partir das próprias partes nele envolvidas, com base em suas necessidades e possibilidades. Se trata de uma solução construída pelas partes envolvidas no conflito. E dentro do processo de mediação existe uma comunicabilidade que prioriza a criação de uma ordem justa para ambas as partes, onde não existem ganhadores nem perdedores, mas uma mútua satisfação que se enuncia com o sentimento de justiça.
A mediação de conflitos no contexto empresarial contribui para a criação dos diálogos, apontadas as diferenças, redesenhados de um jeito participativo, dinâmico e pacífico os papeis que cabe a cada um nas várias inter-relações existentes. Permite o esclarecimento de canais facilitadores da articulação e simultaneamente convida a todos para uma reflexão responsável sobre a diversidade dos temas da realidade atual, primando na preservação das relações de maneira equitativa e integradora.
A mediação organizacional necessitará de uma administração cooperativa e participativa por parte da alta direção do grupo, estilo de gestão democrática, os funcionários valorizados e reconhecidos são estimulados a cooperar entre si e com a administração. Desta forma, os funcionários, em todos os níveis hierárquicos, tendem a "dar tudo de si" a favor da organização, haja vista à satisfação que esta propicia aos mesmos.
Assim, o modo pelo qual as organizações lidam com seus conflitos vai representar o verdadeiro alicerce para o seu desenvolvimento, um rumo para gerar envolvimento e colaboração, e emancipar a competência. Ressalta-se aqui, desconhecer os conflitos prejudica penosamente o desempenho dos indivíduos e das equipes, afetando os resultados da organização.