A matemática em sala de aula

       A matemática é tida como uma disciplina difícil, que provoca medo e angustia na maioria das pessoas, o fato é que a matemática é sequencial e se por acaso , o aluno, não se der bem em determinado assunto, dificilmente dará sequencia em seu aprendizado, porém isso deve ter uma explicação lógica sobre como devemos nos comportar em sala de aula para deixa-las mais interessantes e o mais clara possível para entendimento dos alunos.
       Os professores não se preocupam muito com a aula que administram, ou pelo menos boa parte, acham que porque recebem pouco devem dar uma aula com o mesmo valor baixo, desvalorizando a sí mesmo, outros acham que não devem relembrar determinados assuntos aos alunos porque já foi visto em séries anteriores dificultando a sequencia de aprendizagem do aluno como já falei anteriormente. Então como crescer diante desses pensamentos retorcidos que só fazem com que o ensino da matemática retrógrada cada vez mais, deixando o aluno tediosos e sem motivação para estudar? Devemos tornar as aulas desafiadores incentivando a criatividade dos alunos diante das mais variadas formas de raciocínio envolvendo a matemática.
         Para incentivar o raciocínio e não torná a matemática tediosa para os alunos, devemos de tempos em tempos criar dinâmicas com relação a matemática, poder incentivar a criatividade do aluno com soluções matemáticas utilizadas no dia a dia, usar computadores e jogos interativos envolvendo cálculos são algumas idéias utilizadas por grandes mestres e doutores que fazem por onde ver aumentar a vontade de aprender da cada aluno, pena que são poucos os profissionais que fazem isso, porém, atitudes  como essa garante o bom desempenho do aluno e aumenta o respeito profissional com os que adotam este método.
       A matemática é uma arte, basta saber esculpi-la, ou como dizia Bertrand Russell em Misticismo e Lógica: "A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza, uma beleza fria e austera, como a da escultura".

       
         (Van Clebson Marques de Queiroz, aluno do 3º período de matemática na Universidade Estadual de Alagoas, 24 de novembro de 2009)