À MARGEM DOS LIVROS

                         

 

         Quanto mais uma pessoa lê, tanto mais sua cultura se desenvolve. Os livros aguçam a mente fazendo-a firme e segura como base de um vocabulário modelado através da leitura contínua dos bons livros. Os livros são nossos professores que nada pedem, que nada ganham. São os livros que não dão castigos, que pouco exigem

          Hoje em dia os bons livros são lidos por uma minoria de pessoas. Estes são tidos como gênios, enciclopédias, embora outros o chamem de loucos, de padrecos e muitos outros cognomes que muito deixa a desejar. A juventude deixa de ler os bons livros interessando-se mais para as revistas em quadrinhos, os gibis, enfim livros que em vez de formar o caráter, ensina as maquinações do tempo com as bagunças e perversidades apresentadas nestas revistas.

          A juventude atual está dividida em várias categorias: uma que lê revistas em quadrinhos; outra que lê livros para sua formação, esta bem mais reduzida que a outra; outra que só jogam em computadores ou conversam no MSN ou Orkut; outra que não quer nada com nada e assim por diante. São raros os que realmente se dedicam ao estudo.

          A cada tempo que passa mais brasileiro lê menos. Ele se interessa mais por futebol, festas e folias. A leitura sempre fica para os últimos momentos. É por isto que ele está sempre no mundo da lua.

          A leitura ajuda a formação, incentiva a cultura em todas as pessoas e além de ensinar, ela diverte. Existe uma infinidade de livros de literatura, técnicos, informativos, etc. Os jornais trazem ótimas reportagens todos os dias. As revistas (não em quadrinhos) trazem ótimos assuntos relacionados com todos os setores da vida social.

          Os grandes homens sempre foram devoradores de livros. Assim tivemos um Rui Barbosa, um Olavo Bilac e muitos outros. Todos os grandes escritores são grandes leitores. É justamente que o espírito criativo destes homens apresentam neles as grandes coisas literárias ou científicas. A leitura esclarece todas as situações por mais difíceis que sejam.

          A leitura deveria ser incentivada na criança desde pequena levando assim o gosto da leitura a estes pequenos. Com o tempo eles seriam os grandes gênios da sociedade. A leitura cria homens de caráter.

          O homem que se acostuma com os livros, cria uma verdadeira paixão por eles, fazendo mesmo uma pequena biblioteca em sua casa. Ali ele tem suas obras escolhidas entre os melhores autores. Para quem quiser ver é só procurar a casa de um destes homens. Outros há que compram carros, luxam muito, esbanjam o dinheiro, enquanto o homem culto, o tal gênio adquire os bons livros. Tanto mais ele se torna culto ou gênio.

          As escolas deveriam incentivar todos os alunos a procurarem os bons livros para as leituras. Ler sempre mais. Só assim haveria maior assimilação nas aulas e maior fixação da matéria. A linguagem também deveria ser muito mais desenvolvida.

          Uma pessoa que cultiva todos os dias a leitura, com o tempo ela criará uma linguagem apropriada e um estilo original. Todos passarão a admirar as habilidades desta pessoa, pensando que é um sobrenatural, mas na realidade é apenas um assíduo leitor.

          O tempo que as pessoas têm perdidos, deveria ler obras importantes para a formação ou para um divertimento e um e outro seria atendido e o homem seria mais sábio.