A marca como um diferencial estratégio 

Nos tempos de hoje, a área de marketing é uma das áreas mais importantes de uma organização, por isso, toda e qualquer organização, necessita, uma boa base para que alcance mais facilmente um espaço no mercado ou façam sucesso nos seus negócios.

A busca incessante de ferramentas que possam atender as mais diversas necessidades dos clientes, bem como formas de auto sustento e facilitar as suas atividades são primordiais para qualquer organização. Fazem parte também do posicionamento de marca a identificação de meios para que esses objetivos iniciais da organização sejam atingidos, fazendo com que se concretize a missão da empresa e, assim, a mesma alcance o sucesso perante seus concorrentes.

Sendo assim, as empresas que não trabalham com um posicionamento de marca definido arriscam em perder espaço no mercado visto que, por não saber quais são as principais visões da própria marca através de seus clientes internos ou externos, não os atendem devidamente, deixando de aumentar seu lucro, perdendo além dos clientes que já tem alguns potenciais utilizadores do serviço. Além disso, outro fator negativo para as organizações como a falta de posicionamento de marca é a abertura de espaço para a concorrência que possui esse diferencial, pois assim seus concorrentes conhecerão as necessidades dos consumidores e poderão atendê-las.

Com base nesses fatores, para que possam ser atendidas as exigências dos consumidores as organizações devem preparar uma comunicação eficiente que possa interferir nos resultados de suas ações e induza os interesses pelos produtos ou serviços.

O estudo do cenário interno e externo à organização, possibilita a identificação das forças e fraquezas das empresas, as quais podem proporcionar o melhor aproveitamento das oportunidades e minimização ou a proteção contra as ameaças. Nesse sentido, terão que ser coletadas informações pertinentes ao desenvolvimento de um relatório, sempre buscando apresentar um contexto no qual a empresa deva estar inserida. 

                                                                  Eduardo Noal Luccas