A Manutenção Preditiva e a Inspeção Sensitiva
 
A Manutenção Preditiva e a Inspeção Sensitiva
 


Por: Alcimar Nunes de Paula e Cleber Jerônimo de Godoy

O exemplo prático desse mês, traz uma inspeção realizada pelos grupos de manutenção Sensitiva e Preditiva, que estiveram por dois anos e meio monitorando um exaustor de ar-quente, utilizado em algumas indústrias.

Esse equipamento arrasta o pó pulverizado de carvão, para os filtros de manga, onde o carvão é transportado por nitrogênio para o Alto Forno, através de vasos comunicantes da área do moinho, até os silos.

Os profissionais da manutenção identificaram depreciação no rolamento, ocasionando um defeito na pista externa, e assim, providenciaram outro rolamento. Devido às análises de informação entre os dados da vibração e da inspeção sensitiva, foi proposto o monitoramento contínuo do rolamento, até o mais próximo da sua fase catastrófica.O intuito era utilizá-lo o maior tempo possível sem expor o equipamento à parada.

Vejamos quais foram os procedimentos realizados pelo pessoal da Inspeção Sensitiva e Preditiva:

Inspeção Sensitiva

Esses profissionais providenciaram um rolamento, diminuíram a periodicidade da inspeção e também do plano de lubrificação. No equipamento, existe um instrumento de monitoramento de vibração global e temperatura, onde a equipe executava inspeção, diariamente, para acompanhar a tendência da temperatura que aumentou 75°C. Outro problema que ocorreu, foi devido aos parâmetros de vibração, que acarretou na soltura da capa do acoplamento Omega, afetando diversos elementos da máquina.

Esses problemas fizeram com que o grupo decidisse executar a intervenção do equipamento, substituindo os rolamentos do rotor e exaustor.

Inspeção Preditiva

Já a equipe de preditiva colocou três parâmetros para o monitoramento: primeiro, a forma de onda no tempo em aceleração e velocidade, segundo, o filtro de 200Hz gSE e, por último, o espectro normal de velocidade RMS 42 KCPM com 800 linhas de resolução.

Coletor de Dados: IRD datapac 1250

Software: EMONITOR FOR WINDOW- IRD

Assim, desde a primeira apresentação da freqüência da pista externa (BPOR) até o dia da intervenção, os valores aumentaram em amplitude. Como está demonstrado, no gráfico 01.

alt

Gráfico 01O cálculo do período da onda no tempo por modulação de sinal, chegou à freqüência de BPOR. Como é mostrado no gráfico 02.

alt

Gráfico 02Na medida de sinal de vibração 42 Kcpm 800 linhas, apareciam várias bandas laterais, demonstrando que é hora de trocar o rolamento. Como no gráfico 03.

alt

Gráfico 03No filtro 30 KCPM filtro 200Hz Gse, é exposto, nitidamente, através do gráfico 04, a freqüência BPOR.

alt

Gráfico 04A foto 05 demonstra o defeito da pista externa do rolamento do exaustor.

alt

Com o acompanhamento de ambas as equipes, mesmo após o aparecimento da freqüência de BPOR, foi permitida a utilização de algumas técnicas disponíveis, possibilitando o acompanhamento da depreciação do rolamento, mas sem comprometer a integridade do mesmo que, conseqüentemente, poderia falhar em plena operação.Para a troca do rolamento foram disponibilizado 5 mecânicos em 9 horas de serviço, sendo que essa manutenção poderia ter sido efetuada em menos tempo, se tivesse uma saca de rolamento hidráulico. O tempo usado para o concerto seria de 5 horas com o auxílio de apenas, 2 mecânicos.O exaustor de ar-quente é fundamental para a produção de carvão fino que alimenta o Alto Forno. Com esse método, é possível economizar para cada tonelada de carvão uma tonelada de coque.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Alcimar Nunes De Paula
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Trabalho durante 15 anos na área de manutenção preditiva, acompanhando depreciação de elementos de máquinas, durante esse período acompanhei 4 geração de coletores e software hospedeiro da analise de vibração e vários modelos matemático como envelopes, alarme por banda sistema modal e outros para ...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: