Com o fim do uso de gás de botijão para os fogões em condomínios e a construção de redes de gás encanado nos prédios para atender aos apartamentos, passamos a usar, também, duchas com aquecimento a gás em lugar dos chuveiros elétricos. O aquecimento a gás é mais econômico e ganhou os prédios de toda a cidade de São Paulo nos últimos vinte anos.

Durante todo este tempo, um assunto fica esquecido. A manutenção e troca de aquecedores a gás, muitas vezes, é deixada de lado até que se note um problema real.

O que a maioria dos moradores de condomínio não sabem é que o mal estado dos aquecedores pode causar vazamento, acúmulo de foligem nas chaminés, retorno de fumaça e até graves acidentes. O tempo ideal para limpeza e manutenção de um aquecedor a gás é de no máximo 2 anos. Tendo esse cuidado, seu aquecedor poderá durar em torno de quinze anos. No entanto, talvez você não soubesse da importância da limpeza e manutencão e isso já pode ter comprometido seu equipamento.

Fique atento aos seguintes indicadores de que algo vai mal com seu aquecedor:

  • O aquecimento de seu banho está intermitente, a água aquece e esfria duarante o banho, sem que ninguém mais tenha aberto outro ponto de água aquecida pelo mesmo aparelho.
  • A chama piloto do aquecedor está amarela
  • A chama está anormal e há odores estranhos
  • Há sons estranhos durante a ignição

Se você acredita que seu aquecedor possui algum desses problemas, talvez ele precise de manutenção. E se seu aquecedor já está com mais de 15 anos, está na hora de escolher um modelo mais moderno e dar mais segurança para sua família.