A manifestação popular brasileira de 2013


texto escrito originalmente me junho de 2013

Uma massa aparentemente apolítica seguiu pelas ruas de todo o Brasil exigindo um novo posicionamento ético da classe política brasileira, onde não existiu um alvo pré determinado, sendo um movimento social inédito em que o barulho ensurdecedor associado a determinamção de um povo, exigiu uma rápida resposta do governo, em suas variadas instâncias.

Provavelmente a imagem política mais impressionante do Brasil neste século XXI ocorreu no dia 17-06-2013, quando os manifestantes, de forma surpreendente cercaram de forma pacífica o Congresso Nacional, com suas respectivas casas : a Câmara dos Deputados Federais e o Senado, tomaram o seu entorno bem como seu telhado. Imagem clássica da queda de poder, ela representou a ampla insatisfação popular.

Aliado a espetacularização da mídia, a marcha na cidade de São Paulo, com algumas dezenas de milhares de manifestantes, seguiu para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. No decorrer da mesma semana, confrontos, saques de vândalos infiltrados em um movimento pacífico, redes sociais pediam o impeachment da presidenta Dilma, condenação dos mesaleiros, fechamento do Congresso Nacional, CPI das Copas e dos estádios dentre um infinidades de outras reinvidicações.

Justo. Talvez, não. Até agora existe uma dificuldade em se identificar quem iniciou um movimento tão grande e muito bem articulado. Partiu da elite ? Partiu do PT ? Partiu de quem ? Provavelmente, não existam movimentos sociais totalmente desvinculados de política. Pode até existir, mas não é comum. Sempre existem interesses.

A cobertura da mídia acenava com uma eventual queda. Queda de quem ? da Dilma ? Fechamento do Congresso ? Mas fechar um congresso e derrubar é presidente é legítimo ? Não, prezados senhores, não é. Vamos aos fatos.

O Congresso Nacional é o maior grau de democracia que conseguimos até hoje. Talvez exista algum modelo melhor, contudo de forma aplicavel, são as casas que representam a população, ou setores dela. Sua extinção ou limitação de poderes torna-se uma ditadura, como tivemos no Brasil em outros tempos.

Depor uma presidenta eleita de forma legítima é assaltar o direito de uma pessoa. Se o povo manifestava também contra os corruptos e ladrões, sobre o direito de ter saúde, educação e transporte, privar a chefe do poder executivo é um crime. A insatisfação é com seu governo, não contra um grande crime que ela tenha cometido, o que justificaria sua deposição. A cada quadro anos podemos depor qualquer presidente, nas urnas.

O impacto das manifestações valeu. A agitação da classe polítca derrubou medidas impopulares, como a PEC 37, o projeto de lei que limitava, dentre outras coisas, o poder de investigação do Ministério Público. Surgiu a idéia de uma constituinte, rapidamente abafada pela elite, um plebiscito, uma reforma política ...

O que os manifestantes conseguiram nestes quinze dias, o Brasil por si só levaria mais alguns anos para aprovar, onde os interesses particulares são sempre colocados acima da nação brasileira. O povo brasileiro cansou da ignorância, de tolerar a classe política, de aceitar a corrupção, das obras superfaturadas, da mídia tendiciosa, do bolsa isso, bolsa aquilo, do Feliciano, do Jean Willys, do Jean Willys discutindo com o Feliciano, do Fantástico, da Copa, do Jabor, do Lula, do FHC, do Sarney, do Calheiros, do quadradinho de oito, do Edir Macedo, dos padres pedófilos ...

É que às vezes cansa. Eu também cansei. Parece que o Brasil é o país do oportunismo, onde sempre tem alguém que quer se dar bem. No primeiro domingo após a " tomada pacífica do Congresso", ressucitou o Sr. Fernando Henrique Cardoso no processo de analisar a maifestação popular em cadeia nacional de televisão. Justo ele que faz parte da oposição do governo, nada mais inválido. Na mesma semana o Sr. FHC se transformou em membro da Academia Brasileira de Letras, apoiado por um imortal chamado " José Sarney". Manifestantes, vamos fechar a Academia Brasileira de Letras antes que o Lula se tansforme em um imortal ?

O manifesto foi válido, pois a apatia do povo foi substituida pelo desejo de mudança. Os frutos serão colhidos em breve e no futuro a médio prazo, contudo a fiscalização popular deve ser intensa, e se necessário, voltar às ruas, de forma pacífica e exigir as melhorias sócio-econômica, reformas políticas e aplicação da lei. O comportamento dos brasileiros foi exemplar.

 

Prof. Ivan Santiago Silva é geógrafo, professor, articulista e autor.