A MALDIÇÃO DA FOFOCA
Geraldo Barboza de Carvalho

A falação da vida alheia é moeda corrente da desculpa nos mais variados ambientes sociais. Se alguém comete o menor deslize, a turma da Candinha cai de azorrague na mão sobre a potencial vítima. São os fofoqueiros de plantão, contumazes caçadores de vítimas da fraqueza humana, que posam de gente boa, mas são maldosos no agir, pensar e falar. São velozes em achar bodes expiatórios, para descarregar sobre eles o veneno da maldade, a fonte de poder dos fofoqueiros. O motivo do seu maléfico poder é a inveja: os fofoqueiros não suportam a luz da inteligência e da bondade de alguém, que ofusca a mediocridade deles. Portanto, o ataque dos fofoqueiros não é, em primeiro lugar, contra o mal que alguém fez, mas contra o bem. Seu objetivo é ofuscar a luz do bem, da verdade de pessoas competentes. A inveja os faz incapazes de admirar as qualidades e o sucesso de alguém. Por isto, querem tirá-lo do sério e o nivelar a sua mediocridade.
Mas não é só isto. Os fofoqueiros também apreciam destruir quem está no caminho do mal e posarem de inocentes. Em vez de chamar quem está o caminho errado e o tirar dele, espalham o mal que a vítima fez, para acabar de destruí-lo. São incapazes de chamar a pessoa e dialogar com ela, em busca de uma solução para o seu deslize.
"Se vês teu irmão pecar, chama-o e conversa com ele. Se ele te ouvir, terás salvo teu irmão e o assunto fica entre vocês dois. Se ele não te ouvir, chama uma testemunha ou duas. Se eles vos ouvirem, terás alvo teu irmão. Se não quer ouvir o conselho de ninguém, deixa-o fazer como quer". Mas, ao invés disto, espalha-se o mal, fazendo-se de inocente, quando se é tão pecador quanto aqueles que acusamos e julgamos. É como diz o Mestre Jesus: "Quem não tem pecado atire a primeira pedra. Por que olhas o argueiro no lho do teu irmão e não vês a trave no teu? Tira primeiro a trave do teu olho ? trave do julgamento e condenação, da incompreensão, da dureza de coração e da difamação ? e, então, ajuda teu irmão a tirar o cisco do olho dele". O perdão existe para se usar. Jesus é o primeiro a dar o exemplo. Se ele tirasse a limpo
nossas faltas e deslizes, ninguém se salvaria. Mas, "Jesus ama perdoar. Mesmo que teus pecados sejam vermelhos como escarlate, serão perdoados, O Filho do Homem não veio julgar e condenar, mas salvar os irmãos". Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que é a soma das fofocas e maldades praticadas por cada pessoa quando perde o equilíbrio por n razões. O ambiente social maléfico é criado pelas ações e palavras maldosas, a fofoca e suas conseqüências. "Se vês irmão errar e nada lhe dizes, ele morrerá, mas pedirei contas a ti". Em vez da luta pela difusão do bem no nosso meio, empenhamo-nos em espalhar o mal individual, aumentando o pecado do mundo. Todos nós somos responsáveis pelo bem e pelo mal do mundo. Não podemos apontar os erros dos outros e sonsamente fazer-se inocentes. Sonsice não cola diante de Deus nem da reta consciência.
Vamos dar uma paradinha pra revisão? Para reciclar nossos conteúdos mentais?
Varrer o lixo dos nossos corações? Não seria de bom alvitre?