A MAIOR NECESSIDADE DO MUNDO ( reflexão de natal)

Esses dias estávamos conversando sobre prioridades. Como identificar  o necessário e o secundário; não é tão fácil como parece. 

Descobrimos que estabelecer prioridades é uma questão pessoal e intransferível, e que  numa coletividade o difícil e chegar a um consenso.

Descobrimos também que em tempos de guerra, as prioridades devem ser centralizadas e quanto menores forem os recursos, maior a necessidade de se fixar prioridades. Finalmente descobrimos que o primeiro item é o único que deve permanecer inalterável em todas as prioridades: DEUS. Os demais são  personalizados.

A pergunta óbvia que vem sempre antes de se estabelecer prioridades é: do que realmente necessito? As necessidades são muito variáveis; alguns chegam a  economizar necessidades e outros até as fabricam; então surge a lista nervosa. 

Foi o que aconteceu com nossa família num natal. A coisa não estava boa; estávamos em guerra contra as finanças e a escolha precisou ser centralizada para que nosso natal não passasse em branco. O meu presente foi a última coisa que desejava - um par de sapatos Vulcabrás; e mesmo se fosse sapato, tudo, menos aquela marca. É o único que aguenta no pé de menino, disse o meu pai – é essencial!

Sabe amigos, Deus fêz algo semelhante com o ser humano. O pecado trouxe  uma situação de emergência onde Deus declarou guerra ao inimigo que sequestrava este planeta. Nem por isso o nosso Pai celestial passou em branco qualquer particular necessidade individual. Na verdade, Ele estava agindo exclusivamente em favor da maior necessidade da humanidade. Então Ele preparou uma lista baseada no essencial.

  - Se a maior necessidade do homem fosse saúde, Ele teria enviado um médico  para curar as enfermidades da humanidade;

 - Se a maior necessidade do homem fosse social, Ele teria enviado um político para revolucionar e transformar a sociedade;

 - Se a maior necessidade do homem fosse moradia, Ele teria enviado um  engenheiro arquitetônico para construir mansões para Suas criaturas;

 - Se a maior necessidade do homem fosse alimento, Ele teria enviado, quem sabe, um agrônomo para alimentar a todo o ser humano;

 - Se a maior necessidade do homem fosse  dinheiro, Ele teria enviado um empresário para distribuir justos empregos aos homens;

 - Se a maior necessidade do homem fosse entretenimento, Ele teria enviado um comediante para distribuir alegria ao ser humano;

 - Se a maior necessidade do homem fosse cultura, Ele teria enviado um pedagogo para refinar a sociedade.

 Mas Ele enviou a Jesus Cristo porque sabia que, a despeito de todas as necessidades humanas, o homem precisava era de um Salvador.

 Deus viu que mesmo supridos com todos os itens da vida, o destino final da humanidade seria a morte eterna. Então em Sua infinita sabedoria, enviou a Jesus Cristo, não porque fosse uma necessidade mas porque era a necessidade essencial.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” S.Joáo 3:16

 Amigo, o natal é o maior presente de Deus à humanidade, porque a minha e a sua salvação estava nas mãos de um bebezinho, nascido humildemente numa mangedoura, o único capaz de nos dar a vida eterna.

 Um Salvador; eis a maior necessidade humana. 

Não adianta ter saúde, dinheiro, alimento, amigos, cultura, beleza e entretenimento se não temos um Salvador que nos livre deste mundo destinado ao fogo.

 Se Jesus Cristo não for  nossa única motivação de natal, estamos numa comemoração sem sentido e vivemos uma vida árida e hipócrita.

 Meu caro, é Jesus Cristo  uma necessidade essencial para você?

 Mas sabe, mesmo sendo o maior dos presentes, curiosamente alguns nem O aceitam. Quando Ele nasceu pouquíssimos foram os que O valorizaram e passou a vida sendo rejeitado. 

 O presente de Deus não foi algo banal. Foi  planejado bem antes que o próprio homem existisse, porque foi motivado por amor.  

Como pôde Deus amar tanto assim alguém que ainda nem existia! 

Me lembro quando aguardávamos o nascimento de nossos  filhos - quanta ansiedade e  expectativa! Tudo foi devidamente preparado com muito carinho porque os amávamos mesmo antes do nascimento deles. Nada importava a não ser o fato de que eram nossos tão aguardados filhos que estavam chegando. O sofrimento foi grande durante o parto, porém fez com que o amor aumentasse ainda mais.

Hoje temos a salvação de graça – mas não podemos esquecer que esse presente custou muito caro ao próprio Deus. Não O despreze por nada neste mundo. 

 FELIZ NATAL

Rubens Silva