Dr. Luiz Barreto Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício 

Segundo a OMS, saúde não se traduz apenas em ausência de doença. Fazem parte dela: fatores físicos, psicológicos e sociais. A conduta envolve componentes que são as atitudes físicas, psicológicas e sociais do dia a dia.

A má conduta física é todo o tipo de agressão imposta ao corpo. Um exemplo bem apropriado é o sedentarismo, outro é a má conduta alimentar, bem como os vícios. A má conduta psicológica é gerada internamente, através de pensamentos errôneos e tem como exemplos: Os pensamentos negativos que podem gerar diversos transtornos psicorgânicos e intenções de práticas que atentam contra a paz de terceiros. A má conduta social é aquela em que o indivíduo não cumpre as regras impostas pela sociedade e traz prejuízos à terceiros, muitas vezes, em benefício próprio. Sabe-se que o trabalho é o meio de sustento de uma sociedade civilizada. Alguns utilizam meios ilícitos para subtrair os seus ganhos daqueles que agem de acordo com as leis.

Toda má conduta é geradora de estresse. Se a conduta do indivíduo for incorreta, pode gerar desequilíbrios nesses componentes, podendo evoluir para as doenças e, na pior das hipóteses, ao óbito. A boa conduta traz equilíbrio. Buda refere-se a conduta e a disciplina como sinônimos. Karmapa (2009) relata que a má conduta gera sofrimento para si, para os outros e dá origem as aflições mentais. A falta de tempo e de disciplina associada ao estresse gera problemas cardiovasculares, psiquiatria e psicológicos. Saúde Plena (2008). Esses autores reforçam apropriadamente que a má conduta destrói a saúde gradativamente, ou mesmo a curto prazo.

A má conduta leva à um caminho de sofrimento, doenças e muitas vezes ao óbito. Já uma conduta correta se traduz em paz, saúde física, mental e uma sociedade feliz. O que está faltando para todos aderirem a essa maravilha? 

Bibliografia 

KARMAPA, O Caminho da Boa Conduta. 2009 

Espelho da Boa Conduta. Diário do Grande ABC. Coluna Saúde Plena. 2008