LUTA CONTRA O RACISMO

A algum tempo a ONU afirmou que existe racismo no Brasil e ele só pode ser combatido antes de tudo se a sua existência for admitida. Partindo disso toda vez que um ato racista for identificado, deve ser denunciado e combatido justamente como fez o goleiro aranha. O que mais choca é que a maioria da população brasileira é afrodescendente, são os negros aqueles que têm menos acesso à saúde e educação. São também eles que morrem mais cedo e que menos participam das nossas riquezas. A maioria dos jovens assassinados nas periferias. Por isso que são decisivas as novas iniciativas para ajudar a integração do real dos afrodescendentes em nossa sociedade. Não basta denunciar os casos e nem considerar crime. O fundamental nos últimos anos foi à criação do ministério que promove a igualdade racial. Importante a politica de Cotas raciais e aos cargos públicos. Uma aprovação dos estatuo da igualdade racial e promulgação da lei de ensino da História da cultura afro- brasileira.   O importante que todos os brasileiros lembrem todos os dias, que nosso pais foi o que mais teve escravos no mundo, mais de 4 milhões de seres humanos. E também o pais que teve escravos mais tempo quase 300 e cinquenta anos e o que mais demorou em abolir a escravidão, a História do Brasil é uma história de sangue derramas pelos negros pra a construção de um país. Os negros vindos da África foram os principais responsáveis pela construção do nosso país e os seus descendentes são aqueles que mais sofrem com a discriminação e provocações.  

“Os negros foram trazidos na condição de escravos e mudaram o seu próprio destino por um gigantesco processo de transformação, através do que produziram em todos os campos”.  

REFERÊNCIAS

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo, Paz e Terra, 1995.

BRAGA, Maria Lucia; SILVEIRA, Maria Helena. 2007. O programa diversidade na universidade e a construção de uma política educacional anti-racista. Brasília : SECAD/UNESCO.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

———. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. CP/DF Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 

———. Ministério da Educação/Secad. 2004 Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica.