LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho desenvolvido é sobre Lúdico na Educação Infantil, é de suma importância interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento, do qual a linha a ser direcionada, é na Docência na Educação Infantil. Analisando as principais teorias dos autores sobre a lúdicidade na visão de Jean Piaget, TizukoMorchidaKishimoto e Adriana Friedmann, Que terão objetivo de mostrar os benefícios que lúdico fazem no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento infantil. O lúdico é parte integrante do mundo infantil. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. 

Palavras-chave: Educação infantil.Lúdica. Alfabetização. Desenvolvimento. Aprendizagem. 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho desenvolvido é sobre Lúdico na Educação Infantil, é de suma importância à interdisciplinaridade, entre as diferentes áreas do conhecimento, do qual o tema é A Importância do Lúdico na Educação Infantil, a linha a ser direcionada, é a Docência na Educação Infantil.

 O lúdico é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, então pode auxiliar na aquisição de novos conhecimentos, em sala de aula, facilitando muito no processo ensino-aprendizagem. É através de atividade lúdica, que o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino-aprendizagem e sua autoestima. No entanto, sendo a ludicidade uma necessidade do ser humano em qualquer idade, não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico deve, além de divertir, facilitar a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborar para uma boa saúde mental, preparar para um estado interior fértil, facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

Vamos encontrar dificuldades no processo de ensino, muitas vezes ao trazer uma dinâmica diferente e interessante, na visão do educador, para sala de aula a expectativa cai por água a baixo, quando a turma demonstra pouco ou nenhum interesse pela atividade. Isto serve como fator extremamente desestimulante ao educador que teve que ir atrás de materiais e de ideias para levar às crianças. E, desta forma, diversos professores deixam de estar tão motivados e voltam ao tradicional, pois acreditam que criança é bagunceira e não adianta tentar brincar que elas não sabem sem que tudo vire baderna. Mas aí se encontra o maior desafio, a persistência. Para que a criança possa começar a conviver com uma nova metodologia, que é totalmente nova diferente e confusa para a sua concepção de escola, ela precisa exercitar o brincar em sala de aula, o brincar neste espaço que sempre foi visto como sério e sem espaço para brincadeiras.

O principal objetivo desse trabalho é, mostrando a importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, incentivando e promover a ludicidade no âmbito escolar, despertando a curiosidade e encantamento pelas atividades proposta, proporcionando uma aula prazerosa de fácil entendimento, compreender que jogos ebrincadeiras que fazem parte da vida da criança e poderem ser usado como instrumento de aprendizado, participarem de jogos e brincadeiras, buscando vivenciando as emoções e desafios nas atividades.

Os conteúdos a ser trabalhados na Docência na Educação Infantil e o Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das crianças que são através da ludicidade,ampliando a prática expressiva ao aluno, e aprimorando o grau de conhecimento e desenvolvendo a coordenação motora fina e ampla, a escrita e leitura, a criação, classificação e seriação, raciocínio lógico, memorização, cálculos mental, relacionar números e quantidade, a percepção tátil, a consciência fonológica, imaginação, interpretação, atenção, aprender seguir regras e a importância da socialização.

As dificuldades encontradas no processo de ensino do lúdico, teremos crianças com mais dificuldade de memorizar assimilar os conteúdos expostos. Por isso devemos elaborar atividade conforme a idade e o conhecimento do aluno, nos iniciaram com jogos e brincadeiras de fácil entendimento, propormos um ambiente aconchegante, onde o aluno consiga ter confiança para expor suas ideias sala de aula, o professor irá selecionar a atividade lúdica de acordo com a disciplina proposta, proporcionando dinâmicas, brincadeiras e jogos para cada aula. Portanto, trabalhamos com jogos, brincadeira, musica, dança etc. em seguida fazer uma roda, onde todos poderão ficar de frente para o colega e começar as atividades.

Os recursos necessários para realização do projeto que será matérias de fácil acesso como, cartolina, tesoura, cola, figuras, materiais reciclado, fantasias, tnt, eva, grampeador, caixas de papelão tinta Cd, som, TV, DVDs.

A avaliação será através de observação e uma avaliação de forma contínua, na qual o professor é flexível interagem de maneira dialógica, aos resultados do projeto através de relatórios dos professores, durante o desenvolvimento do projeto e processual.

Os autores que serão trabalhados no projeto que são Jean Piaget, TizukoMorchidaKishimoto, Adriana Friedmann. Conforme o tema a importância do lúdico na Educação Infantil, no processo de desenvolvimento e a aprendizagem da criança, Segundo os autores já citados, destacaram algumas teorias, os quatro estágios, sendo eles: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal, como também as estrutura dos jogos, sendo eles: jogos de exercícios, jogo simbólico e jogo de regras, na medida em que acredita que o jogo e grande parceiro do processo de aprendizagem da criança. O brincar, sendo um dos meios para o crescimento, e por ser um meio dinâmico, o brinquedo oportuniza o surgimento de comportamentos, padrões e normas espontâneas. A criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras, e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades.  Assim vamos trabalhar na Educação Infantil com conteúdos que fazem os alunos a pensar e aumentar ainda mais a participação dos mesmos em sala de aula.