Toda a empresa, desde antes da chegada do produto até o consumidor final trabalha com a Logística, ela é responsável pelo controle de todo o processo que envolve o gerenciamento, movimentação, armazenagem e transporte de materiais. Tudo isto com um objetivo, o de satisfazer o cliente, tendo a empresa o menor custo possível.

Durante vários anos a Logística vem sendo trabalhada. As guerras duravam anos e devido a isso os soldados necessitavam de planejamento para que conseguissem executar suas tarefas com sucesso, eles levavam suprimentos e medicamentos para a distribuição na tropa quando era necessário.

Após esse período a Logística foi sendo trabalhada também nas empresas e organizações, dentre suas característica está o menor tempo no prazo de entrega, planejamento, controle, metodologia e redução dos custos.

De acordo com Carvalho (2002, p. 37), a Logística é dividida em dois tipos de atividades: as principais – transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos; e as secundárias – armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação.

Devido a cada vez estarem maiores as exigências da atividade empresarial no mundo as empresas estão buscando o aperfeiçoamento de seus profissionais para atenderem a esse requisito. Se for bem planejada a Logística se torna ferrementa essencial no processo produtivo da empresa.