A literatura infantil nas primeiras etapas de aprendizado das crianças exerce um papel fundamental ao desenvolvimento, nesta fase em que esses novos leitores começam  a partir da leitura buscar conhecimento fazendo com que interagem com a literatura. Ao inserir a criança ao mundo da leitura requer um acompanhamento básico de um profissional da área, ou de uma pessoa responsável, para a criança no começo tudo se torna algo estranho, novidade, por isso uma pessoa que tenha a facilidade de responder as questões que irão surgir de acordo com o tempo.

É papel da escola  introduzir a literatura para as crianças, nesta fase a criança já desperta interesse pela literatura desde casa, no momento em que os pais estão contando uma história de contos de fadas já estimula o lúdico da criança fazendo ela entrar em um mundo imaginário. Se a escola fizer bom proveito a literatura nesta fase, o aluno vai repercutir isso mais tarde, pois é através da leitura que se melhora a escrita, a criança consegue interpretar melhor as coisas e desenvolver melhor sua inteligência.

 A escola deve estar preparada para despertar na criança o gosto pela literatura usando vários meios pedagógicos para estimular o aprendizado, isso pode ser feito não apenas com livro, mas também através de histórias contadas, no uso de fantoches, teatros dentre outros mexendo com o lúdico. Nesta área da literatura pode-se citar Monteiro Lobado como um grande escritor e criador de uma das histórias mais lidas e amada por todas as crianças que seria “O sítio do pica-pau amarelo” que envolve o folclore brasileiro, a magia e os sonhos de criança, muito diferente do que se vê  hoje em dia com a mídia muito presente que acaba deixando as crianças com um pensamento adulto.

Ao entrar no mundo na literatura, ao pegar gosto pela mesma, você acaba tornando isso um habito, um vício é o que diz Monteiro Lobato: “Tentei arrancar de mim o carnegão da literatura. Impossível. Só consegui uma coisa: adiar para depois dos 30 o meu aparecimento. Literatura é cachaça. Vicia.” (Carta a Godofredo Rangel, São Paulo, 16/6/1904).

 

ANDRESSA APARECIDA DA LUZ.