A literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças

 

Edcleide da Silva Pereira¹

Janei Alves Barbosa²

 

 

Resumo

 

A literatura infantil desempenha importância fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças. No ambiente escolar, a literatura infantil torna-se um forte instrumento para ser trabalhado pelo docente, pois, contribui diretamente na aquisição do conhecimento dos educandos. Neste trabalho é feita uma análise das relações que existem entre a literatura infantil e o desenvolvimento cognitivo das crianças. E o professor é o mediador deste processo, trazendo diferentes textos e gêneros textuais, proporcionando às crianças momentos de fantasia e descobertas.

 

Palavras-chave: Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo, Literatura infantil,

 

 

Introdução

 

            A literatura infantil é sem dúvida um instrumento valioso no processo de ensino e aprendizagem das crianças, porque a mesma proporciona momentos de interação e fantasia. Os docentes que se utilizam de tal recurso percebe a evolução que as crianças apresentam na compreensão dos mais variados temas que surgem no contexto escolar. Como afirma Cagneti (1996, p.23), “a literatura infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”.

1-Pedagoga, especialista em Educação Infantil – UESB. Email: [email protected]

2- Graduanda em Pedagogia – IESB. Email: [email protected]

 

            De fato não é fácil conceituar o termo literatura, uma vez que cada teórico tem sua definição. O fato é que a literatura infantil com seu teor lúdico produz prazer e bem estar. Como diz Cunha (apud ALVES, 2003), "(…) literatura infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada". Desta forma, percebe-se que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, a fantasia, a emoção e o sentimento de forma prazerosa e significativa.

            O trabalho com a literatura na Educação Infantil é uma possibilidade de construção de espaços significativos, aproximando as crianças às diferentes linguagens: corporal, plástica, musical, oral e escrita.

Espera-se que este estudo influencie de forma positiva, pois vem como fonte de informação e conscientização dos educadores da necessidade de desenvolver sua prática educativa subsidiada por este recurso riquíssimo.

 

A importância da literatura infantil

 

A literatura Infantil é um recurso metodológico importante no auxílio a prática pedagógica, pois desenvolve o raciocínio e a sensibilidade dos educandos. O RCNEI sugere que

“(...) os professores deverão organizar a sua prática de forma a promover em seus alunos: o interesse pela leitura de histórias; a familiariedade com a escrita por meio da participação em situações de contato cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos; escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; escolher os livros para ler e apreciar. Isto se fará possível trabalhando conteúdos que privilegiam a participação dos alunos em situações de leitura de diferentes gêneros literários feito pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc; propiciando momentos de reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor”. RCNEI (1998, vol.3, p.117-159).

A maioria das crianças espera ansiosas pelo momento em que a professora contará uma história, é neste momento que a mesma interage podendo demonstrar seus anseios e percebe o mundo que a rodeia. Aroeira et al (1996, p 141) afirmam que "(…) Contar histórias é uma experiência de grande significado para quem conta e para quem ouve".

É notório e perceptível o quanto as crianças gostam das histórias lidas e contadas, ao ouvir ou ler um livro, elas mergulham em um mundo diferente do que as mesmas estão acostumadas. Como afirma Ostetto,

“É por meio de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Por isso o cotidiano educativo deve contemplar essa prática de contar histórias, aumentando muitos pontos para a vida humana”. (OSTETTO, 2000, p. 51).

É importante que a instituição educacional e a família desenvolvam o hábito da leitura na criança desde cedo, considerando-a como uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento do vocabulário e constroem suas ideias, vivenciam experiências que contribuem com o seu conhecimento de mundo. Ao contar uma história, o educador precisa ter sensibilidade e empatia com o público, aprendendo e entendendo a importância do relacionamento direto com seus alunos, respeitando o direito que as mesmas têm de escolher a história que quer ouvir. Isto facilita a interação professor e aluno. Ostetto explana este relacionamento,

“Conta, conta, contador! Conta a história que eu pedi. Quando as crianças tem proximidade com as histórias e os contadores, os pedidos vem. E o educador deve receber esses pedidos com alegria, mergulhando na paixão do redescobrir os contos. O jeito de contar será uma conseqüência do desejo de ler história para as crianças. No início pode ser até tímido, mas depois tende a crescer.” (OSTETTO, 2000, p. 97).

O professor deve transmitir o seu sentimento e se envolver de maneira que consiga a atenção dos educandos, uma vez que, a

“Literatura é arte e, como tal, as relações de aprendizagem e vivências que se estabelecem entre ela e o indivíduo, são fundamentais para que este alcance sua formação integral (sua consciência do eu + o outro + o mundo em harmonia dinâmica)”. (COELHO, 2003, p. 8-9).

Atualmente o que mais se percebe é a reclamação dos educadores em relação à dificuldade de leitura que os alunos apresentam nas séries iniciais, neste caso é evidente que a literatura infantil é um instrumento motivador, pois, as crianças têm acesso aos mais variados textos e gêneros textuais.

 

 

 

 

Considerações finais

 

            A partir da análise do que foi estudado pode-se perceber como a literatura infantil é importante no ensino e aprendizagem dos alunos da Educação infantil, havendo a necessidade de ser trabalhada com mais frequência no contexto escolar.

            A literatura infantil deve fazer parte do projeto pedagógica da escola, uma vez que a mesma é um instrumento motivador e contribui com a prática docente, facilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O contar histórias amplia as possibilidades de comunicação e expressão da criança, um agente facilitador na interação do grupo. Despertando no educando o gosto pela leitura e desenvolvendo a sua capacidade de fantasiar e imaginar.

Espera-se que este trabalho possa contribuir para que os professores entendam a necessidade de utilizar no seu trabalho pedagógico, em sua rotina diária a literatura infantil, usando-a para despertar os mais variados sentimentos de seus alunos.

 

Referências bibliográficas

AROEIRA, M. ; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança:brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996, p. 167.

CAGNETI, S. Livro que te quero Livro. Rio de Janeiro: Nódica, 1996, p. 23.

COELHO, N. N. A importância da leitura e literatura infantil na formação das crianças e jovens. Comunicação e cultura. São Paulo, Ano 1, nº 1, p. 8-9, Abril/Maio 2003.

OSTETTO, L. E. Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo: Papirus, 2000.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.