RESUMO

Este artigo trata-se da importância da leitura no cotidiano das pessoas para toda sua vida,pois a tarefa de transformar a educação exige múltiplas ações. De acordo com a literatura contemporânea a literatura é indispensável para o desenvolvimento cognitivo e social da criança na  construção da base alfabética, uma outra dimensão do trabalho com a leitura, que tem o objetivo ensinar o aluno a decifrar o código escrito esta perspectiva faz se necessário que desde muito cedo a criança tenha contato com livros infantis para que desenvolva todos os seus aspectos, para futuramente tornar se um bom leitor, com hábito de ler por prazer e não por obrigação.

A LEITURA NOS ANOS INICIAIS

Partindo do pressuposto de que muitos professorem do ensino fundamental se queixam que as maiorias dos alunos lêem mal e não sabe usar o livro para estudar, o propósito desse trabalho é desenvolver a literatura infantil junto aos professores das séries iniciais, contribuindo com suas práticas pedagógicas no decorrer do ano letivo de forma prática e agradável, no sentido de despertar na criança o gosto, a curiosidade e o desejo de praticar a leitura, sem se voltar apenas para o compromisso com o pedagógico. Entender que ao trabalhar a literatura, esta pode ampliar os horizontes dos educados.

Considerando que a literatura infantil pode ampliar os horizontes das crianças. O objetivo desse trabalho é desenvolver a leitura de forma prazerosa e estimulante nos primeiros anos das séries iniciais do ensino fundamental. Com ênfase em desenvolver um trabalho de leitura que desperte na criança dessa fase o prazer de ler, ampliando assim seus conhecimentos necessários para a sua formação enquanto sujeito de uma sociedade letrada.

Mas por que, afinal, focar a leitura de literatura, qual a importância desse trabalho, quais os seus propósitos, não basta apenas ler para os alunos e lhe oferecer livros. Em geral como professor, pesamos logo em ampliação do vocabulário, melhoria da escrita, nos aspectos de ortografia e, conteúdo, aquisição de informações e melhorar a capacidade de compreender, podem pensar em outra razão para trabalha a leitura

É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilharem leituras com eles e oferecer-lhe experiências de fruição para que eles descubram os encantos da literatura uma forma de arte que possibilita conhecerem melhor a si mesmo,ao mundo que os cercam, para que se tornen pessoas mais sensíveis, mais crítico ,mais criativos.

Lev Semyonovich Vygotsky, em seu texto sobre o brinquedo (1989) diz que”...a imaginação , nos adolescentes e nas crianças em idade pré escolar, o brinquedo sem ação”questionado “ o velho adágio de que o brincar da crianças é imaginação em ação...” e posicionando-se a favor de que a imaginação é construída ou alimentada, no caso , pela ação de brincar, e “ não está presente na consciência de crianças muito pequenas”

Podemos acreditam que substituindo o brinquedo pela leitura nessa colocação Vygostky, a relação permanece verdadeira de que a leitura é um alimento para a imaginação, porque também é um brinquedo, também dá prazer, mas vai além d, pois preenche necessidades da criança e provoca mudanças nas motivações e tendências, que oportunizar a satisfação de desejos” irrealizáveis”,mesmo que numa dimensão ilusória e imaginária.

Acreditamos que para fazer a diferença significativa em relação à leitura é preciso contemplar diferentes modalidades de leitura simultâneas numa freqüência e intensidade capaz de envolver alunos, professores e bibliotecária, ou seja; não são trabalho isolado com um o outro texto ,mais ampliando seu repertório e permitindo que se aprofundam e avancem. Alunos que ouvem, lêem interagem e curtem historias sempre, todos os dias desde entram na escola apresentam grande vantagem em relação aos que não fazem isso, não só no termos da leitura propriamente dito , mas em todos os aspectos da escolaridade.

CONCLUSÃO

podemos concluir que o  objetivo da leitura e desenvolver o pensamento letrado dos alunos ,no sentido da apropriação cada vez maior e mais abrangentes da linguagem escrita dos textos literários. Aperfeiçoar e compreensão leitora e as possibilidades de estabelecimento de relações e construção de sentidos,como a fluência e a expressividade na leitura pelos alunos. Utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o   seu conhecimentos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, e construindo uma historia de leitor

E que a escola deve garantir um trabalho competente de leitura que também incorpore sua dimensão lúdica. É que  e preciso encontrar tempo e espaço para vivencia de momentos de ler.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Baldi, Elizabeth -leituras nos anos iniciais/Elizabeth Baldi- Porto Alegre editora projeto, 2009

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais ( e 4ª série). SEF: Brasília: MEC 1997. ____. Parâmetros...

 

Vygotsky, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

 

EVANIR DE SOUZA HONORATO