A Literatura e a nossa Formação como Educador 

Artigo elaborado por Mairene Vieira de Oliveira Ferreira 

  Este artigo A literatura e a nossa Formação como cidadão, está dividido em três partes, nas quais apresenta elementos que o fundamenta.

O inicia dos conceitos de função e estrutura no contexto das obras literárias, expondo ainda funções encontradas na literatura tais como a função psicológica, a função formadora e a função social, exemplificando cada uma.

Ainda na primeira parte,um estudo do conceito de função e estrutura no âmbito da literatura. Nesse sentido, o autor também afirma que os estudos modernos, não se ocuparam muito em estudar a função da obra literária, haja vista estes estudos se inclinarem à estrutura da mesma, consistindo em olhar os recursos que constituem a obra, partindo da visão mais generalizada, situando-a no contexto de modelos, o estudo da função.

A expectativa em descobrir aspectos internos relacionados à sua singularidade, à função maior da literatura,  ao papel de uma definida obra, sobressaído percebendo a visão do autor, e contestartemas acerca domodo específico de sua escrita que explica a sua maneira de ver e pensar na realidade no qual está inserido,  e que transportou como embasamento para tal obra.

O estudo da função da obra literária vai além de seus limites estruturais, seus meios de organização, localizados no plano estrutural, obtendo o valor, os intuitosque a obra tem para o público leitor de despertar, emocionar ou até mesmo revoltar, dependendo da ficção e  das fantasias que esta traz consigo na leitura.

 Na segunda parte, a função humanizadora da literatura, que além de exprimir emocionalmente o homem, o enche de entusiasmo de modo significativo na sua formação humana.

Confere à literatura um caráter formativo, distinto da pedagogia oficial, mas, em todo caso, educativo, tanto quanto a escola  e a família, instituições atuantes na formação do indivíduo.

         Na terceira parte e última, fala sobre outra função da literatura, a social, que resulta da relação estabelecida pelo leitor entre ficção e a realidade. A literatura procede de informações dos momentos históricos, representando a realidade de distintos períodos, seguindo o pensamento do autor, a literatura pode realizar um papel humanizado ou até alienador no ser humano.

 Assim o leitor, vai constituindo a relação no momento da leitura com a realidade em que está inserida. A pessoa cresce intelectualmente quando lê uma literatura e aprende a ler o sentido do texto, quando começa a interpretar o sentido do texto.

A obra literária requerfinalidades e valores de procedência, precisamos ler para nosso crescimento sociológico, para que isso aconteça devemosler revista, para que envolvaos meios estruturais que permitem ser produzida com caráter na realidade.

É preciso que possua equilíbrio emocionalmente para maior entendimento da literatura, pois uma boa literatura estimula o ser humano, o seu sentido nocontexto que atenta no homem  a sensibilidade e aceitabilidade na formação do individuo na sociedade.

        No entanto, nos apresenta novos horizontes acerca da literatura e suacapacidade de tornar o homem cada vez mais humano e identificando as diferentes funções encontradas no texto literário,acrescentando habilidade de agira respeito da formação do homem.

            Portanto criança e adulto precisam de uma literatura que tenha ficção, fantasias e sonhos, pois desde crianças devemos ouvir e ler, assim crescermos com opinião própria para seguirmos nossa vida na sociedade. Podemos perceber que a literatura na vida no ser humano é de grande importância. Esta literatura pode ser através de figuras, gestos e escritas.

            A literatura pode formar no homem uma capacidade in controlável de se formar, portanto o ato de ler é obviamente necessário na vida do ser humano. Precisamos ter o hábito de ler, mas não somente decodificar as letras, mas ler o que esta escrita por trás das letrinhas, entender e interpretar o sentido do assunto.

REFERENCIA

FERREIRA, Mairene Vieira de Oliveira.A Literatura e a nossa Formação como Educador. Alto Araguaia – MT 2015