Resumo

Numa sociedade em que a informação é cada vez mais importante e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, a formação a distância assume um papel cada vez mais importante no dia-a-dia dos indivíduos, bem como das organizações.
Em Portugal, apesar da elevada iliteracia informática, o investimento nos meios de ensino a distância assume um papel cada vez mais relevante, podendo até tornar-se crucial para o desenvolvimento do país.
O mercado português da formação a distância, como mercado emergente que é, tem-se deparado com algumas dificuldades, nomeadamente a eficácia e credibilidade que são próprias da introdução de novos produtos no mercado.
Na formação contínua de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, a formação presencial assume um papel substancial e numericamente muito significativo. Porém nos últimos anos, o investimento tecnológico em plataformas de Ensino a Distância, tem sido cada vez mais evidente.
Nesta dissertação, começamos por fazer o enquadramento histórico da formação a distância, seguido de uma breve referência às principais instituições a operar em Portugal e na Europa.
De seguida, é apresentado o curso de formação contínua que teve como principal objectivo preparar os elementos de uma equipa para a definição e implementação de uma plataforma de ensino a distância. Esta plataforma está a ser actualmente utilizada como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da Escola Secundária de Amora – Seixal.
Após a frequência do referido curso foi construído um inquérito no sentido de verificar a literacia de informação dos participantes.
Por fim, analisou-se os resultados obtidos e apresentaram-se os factores críticos de sucesso.