A linguagem e o cérebro
 
A linguagem e o cérebro
 


A linguagem é um dos pilares do intelecto humano. É o principal meio pelo qual os indivíduos formulam e transmitem pensamentos. Ela desempenha um papel no mundo, no raciocínio, na resolução de problemas e no planejamento de ações. A língua é uma parte indispensável da cultura humana, sem ela, o comércio, a ciência e outras atividades não existiriam da maneira que conhecemos.

Há mais de um século os cientistas tem estudado como o cérebro aprende, armazena e processa a linguagem. Na última década, novas técnicas permitiram recriar o cérebro executando tarefas.

A linguagem é uma função da estrutura peculiar do cérebro humano. Há duas grandes áreas do cérebro que são responsáveis pela linguagem: a Área de Broca, responsável pela produção e a Área de Wernicke, responsável pelo processamento.

Joy Hirsch da Universidade de Cornell elaborou um estudo para determinar como diferentes idiomas são representados no cérebro humano. Ele descobriu que as línguas nativas e não-nativas são separadas espacialmente na área de Broca. Seu estudo também revelou que para adultos aprendizes de um novo idioma, técnicas que enfatizam a conversação podem ser mais bem sucedidas do que os métodos que se concentram mais em leitura e práticas auditivas.

O jornal The New York Times publicou um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de York, confirmando que as pessoas bilíngues são mais adeptas a desafios mentais e tarefas do que as pessoas que sabem falar apenas um idioma.

Aprender um novo idioma significa compreender que as ideias não são necessariamente expressas da mesma forma de uma língua para outra. Dominar uma língua nova requer tempo e dedicação, mas vale a pena o esforço. Quando você entende que as pessoas expressam ideias de maneiras diferentes, entende que realmente a linguagem pode nos unir.

 
Avalie este artigo:
2 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Kátia Brunetti
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sócia/Proprietária da Idiomas e Traduções Anália Franco ; Professora de Língua Portuguesa; Professora de Língua Inglesa; Professora de Língua Espanhola; Professora de Cultura e Civilização Brasileira; Professora de Cultura e Civilização Inglesa Professora de Cultura e Civilização Espanhola...
Membro desde maio de 2012
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: