A Linguagem do Espírito


Há dois níveis de intercessão: a intercessão feita na esfera da mente e a intercessão feita na esfera do Espírito, isto é, na linguagem do Espírito. Na intercessão podemos orar na esfera da mente, quanto em línguas ? na esfera do Espírito. O apóstolo Paulo referindo-se a esse fato, disse: "Que farei então? Orarei com o meu espírito (pelo Espírito Santo que está em mim), mas também orarei com a minha mente e entendimento; cantarei com o meu espírito (pelo Espírito Santo que está em mim), mas também cantarei (Inteligentemente) com minha mente e entendimento" (I Co. 14:15 V. Amp). Deste modo, podemos interceder em dois níveis durante a nossa intercessão. Analisemos cada um deles:

1) Intercedendo no nível 01: Quando intercedemos no nível 01, com a nossa mente, nossas orações intercessórias são limitadas, pois nossa mente só consegui orar intercedendo dentro dos parâmetros das informações que possui. Você, ao interceder por alguém ou mesmo por um determinado problema, já se sentiu limitado em sua intercessão por falta de informação e não soube como interceder? Eu já me senti por várias vezes sem saber como interceder por não ter as informações exatas dos problemas pelos quais orar. Lembro-me de que uma irmã me disse: "Pastor, ore por mim e pelo meu esposo, pois estamos numa situação difícil". Eu respondi: "Não me esquecerei da senhora". No outro dia de manhã bem cedinho, comecei a orar e interceder por aquela irmã: "Senhor, abençoa aquela irmã, porque ela e o seu esposo estão passando uma situação difícil (difícil?...)" Nesse exato momento da oração, fiquei embaraçado diante do Pai Celestial e falei comigo mesmo: " ?Situação difícil?, o que ela quis dizer com isso?" Naquele momento, parei a oração por não ter a informação suficiente do que significava as palavras "situação difícil". Essas duas palavras podem significar várias coisas, como: dificuldade financeira, familiar, conjugal e etc.
Por não saber do que se tratava exatamente, então, falei para o Pai: "Senhor, vou saber do que se trata de fato e depois conversaremos sobre este assunto de modo mais claro. Amém!". Portanto, ao intercedermos no nível 01, estamos limitados, pois nossa mente necessita de informações suficientes para que possamos fazer uma intercessão eficiente ".

2) Intercedendo no nível 02: Quando intercedo no nível 02, sinto-me como uma águia tomando o espaço aéreo da presença de Deus, porque não há limitação na oração intercessória em línguas. A intercessão na linguagem do Espírito é algo sobrenatural. Nessa esfera, a intercessão ganha dimensões extraordinárias, pois é o próprio Espírito de intercessão inspirando o meu espírito a interceder na presença do Pai Celestial. Nesse nível posso fazer orações intercessórias sobre coisas, isto é, planos e propósitos que se encontram no coração de Deus e trazê-los para o mundo físico mediante a intercessão. Isto não é incrível? Para mim, é extremamente sobrenatural! É por isso que oro e intercedo mais em línguas que no meu próprio português. Paulo, o apóstolo, não fazia diferente, veja o que ele escreveu: "Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos" (I Cor. 14:18). Observe que Paulo orava e intercedia mais no nível 02 do que no nível 01. O Dr. Paul Y. Cho, o pastor da maior Igreja do mundo, disse: "Já descobri que minha linguagem de oração é uma grande benção para mim. Se orar no Espírito Santo não fosse uma benção para nós, Deus não teria dado esse precioso dom...Quando eu era recém-convertido, não via muita importância no dom de línguas para minha vida espiritual. Todavia, à medida que o tempo passa e prossigo na fé em Cristo, sinto a tremenda importância da prática de falar em línguas. Passo um bom período da minha hora de oração exercitando a linguagem espiritual" (Oração a Chave do Avivamento, Pag 155).
A intercessão na linguagem do Espírito nos leva a orar por coisas que estão além de nossos limitados conhecimentos, pois nossa mente é limitada e só trabalha com as informações que já estão arquivadas no bojo de sua memória. Entretanto, ao orarmos no nível 02, a nossa mente fica, no dizer de Paulo, "infrutífera", isto é, ela não participa da esfera do Espírito que é ilimitada e sobrenatural. No momento da intercessão na linguagem do Espírito, adentramos na dimensão ilimitada do Espírito Santo e passamos a depender totalmente d?Ele. Para você entender melhor o que estou dizendo, narrarei uma experiência da minha própria vida como ilustração: Há quase dez anos, na cidade de Manaus, contando da data em que escrevo este trabalho, 24/07/010, estive orando na Gráfica "DI JESUS", do irmão Phoncion Pierre, para que Deus abençoasse os seus negócios. Durante aquela reunião de oração, o Senhor me levou a interceder por seu filho, Márcio Pierre, e no momento em que eu estava orando por ele em línguas acompanhadas de interpretação, disse: "Senhor, graças te dou pois em breve dias o batizarás no Espírito Santo. Usarás este jovem com muito poder!". Quatro dias, depois o irmão Márcio foi batizado no Espírito Santo de modo extraordinário, no mesmo lugar onde ele recebera a oração intercessória. Nesse mesmo dia, ao chegar em sua casa, orou pelo seu tio, um cético, a respeito da Bíblia e das coisas de Deus. Todavia, durante a oração, o irmão Márcio foi tomado pelo Espírito, e começou a falar num dom de variedade de línguas por algum tempo. No término da oração, o seu tio, que é poliglota, disse-lhe: "Você falou inglês arcaico! Deus falou comigo de um chamado que Ele tem para minha vida. O Senhor falou que eu tivesse fé e não temesse". O irmão Márcio não entendera nada do que acontecera. Então ele telefonou para mim (pedindo uma explicação) e eu expliquei o que ocorrera. Alguns dias depois desse episódio, o tio do Márcio, que não cria na Bíblia, devido às muitas filosofias que aprendera nos livros da Faculdade foi a "Igreja Evred" e entregou a sua vida a Jesus! Em poucos dias, na Agência de turismo, onde trabalha, foi convocado para ser o guia turístico e intérprete de um pastor americano que fez uma conferência em uma Igreja Batista. Nessa conferência, sentiu o chamado de Deus para trabalhar como missionário na obra do Senhor! Aleluia!
Cremos que tudo isto aconteceu porque houve uma intercessão no nível 02 em prol da vida do jovem Márcio. Observe que orei por coisas que não estavam em minha mente. Como, por exemplo, eu poderia interceder e agradecer a Deus, dizendo que em breve dias o jovem iria ser batizado no Espírito Santo? Onde arrumei essa informação? Com que autoridade eu pude determinar que um jovem drogado iria ser batizado no Espírito Santo em breve dias e ser usado poderosamente por Deus? Para mim só há uma resposta: No dia 13/08/2000 fiz uma oração intercessória na linguagem do Espírito, isto é, no nível 02, pela vida de um jovem que fora ricamente abençoado por Deus. Hoje, ele permanece fiel ao Senhor!
O Dr. Paul Y. Cho faz o seguinte relato sobre uma irmã de sua Igreja: "... Paulo afirma que o Espírito Santo intercede por nós... Uma de nossas dirigentes de grupo teve uma experiência bastante incomum em oração, e que comprova isso que estou dizendo. Certo dia, ela saiu de casa para ir à reunião do grupo, e trancou a porta. Quando já estava a alguns quarteirões de sua casa, sentiu um grande peso de oração, uma profunda inquietação. Caiu de joelhos ali e começou a orar. Daí a pouco, sentiu-se movida a fazer uso da linguagem espiritual, em vez da sua língua natural. Após alguns instantes, o peso começou a desfazer-se, e ela compreendeu que sua oração fora ouvida, e a resposta já estava sendo enviada.
Durante a reunião, ela pregou sob poderosa unção do Espírito. Após o culto, voltou para casa, e ali chegando descobriu que a sua casa fora arrombada. O ladrão, à procura de objetos de valor, espalhara roupas por todo o chão. O dinheiro e suas joias, que não estavam escondidas, não tinham sido tocados. De algum modo, o ladrão ficara cego para as coisas de valor que havia no apartamento. Acreditamos que, quando ela estava orando, o Espírito Santo, que via o problema, levou-a a orar em espírito. E enquanto o Espírito intercedia por ela, o ladrão foi impedido de roubar qualquer coisa de valor. Deus viu e atendeu a petição" (Oração a Chave do avivamento, Pág. 157,158).
Observe, neste testemunho, que a serva de Deus orou ao Senhor no Espírito, pois a sua mente limitada não sabia o porquê do "peso" em seu coração. Mas quando ela intercedeu na linguagem do Espírito, ou seja, no nível 02, então, a sua oração pôde intervir no furto que estava acontecendo naquele momento em sua casa. Sua mente (nível 01= onde há limitações) não sabia, porém, no seu espírito (no nível 02, onde não há limitações) ela soube e recebeu a mensagem em forma de um "peso" no seu coração. Quando ela intercedeu no nível 02, o Espírito Santo a ajudou em oração, e o ladrão perdeu a visão de forma sobrenatural não podendo concluir o seu fracassado furto. Aleluia!
Para encerrarmos o nosso assunto, intercedendo no nível 02, quero deixar aqui a experiência de Evely Thompson, uma mulher de Deus usada poderosamente pelo Espírito de Deus nas Filipinas, com muitas experiências milagrosas com Deus, ela nos conta o seguinte fato:
"Durante nosso ministério como missionários na região sul das Filipinas, na Ilha de Mindanao, onde havia inúmeras flores e lugares no interior praticamente impenetráveis, estávamos numa trilha para chegar numa nova aldeia. Uma mulher viera dessa área ? uma mulher completamente louca. Os aldeãos não sabiam o que fazer com ela e levaram-na a um lugar perto do oceano. Lá construíram uma casa sobre estacas fincadas na área ? estacas altas para proteção. Ela era feita de bambu e mais parecia uma jaula do que um abrigo para ser humano. Meu marido e eu fomos levados a essa casa, com várias outras pessoas, para orar por esta mulher que estava acorrentada ao chão de bambu. O local era bem fechado; ela não podia escapar.
No momento em que entramos naquele local, compreendemos o que estava acontecendo, pois o Espírito Santo nos mostrou a natureza demoníaca do problema dela. Havia uma criancinha no canto do quarto, deitada num tapete. Era filho dela ? uma criança linda ?, mas ela não podia cuidar dele e outra pessoa o fazia. Quando entramos e começamos a orar por ela, a mulher pôs-se a gritar enfurecida. Oramos como alguém geralmente oraria em tal ambiente; oramos com poder, oramos na linguagem do Espírito Santo, mas nada parecia acontecer.
Finalmente, eu disse às pessoas: - Aqueles dentre vocês que não crerem ou não tiverem fé suficiente para livrar esta mulher das correntes que prendem a sua alma, deixem o quarto. ? Todos menos três saíram e meu marido, outro homem e eu ficamos. Oramos então novamente. A princípio, quando coloquei as mãos sobre ela, a mulher acalmou-se ?mas nada aconteceu.Grande compaixão encheu a minha alma e clamei: - Ó Deus, o que posso fazer aqui? Não posso ir embora sem que faças algo visível, para que esta mulher seja liberta! ? Comecei a orar outra vez com tal compaixão que meu marido rodeou-me com os braços, preocupando-se com a maneira como eu me derramava em oração. Havia ainda muito a ser feito nesta viagem, ele tinha medo de que minha saúde fosse afetada pelo calor tropical. Mas eu pedi que me soltasse, deixando que continuasse orando até que sentisse vitória e ele concordou.
Voltei a orar e, nesse momento, da minha boca ? como uma bala de fogo do meio do meu estômago ? veio outra linguagem que eu não havia aprendido nem ouvido antes. Mas, quando comecei a fala, vi uma mudança de expressão no rosto da mulher por quem orávamos. Vi que os olhos dela prestavam atenção, e imediatamente compreendi que estava falando no idioma dela.
Quando esta mudança veio sobre ela, vi os músculos de sua face relaxarem, o tremor parar e as mãos deixarem de se debater no ar como se quisessem golpear-me. Ela estava contorcendo-se quase como uma cobra e isso também cessou, assim como seu riso constante sobre o seu ombro, de maneira histérica. Então uma coisa verdadeiramente maravilhosa aconteceu.
Não só pude ver que ela me compreendeu, como também de repente, fui capacitada a compreender o que eu dizia. Pude pensar e falar numa língua que eu não aprendera e nunca ouvira antes! Nos minutos que se seguiram, expliquei a história de Jesus Cristo, o dom de Deus para nós e como Jesus morrera pelos nossos pecados e ressuscitara dentre os mortos.Com perfeita percepção de cada palavra que falava, eu a levei ao Senhor Jesus Cristo com plena compreensão daquele idioma na época.
Ela ficou completamente livre e continua viva hoje. Tornou-se uma testemunha do poder da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, foi devolvida ao marido naquele mesmo dia, pegou o bebê no colo e o amamentou. Agora, muitos anos passados, ela continua seguindo o Senhor e criando os filhos na fé.
Não mais falei aquela língua depois daquela vez. Mais tarde eu a ouvi falada por outros nas regiões montanhosas, mas não consegui entendê-la nem falá-la.
Como o nosso Deus é grande! Como é abençoado ser cheio do Seu Espírito Santo e crer que Ele sabe o Seu caminho quando nós não sabemos. Ele nos guiará" (The Beauty of Spiritual Pág. 86,87).

Sintetizando: Quem intercede na linguagem do Espírito, no nível 02, é poderosamente usado por Deus no ministério de intercessão. Mais do que qualquer outro tipo de oração, quando estamos lidando com problemas de outras pessoas e nações, não temos conhecimento da causa real ou necessidade. Não sabemos "orar como convém". É aí que essa linguagem espiritual de intercessão, dada pelo Espírito Santo, em palavras concedidas por Ele, desempenha o seu importante papel, capacitando-nos a interceder desse modo adequado, dentro dos parâmetros da perfeita vontade de Deus. Experimente a orar e interceder nesse nível, pois você verá milagres acontecerem por meio das tuas orações intercessórias!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]