A raça humana, evidentemente, é dotada de razão, lógica, raciocínio, mas devido à nossa limitação, e isso indica que há limite, buscamos argumentos metafísicos que estrapolem nossa visão de um mundo imanente. A grande questão é: " O que podemos conhecer dos mistérios que transcendem o mundo material?" Pouco, ou quase nada, a não ser que o Transcendente nos revele. Caso Ele queira se revelar, como Ele faria isso? Bem, aqui está o problema, vejo que há três modos do Transcendente se nos revelar: Por meio da natureza macrocósmica ou microcósmica; por intermédio de uma revelação pessoal; ou por meio de Sua Palavra escrita em linguagem humana. Mas, há aqueles que querem ir além, então criam ideias, filosofias, e chegam a questões que em nada ajudam, lançando dúvidas sobre haver ou não algo transcendental. Surge aí o agnosticismo e o ateísmo.

Disse Deus: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos...

 Nossos pensamentos são escravos do passado com uma angustiante perspectiva de futuro. Sendo assim, nossos pensamentos são temporais, e portanto, circunscritos à esfera do ontem, hoje e amanhã.

 Deus é eterno, logo, embora presente aqui Ele está além daqui é transcendente, atemporal, não limitado. Como pode o homem pensar como Deus sem ter a mente de Cristo?

Por isso, para eles a palavra da pregação é loucura. Pois, não faz o menor sentido pensar o eterno dentro da temporalidade.

Tudo o que pensarmos já foi pensado ou será pensado. 

 Quando imagino uma maçã, posso vê-la em minha memória, pois já foi registrada em algum momento no passado. Mas, quando imagino um anjo, não tenho nada em mente que possa me apoiar. Um anjo com asa ou sem asa? Que asa é essa como a de um pássaro? Aquilo que transcende é muito difícil para nossa imaginação. Mas, evidentemente, não para Deus. Logo, a transcendência é superior à imanência, embora o transcendente se faça presente no imanente, o imanente não alcança o transcendente a não ser por meio da espiritualidade.

 Talvez o panenteísmo tenha uma certa razão, pois é isso o que sugere: " O Universo (a natureza) está em Deus, mas Deus é maior do que o Universo". O equivoco que os panenteístas cometem a meu ver é que Deus se faz presente no Universo e interage com ele. Deus não é ausente, como pensam os deístas e teologia liberal.

 Pense em algo: pensou? Observe que isso é histórico, é passado, tem uma experiência vivida, é empírico, ou é algo que ainda não aconteceu e portanto é uma projeção futurística, mas com bases no passado. Por exemplo: Imagine uma espaçonave futurística. Pois, bem, agora observe que essa espaçonave tem características daquilo que você já conhece, então, mesmo no futuro a referência está no passado. 

Tudo isso mostra-nos as limitações do ser, as limitações dos nossos pensamentos. "Portanto, o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;  porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos" (Romanos 1.19 ao 22).