Neste início de século as pessoas estão se reprogramando para enfrentarem o novo milênio. O líder deve entusiasmar, persuadir, estimular, induzir,impressionar essas pessoas, despertar nelas o interesse por determinada coisa. O líder, responsável direto pelas mudanças, deve estar preparado e também deve entusiasmar as pessoas da sua equipe para

“saber se vender”. “O líder é o verdadeiro vendedor, o vendedor irresistível” É importante que as pessoas saibam se vender não só para obter um novo emprego, como também para melhorar o salário, ou mesmo para vender uma idéia nova dentro da família. (MALTZ,1998) .

 Os líderes que desenvolvem os seus trabalhos na modalidade do Marketing de Rede devem estar preocupados com as mudanças que fazem acontecer neste mundo globalizado, e a cada dia devem estar preparados para tomarem decisões. E os fatores básicos e fundamentais para se tomar decisões é o conhecimento e as informações, os quais levam os líderes a terem certeza sobre toda e qualquer atitude a ser tomada e seguida pela sua rede.

 O Marketing de Rede é um negócio que não se pode desenvolver sozinho, sem a troca de experiências ou grupos de trabalho. É uma atividade regida pelos relacionamentos humanos e como tal não se entende que haja uma organização bem-sucedida em Marketing de Rede sem a presença de um líder, uma pessoa que possua esta crença à frente de suas ações. O líder pode ser definido de várias formas, porém não há nada melhor do que aquele que vibra a cada vitória do seu time, do que aquele que acredita nesse negócio e passa essa ideia adiante, do que aquele que desenvolve uma atitude de sucesso para impulsionar o seu negócio às grandes conquistas, do que aquele que acredita e faz acontecer. Esta é a verdadeira fórmula de Liderança. (BUAIZ, 1998).

 Não importa quais sejam as habilidades ou exigências impostas como critérios para a liderança numa indústria do Marketing de Rede, o fato é que acima de tudo o mais importante: o Marketing de Rede é um negócio de pessoas.

Um líder de marketing de rede é uma pessoa dominante, controladora e extrovertida.

 Ele equilibra essa imagem externa de poder com um grau de paciência bem acima daquele possuído pelo homem ou mulher médios. Esses líderes de MLM não são definitivamente conformistas, assumem riscos, são aventureiros, gostam dos desafios e têm uma veia para a competição. São pessoas vigorosas, seguras, poderosas, persistentes e persuasivas. A palavra desistir não consta de seus vocabulários. Persistentes para atingir um objetivo, convincentes numa conversação, sua palavra-chave é "influenciar". São adeptos de fazer as coisas por meio dos outros. Eles delegam facilmente autoridade e atribuições detalhadas. Transferem e dividem responsabilidades.

 Os líderes de Marketing de Rede são comprovadamente sociáveis. Eles têm um círculo grande de amigos e conhecidos, e uma facilidade para se relacionar com pessoas bem maior que a média. São expansivos e otimistas, muito amistosos, ansiosos em agradar e entusiasmar as pessoas que o rodeiam.

 Eles são bons comunicadores, e acham muito fácil enxergar o ponto de vista do outro. Mostram muita confiança no caráter e nas habilidades dos outros, e às vezes as pessoas se aproveitam desta confiança bem intencionada.

Para eles é importante ser querido. Os líderes de marketing de rede são bom nisso.

 Elismar Souza

Líder em Network Marketing