A Leitura Traz a Opinião !!!

Sofremos campanhas de incentivo a leitura como "quem ler viaja", mas as campanhas não mostram como ler podem ajudar com a formação do censo critico do indivíduo, em sua argumentações e como ler provem a ter opinião, o que vemos ou o que não vemos é pessoas lendo jornais, revistas ou livros e se vemos contasse nos dedos das mãos, aprendemos com uma aparente globalização a ouvimos ou vermos noticias em rádios e televisões, o que não nos dar tempo para ter um reflexão sobre o assunto com em um leitura, e esta reflexão sobre determinado assunto nós dar uma opinião e esta opinião seja ela a favor ou contra nós da a opção de argumentar e defender ou ter as defesas derrubadas por outras e com outras pessoas, através da exposição de opiniões.
artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem quando diz: "Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras". Mas anos de repressão da ditadura militar aonde ter opinião era perigoso plantaram em nós brasileiros um sentimento que é melhor não ter opinião ao ponto de pessoas defenderem que "não ter opinião e um arte, talvez um dom divino" ¹, tudo isso para não ter encrencas, ter opinião irrita sim algumas pessoas. "pessoas que têm opinião sobre tudo, e elas me repreendem. Eu apenas concordo. Discordar nunca é bom." ¹, aqui vemos uma opinião que eu vim em um blog, aonde mostra a mentalidade de muitos dos brasileiros, para mim discordar e fundamental o ato de praticar polémicas nós tornas críticos nós faz que escolher uma ótica diferente a do argumentador, aprendemos a defender ideias fazendo o indivíduo mergulhar em uma ação de desenvolvimento do raciocinio e da criticidade.
Pena que mesmo hoje depois de 25 anos do fim da ditadura militar ainda sofremos com o medo de ter opiniões como vimos em Abril de 2008 no afastamento do Corregedor da Polícia Militar do Rio de Janeiro emitiu a sua opinião e, foi afastado de seu cargo ele disse: "em sua opinião, os baixos salários recebidos pelos policiais contribui para a corrupção da corporação". Por ter opinião ele foi punido, isto poderia se um fato isolado ou um problema relacionado à hierarquia militar, mas não, e podemos citar reuniões de trabalho aonde e dado a opção de "avaliar" o desempenho da empresa, e criticar erros da coordenação, e após entra no "espírito da coisa" funcionários resolvem ser honestos e são despedidos, ou o caso da professora Maria da Glória foi condenada por emitir sua opinião sobre as condições subumanas da cadeias de Leopoldina cidade do estado de Minas Gerais ela disse: "não é aceitável a conivência de magistrados, fiscais da lei, advogados, enfim, operadores do Direito, com tamanha barbárie" ela não citou nome de ninguém, mas expões sua opinião, ou o caso do professor de historia da rede pública do estado de São Paulo que foi processado, porque uma equipe de jornal fotografou a sua sala aonde deveriam ter 35 estavam 53, não foi o professor que convocou a impressa, ele apenas "tentava" dar sua aula, mesmo assim denunciar as más condições do equipamento público deveria ser um ato de cidadania, no entanto o artigo 242 do Estatuto do Funcionário Público de São Paulo diz: "É proibido referir-se depreciativamente (...) pela imprensa, ou qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas e aos atos da Administração". Neste caso o professor não foi condenado porque o processo foi arquivado.
Este Artigo não é exclusivo do Estatuto Paulista a mesma regra vale para outros 17 Estados, sendo que, na maioria deles, criado durante o regime de ditadura militar, em Pernambuco as escolas públicas do estado proíbem o uso de cameras fotográficas e celulares nas escola não so na aula na escola! Com a punição de ter os objetos apreendidos isto tudo mostra que o fantamas da repressão de opiniões da ditadura ainda vaga arrastando as correntes pelo país e deixou seu legado de quando estava ainda vivo vigorando ate hoje.
Precisamos desenvolver nos jovens o gosto pela leitura e tirar o medo de mostrar suas opiniões, e que ter opinião é uma coisa boa e se opôr a uma ideia ou imposição não faz mau nenhum, com estas medidas simples poderemos acabar com o fantasmas da repressão de nosso país, sem precisar de caça fantasmas.




¹ citação do blog : http://copy-paste.blogspot.com/2005/04/arte-de-no-ter-opinio.html