A LEITURA COMO UM AUXÍLIO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS
 
A LEITURA COMO UM AUXÍLIO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS
 


A LEITURA COMO UM AUXÍLIO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS
Autora: Elisa Oliveira da Conceição

RESUMO
Um escritor motivado é alguém que ao produzir um texto, conhecendo possibilidades que estão postas (culturalmente, socialmente, etc), sabe selecionar o gênero no qual seu texto se realizará, escolhendo aquele que for apropriado aos seus objetivos e a circunstância enunciativa em questão. É alguém que planeja o discurso e conseqüentemente o texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina. É ainda capaz de recorrer com sucesso a outros textos quando precisa utilizar fontes escritas para sua própria produção. Assim, neste artigo, trataremos que a leitura pode e deve ser um auxílio para a produção textual.

ABSTRACT
A writer is someone motivated to produce a text, knowing the possibilities that are offered (culturally, socially, etc.), select the genre you know where your text will be held, choosing whichever is appropriate to your objectives and circumstances described in question. Is someone who plans for the speech and therefore the text according to their purpose and the intended reader. It is still able to appeal successfully to other texts when you need to use written sources for their own production. So in this article, we read that can and should be an aid to textual production.

INTRODUÇÃO
Não é de hoje que encontramos pessoas com dificuldade de passar para papel as suas idéias a respeito de algo, porque não têm informação suficiente sobre aquele assunto específico. Por outro lado, também é raro encontrar essas mesmas pessoas lendo uma obra poética, de ficção e etc.
O que todos têm de entender é quea leitura é a base para a boa escrita e não só se deve ler para escrever algo, mas além desse aspecto, ler para enriquecer-se intelectualmente.

Por exemplo, um escritor precisa ler para observar o que foi lido, ele precisa ler para se aprimorar culturalmente. Não há um bom escritor que não seja um leitor voraz. Para se produzir um bom texto, primeiramente precisa-se ler bons textos, pois um bom produtor textual sempre é um leitor assíduo. A leitura, por sua vez, tem a função também de organizar as informações adquiridos ao longo dos anos. À medida que se lê, um mundo de conhecimentos, de informações e possibilidades se revela aquele que tem nas mãos e nos olhos a base necessária para uma boa produção textual.

Dessa forma, antes de escrever é preciso refletir, e o melhor estímulo para a reflexão é a leitura, é ler o que os outros já escreveram a respeito do que leram dos outros e assim sucessivamente, pois a escrita está sempre impregnada de outras escritas, ou seja, a leitura é diálogo direto ou indireto com outras leituras.
Vemos que há necessidade cada vez maior de desenvolver a capacidade de produção e compreensão de texto, de modo que a leitura e a escritanão podem ficar indiferentes a esta necessidade.

Ler significa a decifração de palavras num texto, a sua identificação num contexto e a consequentemente atribuição de um sentido nesse contexto. O ato de ler é também associado à capacidade de compreender, isto é, de extrair sentido do texto e de "emprestar" sentido ao texto, invocado o propósito deste, ou seja, os conhecimentos que nossa experiência de vida e as nossas leituras precedentes.

DESENVOLVIMENTO

Tal como a leitura, a produção de texto é vista como atividade necessária para o desenvolvimento da capacidade intelectual de cada individuo, algopara ser aprimorado cada vez mais.
Na produção textual, salienta-se a importância de cada um desenvolver ativamente saberes e competências, construindo novas competências, construindo novas aquisições a partir de práticas constantes, como por exemplo, sempre exercitar a capacidade de escrita que será cada vez mais melhorado e como consequência a produção de textos também.

Segundo Lakatos (1991, p. 83), metodologia é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permitem alcançar o objetivo, com conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões dos cientistas. Este estudo foi realizado em forma de pesquisa bibliográfica, sendo coletados dados de diversos livros, e também analisados textos colhidos na internet.

Caracterização de estudo:
Esta pesquisa foi feita através de estudo teórico que teve por objetivo descrever como formular uma proposta de reflexão sobre a realidade da problemática da leitura como instrumento para produção textual. Vale salientar que logo após a definição do tema em análise, foi feita uma pesquisa para o levantamento bibliográfico do material que pudesse dar sustentação teórica ao estudo (livros, internet, etc) e a consequentemente separação de informações sobre o tema, tenho como questões norteadoras a seguintes perguntas: Quais as técnicas de motivação para leitura? / Como desenvolver a competência textual a partir da leitura? / È a leitura um meio para produção textual?



CONCLUSÃO

Dentro do que foi apresentado, pode-se concluir que a leitura é essencial para a criação de textos, sendo a motivação para o mesmo, peça fundamental na vida escolar.
O presente estudo não tem a pretensão de esgotar todo o assunto, mas visa produzir uma reflexão sobre as questões que tratam da leitura como requisito para produção de textos, tendo como conclusão que o processo de leitura, quando levado, a sério, leva o educando a um alto nível de produção textual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo Cortez, 1993.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
ISER, Wofgang. O ato da leitura, uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo; Ática, 1996.
MARTINS, Maria H. O que é leitura. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.









 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Elisa Oliveira Da Conceição
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduada em Letras Português & Inglês e suas respectivas literaturas.
Membro desde abril de 2011
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: