A Lei do equilíbrio Edênico e o Flagelo de Cristo

Em meio ao convívio de nossa vida terrena estamos sujeitos aos mais variados tipos de acontecimentos imprevistos, com determinados eventos de situação ou decorrência chegando a um ponto de grande tragédia.
Ficamos então nos perguntando em determinadas ocasiões de nossa vida porque Deus permite estas coisas, aonde Ele se encontra que não impede o acontecimento de grandes injustiças e demais desgraças no mundo. A bem da verdade temos a tendência de colocar a culpa no próprio ser humano, temos a inclinação de julgarmos nosso próximo da mesma forma como fizeram os três amigos de Jô, eles o julgaram de pecado quando se encontrava vitima de uma chaga da planta dos pés até a cabeça.
Há humanidade de um modo em geral não é diferente, principalmente nós cristãos temos essa mania, lembro-me de Jesus na Palestina quando os discípulos lhe perguntaram "Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" com Jesus então respondendo "Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." João.9:2,3.
Para que se manifesta-se a glória de Deus? Então Deus precisa que respectivas desgraças aconteçam na vida de um homem para que a sua glória possa se manifestar? Com certeza se pararmos para analisar bem o assunto teremos uma resposta não especulativa mais satisfatória, não apenas para essa questão, e sim como para todas as demais tragédias no mundo, partindo inteiramente tudo fundamentalmente do Cristo e este crucificado. Na realidade não bem do momento de sua crucificação, mais sim com relação a ocasião anterior referente a hora de seu flagelo. Porque Cristo teve que ser flagelado antes de ir para cruz? Que importância teria este fato no aspecto espiritual?
O flagelo de Cristo tem um significado maior que a sua própria crucificação, pois a crucificação restringe-se ao aspecto espiritual de salvação após a morte, mais o flagelo abrange o aspecto total para com a vida terrena do homem. É o flagelo que da sentido as situações drásticas pela qual passamos ou iremos passar em relação a nossa existência humana. Mais sigamos em frente e com certeza iremos chegar a uma conclusão para tudo isso; Jesus em determinada ocasião declarou enfaticamente "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim." João.14:30.
Pois bem se estamos no mundo e quando nascemos não nos tornamos logo de imediato servos de Deus, somos sujeitos a qualquer tipo de situação imprevista seja ela qual for, assim portanto o fato de os anjos se encontrarem ao redor daqueles que temem a Deus lhes proporcionando o devido livramento não se aplica no que diz respeito a esse caso, portanto as tragédias, as desgraças e mesmo até as grandes fatalidades drásticas por parte desta vida terrena em nada chegam a ser da inteira responsabilidade de Deus. Os fatores circunstanciais de plena infelicidade sobre a vida humana seguem um parâmetro ordenado, incontestável e variável o qual tem o seu fundamento sobre o pecado de Adão. Mais é justamente aí que entra imperativamente o flagelo de Cristo para aqueles o qual se convertem.

Vejamos a ordem padronizada variável da Lei do equilíbrio Edênico a qual sustenta toda infelicidade da vida terrena. Pois tudo isso volto a repetir é decorrente do pecado original de Adão no jardim do Éden.

1. Procedimento circunstancial de pecaminosidade diabólica; 2. Acidente de percurso circunstancial drástico; 3. Comportamento de percurso circunstancial aflitivo; 4. Procedimento circunstancial de carnalidade temporal; 5. Fatalidade inerente comportamental de concupiscência Adâmica.

Faremos com isso um breve comentário com respectiva propriedade adequada sobre cada item que acabamos de mencionar neste exato momento:

1. Procedimento circunstancial de pecaminosidade diabólica.
Está primeira como podemos observar indica a transcorrência de uma real atitude insensível e desprezível ao bem estar da vida humana, podendo enquadrar-se a essa situação a venda do órgão de crianças no mercado negro, os atos de pedofilia, estupro e demais crimes bárbaros que tem ocorrido em meio a sociedade nos mais distintos requintes.

2. Acidente de percurso circunstancial drástico.
Para com esse tipo de situação a vitima enquadrada no acontecimento acima se vê lesada por um acidente pelo fato que em meio a tantas pessoas ela ter sido justamente o alvo de respectiva fatalidade, tentando se defender do melhor jeito possível das atitudes irracionais daquele que procura causar dano a sua integridade física e sentimental abalando assim sua estrutura emocional psicológica.

3. Comportamento de percurso circunstancial aflitivo.
Eis aí o caso de uma pessoa vendo-se alvejada em meio ao problema que acabamos de mencionar entrando em pleno desespero, com cada um reagindo de uma maneira em particular bastante distinta diante da dramatização do problema, podendo chegar mesmo ao impulso critico do suicídio.

4. Procedimento circunstancial de carnalidade temporal.
Observemos que referente as tragédias já mencionadas algumas pessoas acabam por se deixar levar pela revolta e a inconformação de tal maneira tomando assim a vingança em suas próprias mãos das mais variadas formas, chegando inclusive ao nível de um pleno descontrole reflexivo emocional.

5. Fatalidade inerente comportamental de concupiscência Adâmica.
Chegamos ao ponto crucial em toda ordem padronizada variável da Lei do equilíbrio Edênico que como já mencionamos serve de coluna de sustentação a todo processo de infelicidade transcorrente na vida do homem. Pois nesta ordem padronizada operante nem mesmo Deus interfere podendo tão somente através de Cristo por intermédio do Espírito Santo suavizar o impacto proporcionado.

Muito bem então, o que significa o 5º item? Significa que muitos em meio a esta sociedade que vivemos tendo o seu estado psicológico reflexivo transtornado e profundamente afetado por algum tipo de desgraça que lhe tenha acontecido, geralmente tal infelicidade drástica sucede-se na infância, acaba por se tornar absorvido e manipulado insanamente nesta respectiva situação vindo desse jeito a se transformar num psicopata caindo intrinsecamente na questão do item primeiro.

Mais afinal o que significa o Flagelo de Cristo? Por meio da queda de Adão entrou o pecado no mundo e com ele a lei do equilíbrio Edênico operante. Nós já falamos desta Lei e da desgraça que ela tem proporcionado ao mundo, para essa Lei acabar é preciso que o ser humano passe a ter uma natureza incorruptível e nós sabemos que só será possível no dia da vinda de Cristo. Contudo muito embora não tenhamos uma natureza incorruptível podemos nos valer de um grande beneficio espiritual O Flagelo de Cristo.

O Sangue do Senhor Jesus derramado na cruz tão somente nos purifica dos nossos pecados já antes cometidos, mas esse sangue contudo não traz alivio e consolo para com as marcas e cicatrizes compenetrantes que o passado nos deixou do qual fomos transpassados em nosso corpo mortal.
Por esse motivo era preciso algo mais para que o sacrifício expiatório fosse completo. Era preciso que Cristo antes de tudo passa-se pelo Flagelo.
Um psicopata não se torna psicopata da noite para o dia, existe todo um processo traumatizante que o levou por meio de sua infância a se tornar no que ele é hoje. Quantos homossexuais antes de se assumirem como tal não tiveram um caso de estupro em seu passado, até mesmo aqueles por opção não deixaram de ser vitimas de alguma influência negativa em seu estado psicológico reflexivo.
O Flagelo de Cristo através do sacrifício na cruz penetra profundamente na alma do ser humano libertando-o das marcas traumatizantes do seu passado, fazendo com que, não importa o quanto esteja esquartejado, ele consiga perdoar a quem lhe causou a dor e através do perdão permitir que as cicatrizes do Flagelo de Cristo deixadas sobre a sua alma por meio do Santo Espírito falem muito mais alto, tenha um peso de glória muito mais imensurável e envolvente que qualquer abalo drasticamente sísmico em seu estado psicológico por meio da maneira em como no seu corpo ele possa ter sofrido tragicamente no passado.
Terminamos assim o nosso pequeno estudo. Contudo alguém dirá; mais e quanto aqueles Cristãos vitimas do mesmo tipo de fatalidade a qual se encontra na Lei do equilíbrio Edênico? Para essa pergunta temos apenas uma única resposta: "O anjo do senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." Salmos.34:7
Está escrito na Bíblia Sagrada que Deus jamais permitirá que sejamos provados acima do que podemos suportar ICoríntios.10:13. A Lei do equilíbrio Edênico só se seguira através da vida daquele que não estiver em perfeita comunhão com o Espírito Santo, quando aceitamos a Cristo está Lei é quebrada temos a Terceira Pessoa da Trindade que nos consola e de forma abrangente no Flagelo de Cristo intrinsecamente nos fortalece, lembrando-nos altruistamente das palavras do Mestre, em meio a intensa dor do nosso coração, as quais são: "E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo, e depois não tem mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno: sim, vos digo, a esse temei" Lucas.12:4,5.

Obs: Cristo tenta nos dizer na forma imperativa uma verdade altamente crucial, verdade a qual não deve passar de jeito nenhum despercebida diante de nossos olhos: somos um ser alma vivente habitando em um corpo de carne e osso, não somos feitos de carne e osso, habitamos em uma armadura de carne sustentada por um conjunto de ossos interligados, portanto todo o principio da cruz nos leva a uma vida após a morte, a redenção pelo sangue e através do sangue pelo flagelo restringe-se a uma área puramente espiritual, portanto nada tem a ver no que se possa ligar-se a nossa vida material. A preocupação de Deus, e falo num sentido simbólico pois Deus não é um mero mortal para que viva se preocupando, molda-se a plena realidade do que somos e o seu plano de redenção fundamenta-se dentro deste âmbito dimensional.
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Gênesis.2:7

Continuando; a Lei do equilíbrio Edênico não pode vigorar em um coração redimido pelo Sangue de Cristo, a essência de sua influência dominante encontra-se enraizada sobre o nosso EU, uma vez este EU crucificado em Cristo à força desta Lei perde todo seu domínio predominante sobre nossa existência humana, proporcionando-nos categórica abrangência no aspecto subconsciente à plena liberdade espiritual.

OBS: Ainda que possamos nos ver envolvidos pelas casualidades variáveis desta vida e estejamos a todo momento vulneráveis a própria respectiva limitação humana é o Espírito de Cristo por meio do seu Flagelo através da cruz que nos ampara, fortalecendo-nos a continuar caminhando, sabendo "Que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." Romanos.8:28


Paulo Roberto Freitas dos Santos
Licenciado em Teologia