A LEGALIAÇÃO DO ABORTO

 

Realmente é um tema muito polêmico, mas que em minha opinião deve ser revisto, a maioria da sociedade   é contra, a religião é contra, existe e existem muitos contras, a favor mesmo são os que ganham milhões com essa  proibição, médicos, clinicas clandestinas, autoridades corruptas e não para por ai, ainda tem quem clandestinamente vende os fármacos  controlados abortivos que  não foram produzidos para esse fim e as parteiras  que além de praticar o aborto, na maioria das vezes colocam em risco a vida da matriz, lembrando que muitas dessas parteiras  sequer passou perto de qualquer curso da área da saúde.

Quando o assunto  é o aborto as pessoas pensam  em primeiro lugar na vida que esta no ventre da mulher, pensam em assassinato, discriminam totalmente a mulher, a colocam como um monstro,  não procuram saber o porque essas mulheres por muitas vezes desesperadas  procuram o aborto.

Eu não sou a favor do ato do aborto, mas sou a favor da legalização e irei explicar por que,  como eu já disse, pessoas e empresas ganham milhões com a clandestinidade, então seria muito mais eficaz a legalização, essas mulheres que buscam o aborto estão atravessando um período psicológico muito ruim,  querem se livrar de uma vida por “n” problemas na grande maioria emocionais, com a ilusão de que ali, após o ato, estarão livres de um suposto problema, o desespero por muitas vezes  é tão grande que as deixam cegas, sequer pensam em sua própria saúde, nos problemas físicos e psicológicos que virão no  futuro.             

A legalização embora polemica, ao contrario do que falam, pode ser a salvação de vidas, a salvação de matriz e produtos, e com o tempo  o fim da clandestinidade e enriquecimento ilícito.

Logico que não basta legalizar, é uma coisa mais complexa  e que deve ser planificado de maneira minuciosa.

Qual a região do pais que mais se pratica o aborto, qual a classe econômica que mais procura o aborto, quais os maiores motivos dos abortos, onde estão esses índices??? Esses índices não existem justamente por ser um ato ilegal.

Com a legalização do aborto em instituições publicas esses índices iriam ser levantados rapidamente e é ai que podemos salvar vidas com a ajuda de uma equipe multidisciplinar.

Psicólogos estariam ali para receber de braços abertos e sorrisos no rosto essas mulheres desesperadas, ouvir o porque, quais os motivos que a esta levando querer praticar o aborto e assim começar um trabalho de ajuda psicológica.

Assistentes sociais estariam preparados para  explicar sobre os benefícios que mãe e filho iriam receber gratuitamente do governo que seriam, auxílio medico gratuito, pré-natal,  medicamentos necessários e  exames, além de receberem um auxilio financeiro pré e pós parto ate a criança alcançarem um limite de idade.  

Médicos estariam preparados para acompanhar essas mulheres futuras mães  durante todo o período de pré e pós parto.

Logico que as coisas podem não sair da maneira que queremos e se depois de todo o trabalho realizado essa mulher ainda estiver disposta a se livrar de seu bebe entramos com o plano  “b”, que seria redirecionar o trabalho para uma adoção pós parto, realizando um verdadeiro trabalho de salvação.

E por fim, oferecer a essas mães de maneira a não induzi-las o procedimento de histerectomia.  

Pode ser que depois de tudo, algumas mulheres ainda queiram optar em fazer o aborto, e ela terá esse direito junto com todos os acompanhamentos médicos e psicológicos necessários,  mas com certeza se os trabalhos forem feitos da melhor maneira possível dificilmente chegaremos a um aborto.

Esse texto nada tem haver com religiões, crenças, politicas etc... acredito que  proibição do aborto leva única e exclusivamente a perdermos vidas de mulheres, fetos  e o enriquecimento ilícito, já a legalização de uma forma coerente, planificando classes sociais, regiões com maior índice, motivos etc... será a maneira  de salvarmos matrizes e produtos, diminuindo a taxa de abortos, e com o passar  do tempo acabar com a clandestinidade.

Digo não ao ato do aborto, a proibição feita por imposição, ignorância, arrogância ao enriquecimento ilicito... digo sim a legalização do aborto, a educação de maneira coerente, ao fim da clandestinidade... sim ao salvamento de mulheres e de vidas inocentes.

 

Dr. Luiz Martins.

Medico formado na Universidade de Aquino Bolívia – UDABOL.

Fisioterapeuta formado  na  Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF.