Toda injustiça terá o seu castigo

Ai daqueles que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos sem direito; que se serve do serviço do seu próximo, sem pagar e não lhe dá o salário do seu trabalho.

Jeremias  22.13.

 

 

 

O que sabemos sobre os negócios ilícitos, quais são as autoridades comprometidas com a corrupção e distanciadas da verdade? Estamos vivendo os mesmos dias dos antigos Romanos, Gregos e Israelitas, toda nossa sociedade está afundada na corrupção, já é muito difícil saber quem está falando a verdade. Nossa comunidade pode ter milhares de corruptores aliados ao sistema de corrupção, distanciados de Deus, assim como os mestres do tempo de Jesus se portavam corruptos e aplicava a lei de Deus, hoje não é diferente (Mateus 24.11-14). Jesus Cristo é Senhor, adverte, aqui, nem todas as pessoas que professam a Cristo é um verdadeiro servo, e como em toda a sociedade nem toda autoridade, pastor, missionário, policial são verdadeiramente confiáveis. Estes homens exteriormente parecem justos aos homens (Mateus 23.28). Aparecem vestidos como verdadeiros, até se vestem como ovelhas (Mateus 7.15). Podem até ter uma mensagem firmemente baseada na palavra de Deus e no seu reino, demonstram grande interesse pela salvação dos perdidos e professam amor a todas as pessoas. Parecer ser grandes ministros no serviço público e no serviço feito para Deus, líderes espirituais de renome, ungidos pelo Espírito Santo. Poderão realizar grandes feitos, milagres, ter grande sucesso diante das multidões de seguidores (Mateus 7.21-23). Todavia, estes homens são semelhantes aos falsos profetas do tempo antigo, os fariseus do Velho Testamento, longe das multidões, na sua vida particular, traiam uns aos outros, procediam com imoralidade (Deuteronômios 13.3). Vidas mantidas na imundícia (Mateus 23.27). Agiam com hipocrisia e corrupção, suas ações eram com a cúbica carnal, imoralidade, adultérios, ganância e satisfação dos seus desejos egoístas (Mateus 23.28). Os impostores conseguem uma posição de influência na sociedade, alguns iniciam sua vida na igreja com sinceridade, veracidade, pureza e genuína féem Jesus Cristo, mas, por causa da facilidade  do seu orgulho e desejos imorais, sua dedicação pessoal e amor a Cristo desaparecem lentamente.

Em decorrência disso apartam-se do reino de Deus, tornam-se instrumentos de satanás, disfarçados em ministros da justiça (1º Coríntios 6.9, Gálatas 5.19-21, Efésios 5, 5-6, 2º Coríntios 11.15). Em nossa sociedade há muitas falsas autoridades e muitos falsos mestres, pregadores que nunca foram o que parecem ser suas funções, sua mensagem é de aparências. Estão a serviço do satanás, eles estão às vezes nas igrejas, isso ocorreu desde o início da igreja de Cristo aqui na terra (Mateus 13.24.28, 36-43). Satanás tira partido da sua habilidade e influência promovendo o seu sucesso. A estratégia do inimigo é colocar-los em posição de influência para minarem a autêntica obra de Cristo.

Se forem descobertos ou desmascarados, satanás sabe que grandes danos ao evangelho advirão disso e que o nome de Cristo será menosprezado publicamente. Porque os sacerdotes empregam a linguagem piedosa para parecer bom diante do povo, assim os mantém com eleem adoração. Háfalsos mestres em toda parte, eles sabem como empregar a linguagem bíblica para comunicar o ensino anti-bíblico, na sua mensagem não geram benefícios aos seus seguidores, pois são frias e fora de sintonia, precisa de tempo para se espelhar em algo, ou mesmo em expor só ridículo. Falam de suas próprias imagens, falam de si mesmo. Os homens devem ouvir cuidadosamente o que se prega para que tenham condições de avaliar se os conceitos comunicados expressam realmente a verdade. Deus se afasta daqueles que se porta de maneira aborrecedora, Deus se afastou dos israelitas e quando compareciam com os seus rebanhos e gados a fim de oferecer sacrifícios e buscar ao Senhor, mas não haveria de achar. Deus se retirou deles por serem iníquas as suas ações. Não havia amor e fé, nem verdadeiro arrependimento. Seu coração havia sim, entregues aos prazeres do mundo. Prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar, há violência e homicídios sobre homicídios. Finalmente esta profecia foi dita para condenar o Rei Jeoaquim, pelos seus pecados cometidos contra os filhos de Israel, era um rei injusto e opressor. Quando ocorreu a primeira invasão a Jerusalém por Nabucodonosor, Jeoaquim foi levado a Babilônia e posteriormente solto, na sua morte não teve um enterro digno, sua sepultura foi fora de Jerusalém. Volte-se para Deus que te ama, veja que a injustiça tem um preço caro, por causa dos crimes sociais cometidos pelo rei Jeoaquim, foi sepultado em sepultura de jumentos, como quem joga fora um rato podre, arrastando e jogando fora das portas de Jerusalém. Toda injustiça terá o seu castigo.

 

Espedito Siqueira dos Santos