A Intervenção Psicopedagógica nas Empresas:
"A Relevância da Construção de Métodos
Profiláticos e Assertivos que visem a
Erradicação do Fenômeno Assédio Moral"

18 de Junho de 2011
ANA CRISTINA DA MOTTA

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo Da Vinci


INTRODUÇÃO:

A apresentação deste trabalho se fundamenta nas emoções e sentimentos do indivíduo, acreditando que são fatores desencadeantes da vitimização de um trabalhador, como também, as características de crueldade do agressor.

Antes de iniciarmos as ações que cabem a Psicopedagogia, traçaremos idéias e conceitos sobre este fenômeno, assédio moral.
As seguintes definições ilustram os riscos que o trabalhador e a trabalhadora estão sujeitos, podendo comprometer a qualidade de seu labor, de sua saúde mental, física e social.

Burnout é uma síndrome caracterizada pelo esgotamento físico, psíquico e emocional, em decorrência de trabalho estressante e excessivo. É um quadro clínico resultante da má adaptação do homem ao seu trabalho.
Hudson Hübner França (1987)

Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Wikipédia

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
Wikipédia

"Pode ser visto como o Assédio na ótica do trabalhador".

A EXPLICITAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL:

Gestos, condutas abusivas e constrangedoras, humilhar repetidamente, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar, ironizar, difamar, ridicularizar, colocá-los/as em situações vexatórias, controlar o tempo de idas ao banheiro, tornar público algo íntimo do/a subordinado/a, não explicar a causa da perseguição, entre demais condutas...
O assédio moral no trabalho não é um fato isolado, ele se baseia na repetição ao longo do tempo de práticas vexatórias e constrangedoras.
O assédio moral também se direciona ao assédio sexual, o poder de uma chefia em relação ao seu subordinado ou subordinada.
Visíveis em situações verticais ? chefia sobre o subordinado e horizontal ? entre colegas de trabalho.

Elencamos algumas patologias que podem se desenvolver e degradar o trabalhador e o ambiente de trabalho.

CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL SOBRE A SAÚDE E A VIDA:

? Depressão/Ansiedade/Isolamento;
? Conflitos Pessoais/Financeiros;
? Diminuição da Capacidade de Atenção, Concentração e Memorização;
? Desinteresse/Desmotivação/Descompromissos;
? Tabagismo/Dependência Química/Alcoolismo;
? Sensação Negativa em Relação ao Futuro;
? Insônia/Hipersonia;
? Sentimentos de Culpa e Pensamentos Suicidas;
? Transtorno Alimentar;
? Cefaléia;
? Redução da Libido/Baixa Estima;
? LER/DORT;
? Tentativa de suicídio e suicídio...

CITAÇÕES

A reflexão sobre os conflitos que se constroem nas relações de trabalho e as possíveis patologias, nos remetem ao cuidado com as emoções e sentimentos individuais que são entendidos como fatores de vulnerabilidade ou a capacidade de auto proteção.

Para explicar melhor esta interpretação, citamos os seguintes estudos:
"... vulnerabilidade refere-se a uma predisposição individual para apresentar resultados negativos no desenvolvimento, ou seja, aumenta a probabilidade de um resultado negativo ocorrer na presença de um risco" (Masten & Garmezy, 1985).

"... Já os fatores de proteção, ou mecanismos de proteção, são aqueles que numa trajetória de risco modificam o rumo da vida do individuo para um final mais adaptado. Por isso, os fatores de proteção podem não ter efeito se não existe um estressor, pois a função é modificar a resposta do individuo a situação de risco" (Rutter, 1987)

Resiliência é o conceito oriundo das ciências exatas, as quais o definem como sendo a energia de deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações permanentes; materiais diferentes podem sofrer diferentes módulos de resiliência. (Yunes & Szymanski, 2001).

Na medicina o termo representa a capacidade de uma pessoa resistir às doenças, infecções e intervenções, com ou sem ajuda de medicamentos. (Tavares, 2001).

Diante desta premissa, entendemos e acreditamos no indivíduo como ser dotado de capacidade de transformação e em condições de intervenções pedagógicas eficazes para a conquista da auto estima e qualidade de vida.
A seguir alternativas para esta construção.

ALGUMAS SUGESTÕES DO QUE A VÍTIMA DEVE FAZER:

? Resistir: anotar com detalhes todas as humilhações sofridas (tempo, agressor, testemunhas...).
? Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas.
? Exigir por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao D.P. ou R.H e da eventual resposta do agressor.
? Procurar seu sindicato e relatar o acontecido para diretores e outras instancias como: médicos ou advogados do sindicato assim como: Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina (ver Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1488/98 sobre saúde do trabalhador).
? Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo.
? Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania. http://www.assediomoral.org/spip.php?article9

OBJETIVOS DO TRABALHO:

Enfatizar as ações compatíveis com a atuação do Psicopedagogo nas Empresas, a reflexão sobre os riscos das doenças profissionais, bem como, construir idéias que minimizem este fenômeno através da avaliação dos efeitos prejudiciais no trabalhador e seu empregador. Esta conduta exige do profissional o conhecimento do funcionamento dos grupos, do histórico e cultura da organização, como também, o desenvolvimento administrativo, pois trabalhar com grupos é estar permanentemente administrando conflitos.

COMO ATUAR?

Trabalhar em Equipe Multidisciplinar, a qualidade das ações está vinculada ao trabalho coletivo, a construção em Equipe.
Avaliar e controlar a aprendizagem, participar na qualidade nos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como, levantar o diagnóstico organizacional, dando subsídios significativos e perfis específicos, estabelecer princípios didáticos aos treinamentos. É utilizar possibilidades criativas e eficazes através da reflexão grupal, conseguir uma real transformação do indivíduo, e isso é aprendizagem.
"Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há aí uma pedagogia." Libâneo, (2001, p.116)


O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DENTRO DO AMBIENTE EMPRESARIAL

? Promoção da Educação Permanente, valorizar as potencialidades dos trabalhadores, reciclagens, treinamentos, gestão de pessoas;
? Participar da elaboração dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários;
? Discutir e Promover a Diminuição dos Agravos com eficácia dos Equipamentos Específicos Utilizados pelo trabalhador;
? Ações que alterem o ambiente de assédio, mobilizando os grupos de trabalhadores e chefias para o apoio solidário;
? Ações que Garantam a Motivação do Profissional para a Qualidade no Trabalho;
? Ações que Contribuam para a Diminuição do Sofrimento Causado por Patologias Instaladas, encaminhamentos ? Referências e Contra Referências;
? Participar da Readaptação de Função quando necessário;
? Ações conjuntas com Sindicatos de Classe e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador;
? O Pedagogo Empresarial precisa de uma formação filosófica, humanística e técnica sólida a fim de desenvolver a capacidade de atuação junto aos recursos humanos da empresa;
? Apresenta condições de ajudar a empresa na elaboração de declaração de sua missão, em que constem suas metas e aspirações, seus valores, sua cultura e estratégias a serem utilizadas, envolvendo funcionários e colaboradores. Este documento deve conter a declaração de valores e princípios éticos da empresa, como solidariedade, honestidade, justiça, compromisso, respeito ao próximo, integridade, lealdade. A Pedagogia trabalha com a gestão participativa na escola, que pode ser devidamente adaptada à empresa;
? A Pedagogia Empresarial vem para dar suporte tanto em relação à estruturação das mudanças quanto em relação à ampliação e a aquisição de conhecimento no espaço organizacional, promove e reconstrói conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe, autonomia emocional e cognitiva;
? O profissional neste segmento pode focar seu trabalho em duas direções: no funcionário ou no produto/serviço, adequando a linguagem comercial ao tipo de produto oferecido;.
? A necessidade de se trabalhar a pessoa de forma integral, buscando mudanças quando preciso no comportamento deste ser humano e não olhá-la como uma peça dentro da empresa Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem e aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:

"é o conjunto de ações de uma empresa
que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e
inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando
propiciar condições plenas de desenvolvimento
humano para e durante a realização do trabalho"
Ana Cristina L. França (1996)


FATORES DE QUALIDADE:

? Renda
? Vida emocional
? Orgulho pelo trabalho
? Respeito aos direitos
? Uso do seu potencial
? Auto-estima
? Justiça nas recompensas
? Imagem da empresa junto a sociedade
? Equilíbrio entre trabalho e lazer
? Horários e condições de trabalho
sensatos
? Oportunidade e perspectiva de
carreira
Edina de Paula B. Sucesso (1998)


BIBLIOGRAFIA

Algumas sugestões do que a vítima deve fazer. http://www.assediomoral.org/spip.php?article9. Acesso em: 11 mai. 2011. 9h30?.
Assédio Moral. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%A9dio_moral. Acesso em: 11 mai. 2011. 9h30?.
Bullying. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulliying. Acesso em: 11 mai. 2011. 9h30?.
CARVALHO, M. O. de. Intervenção Psicopedagogia nas Empresas: a relevância da construção de métodos profiláticos e assertivos que visem à erradicação do fenômeno assédio moral. Revista Psicopedagogia. p.313 ? 323. 2009. Acesso em: 11 mai. 2011. 9h30?.
FRANÇA, H. H. Disponível em: http://www.prt18.mpt.gov.br/eventos/saude_mental_palestras/pereira/tsld003:htm. Acesso em: 10 mai. 2011. 10h50?.
FRANÇA, A. C. L. Disponível em: http://www.prt21.mpt.gov.br/fepmat/gustavo_franco.ppt. Acesso em: 10 mai. 2011. 13h05?.
Leitura disponível em: http://www.profjoaobeauclair.net/visualizar.php?idt=1235591.Acesso em: 11 mai. 2011. 8h30?.
Leitura disponível em: http://www.assediomoral.org/.Acesso em: 11 mai. 2011. 8h30?.
LIBÂNEO. A Pedagogia Empresarial e as Práticas Pedagógicas dentro da Empresa.Editora, 2001. p.116.Acesso em: 11 mai. 2011. 9h30?.
RUTTER. Disponível em: http://hortacomunitaria.org.br/blog/arquivos/resiliencia.pdf.Acesso em: 11 mai. 2011. 8h35?.
SUCESSO, E. de P. B. Disponível em: http://www.prt21.mpt.gov.br/fepmat/gustavo_franco.ppt.Acesso em 10 mai. 2011. 9h30?.
TAVARES. Disponível em: http://hortacomunitaria.org.br/blog/arquivos/resiliencia.pdf.Acesso em: 11 mai. 2011. 8h40?.
VINCI, L. Da. Disponível em: http://pensador.uol.com.br?autores?LeonardodaVinci-.Acesso em: 10 mai. 2011. 10h20?.
YUNES; SZYMANSKI. Disponível em: http://hortacomunitaria.org.br/blog/arquivos/resiliencia.pdf.Acesso em: 11 mai. 2011. 8h30?.