FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE 

SHEILA FABIANA DE PONTES CASADO 

TEMA: A INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO: O FAZER DO PROFESSOR

1 INTRODUÇÃO
É impossível não perceber os impactos e as mudanças provenientes das influências midiáticas na sociedade e consequentemente no âmbito escolar, que consideramos o centro das representações mais diferenciadas dos comportamentos das crianças e diante deste cenário as mídias podem contribuir significativamente para o aprendizado das mesmas.
Tais mudanças mexem com um estado de educação que se faz parado no tempo por décadas, onde o professor era o centro e os aprendizes foram vistos muitas vezes como depósitos e para que as TICs possam ingressar como recurso didático faz-se necessário uma adaptação a métodos, visões, valores e reconhecimento do objeto estudado. Fala-se tanto nas escolas de face book, watts app, Google, rede mundial de computadores e que na internet é composta por uma amplitude de informações quase infinita, e nós como escola não podemos está alheios a linguagem que predomina em nossas crianças, pois a construção dos conhecimentos e de valores se inicia justamente pelo que representa significado para nossas vidas. Mas, como este vasto caminho pode indicar o norte a ser seguido? Behrens (2008, p. 99) salienta que:
O uso da Internet com critério pode tornar-se um instrumento significativo para o processo educativo em seu conjunto. Ela possibilita o uso de textos, sons, imagens e vídeo que subsidiam a produção do conhecimento. Além disso, a Internet propicia a criação de ambientes ricos, motivadores, interativos, colaborativos e cooperativos.
O nosso objetivo é saber que o fazer do professor, não pode está hoje arraigado a métodos antigos de repetição e memorização. É certo que não dispomos de equipamentos para que trabalhemos individualmente em nossas salas cada aluno com o seu, mas sabemos que por mais simples que o aluno seja, tem acesso a algum tipo de mídia eletrônica e assim, adentram a informação de forma rápida e insegura e a escola não pode fazer de conta que as coisas estão bem como estão ignorando tais mudanças. O fazer do professor possui papel singular de modo que sua interferência através de conversas, seleção dos conteúdos e atividades que contenham o uso das mídias, possam contribuir para que estes alunos consigam enxergar os recursos midiáticos como fonte de produção de conhecimento e crescimento mútuo, selecionando e diferenciando a utilidade das informações existentes buscando contemplar a ludicidade e privilegiar a produção do conhecimento de forma global, onde independente do grupo social que faça parte, tenhamos um ser social ativo, crítico e participativo, pois devemos reconhecer que as tecnologias abrem as portas para comunicação e interação sem fronteiras.
O projeto será desenvolvido no Colégio Municipal José Eudenício Correia Lins, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. A escola possui um número expressivo de estudantes, 826 alunos que estão divididos em 27 turmas da modalidade Ensino Fundamental II de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, que após seleção tornar-se-ão nosso objeto de estudo na busca por estratégias de ensino que venham contribuir para o desenvolvimento de forma integral.