INTRODUÇÃO

A disciplina Didática I tem uma significativa importância na formação e desenvolvimento do aluno. Enquanto um campo específico de conhecimento, procura identificar e analisar as competências e saberes dos professores, assim como introduzir os estudos referentes na base educacional, pedagógicos, políticos, sociais, econômicos, culturais, etc. Procura propor um estudo interdisciplinar e pedagógico envolvendo várias áreas de conhecimento, uma vez que procura enquadrar esses conhecimentos de modo objetivo e especifico.
A Didática estuda as normas, os conteúdos, as condições e os mecanismos do processo de ensino com a finalidade educacional. Busca também passar para o aluno as reflexões críticas e construtivas sobre as relações que existem entre o campo educacional e a realidade cotidiana em sociedade.
Nesse contexto, o roteiro dessa pesquisa foi desenvolvido na forma de análise e descrição de aulas mediante observação, entrevistas e participação, com o intuito de problematizar e também questionar as formas e normas do processo pedagógico observado dentro da escola.
Essa pesquisa faz parte da disciplina Didática I, do curso de licenciatura em Ciências Sociais, oferecido pela Universidade Federal do Ceará. Ela tem como objetivo de oferecer o aluno/pesquisador mecanismos de analisar e observar as características e peculiaridades do trabalho docente, assim como compreender o papel dos professores e dos alunos nas escolas. Além disso, oferece ao aluno/pesquisador a oportunidade de articular teoria e a prática aprendidas durante as aulas oferecidas pela Universidade, assim como aplicar esses conteúdos e métodos em funcionamento.
O roteiro dessa pesquisa foi oferecido pela Universidade Federal do Ceará-UFC, da disciplina de Didática, e constou de entrevistas com os alunos e professores do Ensino Médio ou Fundamental, no qual direcionei essa minha pesquisa para o Liceu Conjunto Ceará, uma escola que se localiza no bairro de mesmo nome. A escola possui aproximadamente 1700 alunos, com a faixa etária de 13 a 17 anos.

METODOLOGIA

O desenvolvimento dessa pesquisa passou por etapas, nas quais as informações e dados foram analisados e relacionados. Primeiramente foi feita consulta bibliográfica de autores que trabalham com temas pertinentes à questão educacional e de pesquisa. As principais fontes bibliográficas foram: A educação após Auschwitz de ADORNO (1986), Inteligências - Um Conceito Reformulado. O Criador de Inteligências Múltiplas Explica e Expande Suas Idéias com Enfoque no Século XXI, de GARDNER (2001), Metodologia da Pesquisa, Abordagem Teórica-Prática de PÁDUA (200), Manifesto Interdisciplinar: Teorias dos significados da Vida Humana de PHENIX (1987). A partir da leitura desses e de outros autores foi possível elaborar e construir o quadro teórico da pesquisa.
Em segundo momento, realizei também um dos mecanismos mais fundamentais e importantes, que foi a visita ao ambiente da escola, no qual foi possível realizar entrevistas com os alunos, que foram registradas e utilizadas como fonte de informações, consulta a relatórios técnicos e escolares, observação direta do cotidiano escolar, análise documental escolar, especialmente do planejamento das aulas dos professores. Todos esses mecanismos serviram e ajudaram para compreensão do assunto a ser pesquisado e questionado.
A pesquisa foi desenvolvida por meio de análises, descrição, entrevistas com vários alunos e professores de várias disciplinas, como: professores da Historia, professores de Sociologia, Filosofia, Matemática, Física, Química, Geografia, Biologia, etc. Independentemente das entrevistas, foram aplicados também questionários para os alunos responderem, a fim de o pesquisador problematizar, analisar e questionar as normas do processo pedagógico observado na escola durante as entrevistas e levantamento de dados.
Assim foram realizados questionários e também entrevistas abertas, onde os entrevistados tanto alunos assim como professores podiam abordar e falar de outros assuntos em relação à escola e a educação. Depois da obtenção e recolhimento dos dados, foram selecionadas propostas e respostas dos alunos e dos professores. No entanto percebemos que 70% das respostas focalizavam no mesmo conteúdo e são muitas das vezes parecidas. Além disso, eu como estagiário na escola, presenciei e assisti várias aulas e apresentações dos alunos.

CARATERÍSTICAS E ESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO

O Liceu Conjunto Ceará foi criado no ano de 1998 e é mantido pelo governo do Estado do Ceará. Fica localizado no bairro Conjunto Ceará, na periferia de Fortaleza, em frente a uma igreja evangélica com a denominação - Igreja Universal de Reino de Deus; ao lado esquerdo da escola, se encontra uma lanchonete.
Segundo informações do diretor, o corpo docente da escola é composto por 53 professores que fazem partes dos professores e alguns profissionais concursados em varias áreas do ensino superior e universitário, além de alguns coordenadores pedagógicos. Ela possui uma entrada que é freqüentemente vigiada por um funcionário encarregado pela observação da entrada e assim como a saída das pessoas estranhas.
O Liceu funciona num enorme lugar e com um pátio no meio onde são realizados os eventos escolares e onde os alunos também costumam ficar muitas das vezes quando estão de recreio. As turmas são poucas amplas e espaçosas com carteiras não muito bem conservadas e com quantidade insuficiente para os alunos. É uma escola de Ensino Fundamental e Médio que funciona a partir de manha até a noite, das 07h30min ás 22: horas da noite e oferece a partir da 1ª, 2ª e 3ª series.
A escola tem uma estrutura de dois andares, onde no primeiro andar estão localizados vários departamentos e salas tais como: 9 salas de aula com 48 alunos cada, um laboratório de informática II, um laboratório de biologia, uma sala onde são guardados os matérias para faxina, um auditório, uma sala de arquivo morto, banheiros para os alunos da escola, uma sala de esporte mecanografia, laboratório da informática I, laboratório da física e uma cantina grátis com uma copa.
Já no segundo andar, a estrutura da escola é composta por seguintes divisões: Uma coordenação pedagógica da escola, uma secretária, 13 salas de aula, uma diretória, um almoxarifado, um sala de material didático, um laboratório da informática I, dois banheiros para funcionários da escola, uma bebedeira, uma sala de música, um laboratório da química e uma sala de artes. Enfim por ser uma escola com características ainda novas, a estrutura da escola se encontra num estado bem conservado, sem manchas de rachaduras ou algum perigo que possa ameaçar a escola. Todas as salas de aula onde eu apliquei o questionário, aparentemente estão em condições adequados para um bom funcionamento da aula.

DESCRIÇÃO E OBSERVAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A PESQUISA

Desde ano de 1998, quando foi fundada o Liceu Conjunto Ceará as atividades escolares e práticas pedagógicas sempre fazem parte do programa da escola, e com o tempo foram criados e ampliados outros programas pedagógicos e curriculares conforme a necessidade do governo e das diretrizes escolares estabelecidos pelo Ministério da Educação ? MEC. No Liceu Conjunto Ceará, as atividades curriculares e extracurriculares são várias, onde cada professor ou professora procura organizar e abordar cada conteúdo de forma mais nítida a fim de que os alunos possam compreender.
No que se referem às atividades que favorecem o desenvolvimento da habilidade para raciocínio dedutivo e soluções de problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos, essas atividades muitas das vezes acontecem nas aulas das disciplinas como: Matemática, Química, Física. Nessas aulas, os professores passam as tarefas para os alunos exercitarem e resolverem na turma ou alguns professores preferem passar as tarefas e trabalhos para eles resolverem em casa.
Nas aulas de Química e Física cada uma dessas disciplinas contém laboratórios de pesquisa, no qual os alunos têm cada aula de prática e de análises experimentais envolvendo elementos químicos e físicos. O laboratório da física fica no primeiro andar da escola e da química fica no segundo andar.
Já em relação à atividade pictórica ou aulas de desenho, segundo as informações que obtive tanto por parte dos alunos assim como por parte dos professores, essa atividade é mais visível no primeiro ano ou na semana cultural. No terceiro ano existem poucas atividades relacionadas a esse respeito, mas alguns professores passam algumas atividades que muita das vezes envolve desenho e pintura. Mas a freqüência maior de atividade pictórica são mais presentes durante a semana cultural ou no período da gincana, onde os alunos aproveitam as oportunidades para desenhar e pintar.
Uma das atividades muito presente na escola é a música e a dança. Eu como sendo estagiário da escola observei muitas aulas de musica e dança. A escola possui uma sala de música que fica situado no segundo andar do Liceu. Nessa sala de música, os alunos desenvolvem atividades musicais, danças e teatro, no qual muitos alunos produzem peças musicais e teatrais como: clipes, pagode, rap, hip hop, forró, etc. Os alunos também são oferecidos aulas de violão. Portanto são vários tipos de projetos e arranjos musicais que os alunos criam e produzem.
Nessa escola do Ensino Médio, a atividade para o desenvolvimento da competência intrapessoal acontece várias vezes. A direção escolar realiza a cada final do ano ou semestre atividades como gincana, semana cultural e entre outros. Durante o período da gincana, cada aluno escolhe um tema ou um assunto e apresenta. Essas atividades são realizadas em forma de prova, mas forra da grade curricular do aluno.
Através dessa tarefa, os alunos demonstram e manifestam as suas habilidades e competência intrapessoal, como: dança, pintura, apresentação do teatro, poesia, desenho, feira de ciências, onde os alunos produzem maquetes, corpo humano, etc. São vários tipos de atividades desenvolvidas durante esse período.
Em relação ao trabalho de grupo, essa atividade faz parte do Estatuto e do regimento interno da escola. Cada disciplina escolar tem seus programas para atividades em grupo. Todos os docentes da escola passam os trabalhos em grupos, onde cada professor vai aplicar trabalho de acordo com a sua metodologia. Alguns professores e professoras deixam os alunos ministrarem as aulas e apresentarem os trabalhos em dupla ou mais.
No Liceu conjunto Ceará os conflitos entre os alunos são resolvidos primeiro pelo professor e depois encaminhados pela coordenação pedagógica. Alguns professores procuram resolver os conflitos sem encaminharem para a direção escolar, mas alguns deixam a direção escolar pedagógica resolver o caso. Aqui existe uma contradição. Alguns alunos me informaram que às vezes boa parte dos professores encaminha o caso diretamente para a coordenação pedagógica.
Os desenvolvimentos lingüísticos são muitas das vezes contextualizados. A maioria das disciplinas, os alunos avaliam as figuras, os sinais e a linguagem. São feitas muitas atividades desse tipo onde os alunos vão tentar desenvolver e interpretar as figuras e os sinais. A outra forma também de desenvolver as atividades lingüísticas, são através das apresentações dos seminários em dupla, individual e muitas das vezes os alunos ministram as aulas e elaboram os discursos.
No que se trata sobre as atividades esportivas, como, handebol, basquete, futsal, voleibol, futebol e movimentos do corpo, a escola contém programas de educação física, jogos interclasses, desafios escolares. A escola possui uma vila olímpica, um campo de futebol onde os alunos realizam atividades de competição escolares e desafios entre as turmas de vários turnos.
O liceu conjunto Ceará, também aborda sobre os assuntos transcendentais onde são levantadas as questões da vida e da morte e propósito da nossa existência. No liceu, não existe uma disciplina especifica para esses assuntos ou um tema relacionado a esse respeito. O assunto que aborda essa temática são muita das vezes discutidas e ensinadas nas aulas da filosofia, da história ou da sociologia. Como sendo um tema interdisciplinar, a partir dessas disciplinas é que são analisadas e abordadas essas matérias. Por ser uma escola do governo, o ensino é laico, razão pelo qual não tem uma disciplina da religião que poderia tratar esse tema profundamente. Mas as três disciplinas acima citadas são responsáveis nessa matéria.
Durante todas as atividades escolares, os professores do Liceu Conjunto Ceará, são reservados horários especifico onde eles e a direção escolar planejam as suas aulas e as suas atividades escolares e pedagógicas. Esse encontro é chamado de encontro pedagógico, normalmente ocorre em cada período ou semestre do ano. Nesse evento pedagógico, os professores discutem e reorganizam os seus projetos e programas do ensino.


BIBLIOGRAFIA

ADORNO, T.W. Educação Após Auschwitz. Trad. De AlDO ONEST. In: COHN, G. (org.). THEODOR W. ADORNO. Col. Grande Cientista Sociais. São Paulo, Ática, 1986.
GARDNER, H. Inteligências - Um Conceito Reformulado. O Criador de Inteligências Múltiplas Explica e Expande Suas Idéias com Enfoque no Século XXI. Ed. Objetiva, Rio de Janeiro, 2001.
FONSECA, J.J.S. Metodologia da Pesquisa, Ed. Euce. Fortaleza, 2002.
PÁDUA, E.M.M. Metodologia da Pesquisa, Abordagem Teórico-Prática, 13ª edição, Ed. Papirus, Campinas, São Paulo, 2004.