A INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS: UMA NOVA RELAÇÃO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM

Mara Lisiane Sievert[i]

O presente texto objetiva realizar uma reflexão acerca da interação nos ambientes virtuais, para isto, procurou-se respaldo em alguns teóricos que discutem essa temática, o que possibilitou a desmistificação do assunto. Desta forma, para discutir sobre este tema é preciso, inicialmente, analisar as mudanças que estão ocorrendo com a educação.

A sociedade está cada vez mais envolvida com conexões de comunicação, saber e interação. As tecnologias trouxeram novas formas de mediatizar e facilitar o conhecimento. O ensino a distancia é um exemplo claro de interlocutor desse processo, que surgiu para contribuir com a ampliação de conhecimentos, uma vez que, democratiza o acesso ao conhecimento. Assim sendo, usa-se a tecnologia, especificadamente, em ambientes virtuais de aprendizagem, onde evidenciamos as novas formas de aprender a aprender.

Nesta nova perspectiva o aprender não tão mais, apenas, com a transferência de conhecimentos de maneira passiva como ainda observamos em muitas instituições. Contudo uma nova modalidade de relação do ensino com o saber, que poderão ocorrer por meios assíncronos e síncronos e constituídos coletivamente. Frente a essas possibilidades é imprescindível adotarmos uma nova postura que evidencie expressivamente esse processo.

É preciso lembrar que a aprendizagem nos ambientes virtuais não se edifica significativamente sem a interação. É neste espaço que o indivíduo irá ressignificar seus conhecimentos mediante a interação criada pelo tutor. Assim, para que esse processo aconteça é competência dos tutores mediarem através de ferramentas tecnológicas a construção do conhecimento, tanto ao professor, auxiliando-o a reflexão de uma nova concepção pedagógica como ao aluno, que está aprendendo a aprender socializando e re-construindo saberes.

Diante do exposto, os ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam uma pedagogia de ensino-aprendizagem, na qual, a interação, é instrumento importante como potencializador da (des) construção de conhecimentos.

Referências:

Refletindo sobre a interação social em ambientes virtuais de aprendizagem. Encontrado em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a08_intereacao_social.pdf Acesso em 24 de setembro de 2009.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.


[i] Pedagoga e Especialista em Educação na área de Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Pelotas.