A Interação das Tecnologias na Prática Educacional

                                                                                                                         [email protected]

Segundo a nossa Lei de Diretrizes de Bases (LDB) propõe-se uma pratica educacional voltada à realidade do mundo ao mercado de trabalho, a inserção do ser ao meio. Com isso as utilizações das tecnologias no mundo atual estão em todas as exigências de mercado. Alem disso o mundo nunca esteve tão antenado de informações em um espaço de tempo tão curto. E a escola tem o papel importante nessa integração de tecnologias.

As escolas públicas e privadas atualmente têm disponível acesso de diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem. Começam então o grande desafio de saber como usar pedagogicamente as mídias. Daí a ação pedagógica de como usar para que usar? A internet, vídeo, projetor, câmeras etc.

Então entra o trabalho interdisciplinar que o professor tem que está desenvolvendo e assim favorecendo ao aprendizado contextualizado do aluno. Para isso é comum o professor desenvolver em sala de aula uma prática tradicional, ou seja, aquela comum de como sua experiência profissional é transmitida um conteúdo e depois fazendo a integração de mídias na prática pedagógica.

A favor do professor, esses têm o aluno cheio de disposições e interesses por projetos e atividades que utilizem recursos tecnológicos. Pois o ato de gostar equivale ao ato de querer conhecer, ou seja, tem - se mais chance de explorar a aprendizagem do aluno quando propõe - se atividades que tenham significados para ele.

Um exemplo é que praticamente duas décadas atrás, quando se falava nas aulas de historia sobre A Segunda Guerra Mundial os alunos tinham uma visão. Hoje com todos os recursos de Internet os alunos podem visualizar e entender de outra forma. Desde década de 80 tem havido um enorme investimento nas mudanças de paradigmas na educação e com isso vem-se tratando de formação e inserção de tecnologias nas escolas fazendo assim a integração de aprendizagem, tornando o ensino, mais personalizado, mais flexível e com a portabilidade graças à internet.

E também essa integração de tecnologias melhora cada dia mais a maturação, a compreensão, a concentração, a participação, a organização, a criatividade, a eficiência, e o entusiasmo tanto do professor quanto do aluno.

Concluindo - se que quando mais for investida na inserção das novas tecnologias mais interação será vista pelos professores e aprendizagens para os alunos.