A Inteligência como capacidade individual

 

 MARANGÃO, Eliana Dias; Acadêmica do 4º semestre do curso de Psicologia da Faculdade de Quatro Marcos-FQM.

 

Palavas-chave: Inteligência. Capacidade de Adaptação. Capacidade Individual.

 

Introdução:

Concepções de inteligência incluem a qualidade de adaptar-se a situações novas e aprender com facilidade. Adaptar a novos ambientes.

Considerar um indivíduo inteligente ou a capacidade de se adaptar a situações relativamente novas ou, capacidade de aquisição de novos conhecimentos.

Portanto, a inteligência, para ser estimulada, deve-se tornar observável. Esta capacidade humana foi então, decomposta em inúmeros aspectos e manifestações. Nos não observamos diretamente a inteligência, mas podemos medi-la através dos comportamentos humanos, que são expressões da capacidade cognitiva.

Assim, “vemos” e medimos a inteligência das pessoas através de sua capacidade de verbalizar idéias, compreender instruções, perceber a organização espacial de um desenho, resolver problemas, adaptar-se a situações novas, comportar-se criativamente frente a uma situação.

A inteligência, nesta abordagem, seria um composto de habilidades e poderia ser medida por meio dos conhecidos testes psicológicos

 

Ambiente e Inteligência Medida

Os cientistas sociais sabem que diferentes ambientes fomentam diferenças entre indivíduo na inteligência medida. Veja os indivíduos com o mesmo grau de semelhança hereditária: gêmeos idênticos e irmãos, por exemplo. Quando ambos são criados juntos, geralmente têm desempenho mais semelhante em testes mentais do que se tivessem sido criados separadamente.

Embora a influência do ambiente sobre a inteligência não seja questionada, é interessante destacar precisamente o que o ambiente faz á capacidade mental. Há diversos problemas a notar. As crianças geralmente crescem ao lado de seus pais biológicos, de modo que fatores hereditários e experiências estão agindo ao mesmo tempo. As intenções genético-ambientais ativas, passivas e evocativas que acabamos de descrever tornam difícil desmembrar os dois tipos de influências. E há ainda outro problema importante: condições ambientais diferentes misturam-se, e isolá-las é uma tarefa difícil. Considere apenas algumas das influencias físicas e sociopsicológicas que sabidamente afetam a inteligência medida.

 

Influências Genéticas

Há fatores que aponta para um efeito do ambiente. Gêmeos fraternos, que não são geneticamente mais parecidos que outros irmãos, mas tratados de uma maneira mais parecidos que outros irmãos, mas tratados de uma maneira mais parecida por serem da mesma idade, tendem a ter pontuações mais similares que os outros irmãos.

Ao procurarem separar genes e ambiente, pesquisadores também especularam se crianças adotadas e seus irmãos partilham aptidões similares, graças ao ambiente partilhado. Durante a infância, a pontuação dos testes de inteligência de irmãos adotados tem uma correlação modesta.  Mas com a idade as semelhanças mentais desaparecem, á medida que definha o efeito de criação comum; na vida adulta, a correlação aproximada é zero. Essas descobertas contradizem a crença generalizada de que, à medida que acumulamos experiência de vida, aumenta a influencia ambiental em traços como a inteligência.

 

Criatividade e Inteligência

Criatividade é a habilidade de produzir idéias que são novas e valiosas. Em cada uma, criatividade significa expressar temas familiares de novas maneiras.

Os resultados dos testes de inteligência e criatividade sugerem que certo nível de aptidão é necessário para a criatividade, embora não seja o suficiente. Em geral, as pessoas com pontuações altas de inteligência se saem bem nos testes de criatividade.

Os Experimentos de Amabile (1987) demonstraram que os ambientes criativos também liberam as pessoas da preocupação com a aprovação social. Em um experimento, ela pediu a estudantes universitários que fizessem colagens de papel, avisando antes á metade que especialistas avaliaram o trabalho. Os que não sabiam que seu trabalho seria avaliado produziram colagens que os juízes consideraram depois mais criativas. Sem estar preocupado coma avaliação, eles se sentiram mais livres para ser criativos.

 

Considerações Finais

Os psicólogos debatem se devemos definir a inteligência como uma capacidade cognitiva inerente, um nível adquirido de desempenho intelectual ou uma qualidade atribuída, que está como a beleza, no olho de quem a contempla.

Inteligência é um conceito construído socialmente – algo que inventamos para explicar por que algumas pessoas têm desempenho melhor do que outras em tarefas cognitivas. A maioria dos especialistas considera a inteligência como capacidade de uma pessoa para o “comportamento adaptável orientado para um objetivo”. O comportamento inteligente reflete uma capacidade para se adaptar, aprender com a experiência, resolver problemas e raciocinar com clareza.

 

 Bibliografia:

 

BOCK, Ana Mercês Bahia.Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia/Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lurdes Trassi Teixeira. 13. ed. Reform. E ampl. – São Paulo: Saraiva, 2002.

 

DAVIDOFF, Linda L.Introdução á Psicologia: 3. ed.Tradução: Lenke Perez; revisão técnica: José Fernando Bittencourt Lômaco. Título original: Introduction To Psychology: Third Edition. São Paulo: Makron Books, 2001.

 

MYERS, David. Introdução á Psicologia Geral.Tradução: A.b. Pinheiro De Lemos; revisão técnica: Claudia Henschel De Lima. 5. ed. JC Livros Técnicos E Cientifios Editora. – Rio de Janeiro: Travessa do Ouvidor, 1999.