A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS: COMPUTADOR, INTERNET, E ORKUT NO ENSINO APRENDIZAGEM DO PERÍODO LITERÁRIO BARROCO.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Altina Costa Magalhães

PÚBLICO ALVO

Neste trabalho o público a ser envolvido, são alunos do 1º Ano do Ensino Médio.

JUSTIFICATIVA

É necessário levar os educandos a abraçarem as mídias, permitindo a reconstrução na escola de uma nova forma de ensinar e aprender, de ler e escrever integrando as mídias e conteúdos curriculares em uma perspectiva de aprendizagem significativa com elos entre conhecimento, leitura, tecnologia. Sob esta ótica o aluno sujeito ativo do processo aprende ao pesquisar, ler, refletir, questionar, experimentar, inferir, aplicar conhecimentos e representar o pensamento através das diversas formas de linguagem.
O uso das TICs transforma o ambiente escolar e o processo de desenvolvimento dos alunos, pois estas incitam nos mesmos a curiosidade, a observação, a participação, o domínio e a socialização do conteúdo e a conexão com o mundo além dos muros da escola. Assim pensou-se em desenvolver uma proposta de trabalho que possa promover um salto na qualidade da leitura e escrita dos alunos do Ensino Médio - 1º Ano - para que estes possam ler e escrever com mais desenvoltura e segurança o que certamente ampliará seus horizontes.
No caso específico desta proposta que integra o computador, a internet e o Orkut para possibilitar a compreensão do conteúdo "Barroco em Portugal e no Brasil" através da "navegação" no espaço virtual em busca do conhecimento, fato que torna os alunos mais motivados a aprender e as aulas de Literatura mais dinâmicas. Serve também para mostrar que as redes de relacionamento como o Orkut podem servir ao propósito de educar. Neste contexto é importante que os alunos compreendam que o processo de evolução da língua e da linguagem acontece também quando as pessoas se comunicam através destas redes de relacionamento disponíveis na mídia e assim promovem o acesso ao mundo digital e globalizado.

OBJETIVOS

Geral

Promover a integração do conteúdo Barroco português e brasileiro às tecnologias computador, internet e Orkut para maximizar nos educandos o domínio do conteúdo, a capacidade de apropriar-se das ferramentas tecnológicas e do desenvolvimento do processo de leiturização, levando-os a apossar-se do conhecimento disponível na mídia e recriá-lo através de suas produções escritas e socializá-las no orkut.

Específicos

Conhecer e compreender o momento histórico, as características na literatura e nas artes, os autores e suas manifestações literárias do período denominado Barroco em Portugal e no Brasil.

Ampliar o processo de letramento no tocante ao conhecimento científico do conteúdo, contexto, especificidades, linguagem, vida e obras de autores do Barroco português e brasileiro.

Ler, estudar, refletir, discutir, analisar e inferir sobre a literatura Barroca.

Desenvolver o processo do ato de ler e escrever através da tessitura de textos sobre o conteúdo em estudo que serão postados no Orkut.

REFERENCIAL TEÓRICO

A concepção educacional norteadora das TICs na sala de aula enfatiza que na busca de alternativas às problemáticas da educação, a escola mobilize-se no sentido de articular suas ações através de estratégias interessantes que integrem as diversas mídias e conteúdos numa perspectiva de aprendizagem crítica, significativa, palpável baseada em realizações concretas. Neste sentido comenta Hernández (1998) "o trabalho por projetos não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função social da escola." Assim, para trabalhar com projetos integrando as diferentes mídias é fundamental que o professor autor do projeto considere as potencialidades de seus alunos, a dinâmica do contexto em que atua e as possibilidades múltiplas das ferramentas eletrônicas que irá utilizar na sua mediação pedagógica.
Trabalhar integrando as diferentes mídias envolve conhecer as ferramentas tecnológicas, pois sem a devida compreensão das mesmas pode ocorrer fragilidade no processo de desenvolvimento do projeto. Segundo Valente (2002) "o educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais."
Para desenvolver este projeto é necessário criar o Orkut e orientar os alunos quanto ao seu uso para fins educativos, com vistas ao domínio do conteúdo e ao desenvolvimento do ato de ler e escrever com eficiência. Neste projeto professor e alunos devem estar em parceria na criação do ambiente virtual a fim de conhecê-lo e utilizá-lo de forma consciente, criativa e adequada. Aprender e ensinar através de projetos envolvendo as mídias requer parceria. Nesta situação de aprendizagem todos precisam tomar decisões, trabalhar em grupo, confrontar idéias, tirar conclusões, como diz Prado (2005) "desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares."

METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste projeto de ensino-aprendizagem integrando as mídias e tecnologia ao conteúdo faz-se necessário apresentar a metodologia de trabalho, isto é, a proposta preliminar das etapas / ações a serem realizadas.
Na primeira etapa:

Pesquisa na internet, sobre o Barroco português e brasileiro. Criação do Orkut para a turma. Leitura de todo o material pesquisado por todos os alunos. Divisão da turma em grupos. Divisão do conteúdo a ser trabalhado pelos grupos.

Na segunda etapa:

Leitura, reflexão e discussão sobre o conteúdo nos grupos. Seminário. Escrita dos primeiros textos. Postagem dos mesmos no ambiente virtual. Após a postagem visita ao Orkut, a fim de conhecer, ler, refletir e fazer comentários sobre o trabalho de cada grupo.

Na terceira etapa:

Os grupos se misturam formando novos grupos, refletem , discutem sobre o conteúdo postado, veem o que precisa ser atualizado, melhorado, reconstruído. Voltam ao ambiente virtual, fazem o que ficou determinado na reflexão, apresentam textos de autores da escola literária em estudo.

Na quarta etapa:

Reúnem-se para discutir sobre a trajetória, a aprendizagem sobre o conteúdo, a questão da leitura e da escrita, o uso do computador, do Orkut, as dificuldades e como foram superadas, e principalmente a evolução de cada um. Depois da socialização na sala de aula, tudo deverá se registrado, socializado no Orkut.

Na quinta etapa:

Serão feitas a avaliação do desempenho de todos os envolvidos no processo, assim os alunos avaliam o professor e os outros alunos, o professor por sua vez avalia a todos. Pode também ser feita auto-avaliação. As avaliações deverão ser feitas observando-se interesse, participação, domínio do conteúdo, expressividade oral e escrita.
Todas as etapas do processo serão mediadas pelo professor no tocante ao conteúdo, à utilização do ambiente virtual, no incentivo a leitura e a escrita.

RECURSOS
Este tem por finalidade auxiliar e participar diretamente na elaboração e execução de todas as etapas de desenvolvimento do projeto.
Recursos Humanos

Professor de Língua portuguesa e literatura responsável pela elaboração e mediação em todas as etapas de desenvolvimento do projeto.

Recursos Materiais

Sala de informática;
Computadores;
Impressora;
Internet;
Caderno para anotações;
Livros didáticos e paradidáticos;

ESTIMATIVA DE TEMPO

Estima-se que as etapas apresentadas nesta proposta sejam concluídas em dez horas aulas. O período de realização será de acordo com o planejamento didático anual das escolas de Ensino Médio.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

O processo de leitura, reflexão, construção de vários textos sobre o "barroco", assim como a socialização das produções, postadas no orkut da sala será avaliado observando-se os seguintes critérios: interesse, participação, empenho, desenvoltura, escrita, capacidade de organização textual e argumentação.

CONCLUSÃO


Realizar projetos com as TICs e o fazer pedagógico é compreender as potencialidades, e as exigências inerentes a este "caminhar" nos quais os alunos são sujeitos em desenvolvimento. É interessante que o educador, proponha estratégias que contemplem a autoria dos alunos em todas as etapas de desenvolvimento do projeto e ao mesmo tempo preserve a função social da escola: o desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de conhecimento e a construção da cidadania de forma a promover a integração das tecnologias sem perder de vista o conteúdo a ser trabalhado nas diversas atividades com vistas a favorecer o dialogo entre mídias, conteúdo, leitura e produção de textos.
Trabalhar o conteúdo "Barroco" nesta perspectiva de aliar conteúdo e tecnologia para alavancar o processo de leitura e escrita dos alunos é um caminho para que os mesmos se desenvolvam e demonstrem suas habilidades na construção e reconstrução de novos textos e consequentemente do saber.
As atividades aqui sugeridas proporcionam aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades envolvidas no uso das TICs, permitindo a eles explorar as novas formas de interpretar, representar e socializar o conhecimento, alargando os horizontes, adentrando no ciberespaço de forma a transformar sua história.
Esta não está pronta e acabada, pois está sujeita alterações, mas certamente é um primeiro passo para inserir no mundo virtual os alunos e promover a interação dos alunos com a tecnologia. O Orkut é uma idéia em que se articula entretenimento e conhecimento para apreciar literatura, levando o aluno a alçar vôo rumo à construção e reconstrução do saber. E como disse: Clarice Lispector: "É do buscar, e não do achar que nasce o que eu não conhecia".


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Fernando José; FONSECA JÚNIOR, Fernando Moraes. Proinfo: Projetos e Ambientes Inovadores, Brasília: SEED-MEC, 2002.
ALMEIDA, Maria Elizabete Bianconcini. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed. 1998.
MACHADO, Nilson. Educação: Projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.
PARRA, Filho, Domingos. SANTOS, João Almeida. Metodologia Científica. São Paulo: Futura, 1998.
PRADO, Maria Elizabete Brisola Brito. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Integração, tecnologias, linguagens e representações, Boletim Salto para o Futuro, 2005.
PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. IN: MORAN, José Manoel Almeida. Maria Elizabete Bianconcini. Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: SEED-MEC, 2005.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. in MORAN, José Manuel; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini (org.). Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro, 2002.