A INSERÇÃO DAS TICS NO PROCESSO EDUCATIVO
ROSANE ARRUDA WENZEL
RESUMO
Esta pesquisa tem como foco relatar sobre a importância das TICs, Tecnologias de Informações e Comunicações dentro do âmbito escolar, como poderá auxiliar o trabalho do professor. Tem como objetivo mostrar como o laboratório de informática escolar, data show, aparelhos de DVDs, televisão, entre outras tecnologias pode auxiliar o educador, como o professor pode estar usando as tecnologias de informações e comunicações como aliada. Os jovens gostam das tecnologias, o professor pode estar usando isso para promover o processo de ensino e aprendizagem, levando para os seus alunos a informação em tempo real. Para a realização deste artigo foi feita uma pesquisa bibliográfica, para dar o devido suporte teve como referência autores como LEMOS (2002; LEVY,1999), MEC (2007), SANTOS (2003), MORIN (2000), MASETTO (2000), ECO (2003), NAPOLITANO (2003), FISCHER (2003), BRASIL (1996), FEURSTEINAPUDTURRA (2007), MACEDO (1997), FREIRE (1996), BEHRENS (1999). Ressaltando sobre os meios de informações tecnológicos. O conhecimento através das TICs deve ser algo que a escola precisa aderir, transmitindo essa vontade para os seus professores.
Palavras-chave: Educador. Escola. TICs.
INTRODUÇÃO
A pesquisa realizada tem o intuito de demonstrar que as TICs, Tecnologia de Informações e Comunicações, vieram para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem, é um aliado que o educador tem a seu favor para dar uma qualidade melhor para o seu trabalho. No decorrer da pesquisa ficará bem explicito sobre a importância das TICs para o processo de ensino e aprendizagem do educando.
São vários os motivos que norteiam está pesquisa:
 A disponibilidade que o governo dispensa as escolas, se tratando de laboratório de informática.
 As vantagens do acesso rápido em obter informações através das TICs.
 Podem-se aplicar as normas da ABNT em um trabalho digitado, com facilidades de correções.
Portanto, “o uso das tecnologias na educação deve estar apoiado numa filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes oportunidades de interação e, principalmente, a construção do conhecimento” (MEC, 2007). O uso das TIC deve ser de uso pedagógico no âmbito escolar, levando o conhecimento para os seus alunos.
O objetivo desta pesquisa é comprovar o que é óbvio perante a comunidade escolar, mas que muitos profissionais da educação se nega a reconhecer. Que o uso das tecnologias de informação e comunicação na escola quando bem trabalhada só traz benefícios para os educandos. Colocando a educação no patamar que ela realmente merece.
Para comprovar a importância das TICs, foi escolhida como método a revisão bibliográfica, baseado em textos retirados de livros embasados na ideia e opinião de autores como:LEMOS (2002; LEVY,1999), MEC (2007), SANTOS (2003), MORIN (2000), MASETTO (2000), ECO (2003), NAPOLITANO (2003), FISCHER (2003), BRASIL (1996), FEURSTEINAPUDTURRA (2007), MACEDO (1997), FREIRE (1996), BEHRENS (1999).
DESENVOLVIMENTO
A tecnologia se tornou fundamental na vida do indivíduo, seja para o trabalho, lazer ou até mesmo para lidar no dia a dia, seja no banco, em uma loja, ou, supermercado. A escola é o lugar ideal para promover o contato entre a máquina e o homem. Tendo como foco alunos e professores, promovendo o contato mais íntimo com a tecnologia, utilizando de forma pedagógica, onde o principal objetivo é promover o conhecimento, que nos dias atuais ocorre muito rápido. Sendo que o método mais eficaz é o uso do computador. Mesmo que alguns professores tenham um pouco de dificuldade de manusear essa tecnologia, com o uso frequente do computador acaba se aperfeiçoando e facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Cibercultura quer dizer modos de vida e de comportamentos assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana marcada pelas tecnologias informáticas, mediando a comunicação e a informação via Internet. Essa mediação ocorre a partir de uma ambiência comunicacional não mais definida pela centralidade da emissão, como nos media tradicionais (rádio,
imprensa, televisão), baseados na lógica da distribuição que supõe concentração de meios, uniformização dos fluxos, instituição de legitimidades. Na cibercultura, a lógica comunicacional supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade (Lemos, 2002; Levy,1999).
Com o uso do computador o acesso à informação se torna mais eficiente e rápida. O computador pode se tornar um meio de ensino eficiente desde que usados de forma correta, com o intuito exclusivo de promover o aprendizado do aluno. Dentro do âmbito escolar o uso dessa tecnologia deve ser exclusivo para o ensino, tanto do aluno quanto do professor.
No ambiente on-line, os sites hipertextuais supõem: a)
intertextualidade: conexões com outros sites ou documentos; b)
intratextualidade: conexões com o mesmo documento; c)
multivocalidade: agregar multiplicidade de pontos de vistas; d)
navegabilidade: ambiente simples e de fácil acesso e transparência nas informações; e) mixagem: integração de várias linguagens: sons, texto, imagens dinâmicas e estáticas, gráficos, mapas; f)multimídia: integração de vários suportes midiáticos (Santos, 2003, p. 225).
No computador é possível realizar vários tipos de trabalhos, as ferramentas necessárias são várias. O programa destinado aos computadores do laboratório de informática das escolas é o Linux, têm praticamente as mesmas funções do Windows, exemplos, ferramentas que fazem as mesmas coisas que as ferramentas do Windows: tem editores de textos, planilhas, apresentações. Tem vários jogos educativos de excelente qualidade que já vem instalado no computador. Sendo que o principal navegador de internet é Mozilla Firefox.
Os trabalhos digitados permitem que o professor exija dos alunos que sejam cumpridas as normas da ABNT, diferente dos trabalhos manuscritos. Na tela do computador quando se comete um erro é fácil fazer a correção, no manuscrito isso não é possível, deixando o trabalho esteticamente feio.
O uso da TIC na criação de rede de conhecimentos traz subjacente a provisoriedade e a transitoriedade do conhecimento, cujos conceitos articulados constituem os nós dessa rede, flexível e sempre aberta a novas conexões, as quais favorecem compreender "problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais" (Morin, 2000, p. 14).
Os meios de informações e comunicações, as tecnologias, nos permitem a participar de tudo o que acontece no mundo. No Brasil é possível saber o que está acontecendo em outros países em tempo real. O professor pode estar utilizando
essa informação para promover debates, e produção de textos onde os alunos estarão colocando a sua opinião em relação a determinado assunto. O computador se torna necessário na educação para que estejamos interligados as mudanças que ocorrem com frequência, cada vez mais rápido.
"uma mudança de atitude em relação à participação e compromisso do aluno e do professor, uma vez que olhar o professor como parceiro idôneo de aprendizagem será mais fácil, porque está mais próximo do tradicional. Enxergar seus colegas como colaboradores para seu crescimento, isto já significa uma mudança importante e fundamental de mentalidade no processo de aprendizagem" (Masetto, 2000, p.141).
A mudança muitas vezes se torna necessário, tanto na vida particular quanto a profissional, na vida do professor não é diferente, é preciso que esteja aberto a novos meios de ensino, um método que seja mais adequado para a atualidade em que nos encontramos. A ferramenta para promover esse ensino no âmbito escolar são as TICs.
O momento em que vivemos exige que as pessoas estejam habituadas com a tecnologia e abertas às mudanças. A escola é um lugar onde se reúnem pessoas de várias idades e culturas, algumas dessas pessoas não têm intimidade com a tecnologia. Portanto a escola é o lugar ideal para promover algo novo para esses indivíduos, algo que eles não têm acesso lá fora.
Novas tecnologias geralmente causam apreensão. A própria invenção da escrita, um dispositivo tecnológico, gerou temor, pois poderia enfraquecer a mente, os livros substituiriam o pensamento, o conhecimento (ECO, 2003). No entanto, hoje, os livros estimulam os pensamentos e são importantes aliados no processo de ensino e aprendizagem. A inserção da mídia televisiva, como fonte de aprendizagem e de formação, não exclui outras práticas comunicativas utilizadas pela escola. Ao contrário, valoriza elementos culturais que o aluno já possui (NAPOLITANO, 2003).
A informação é algo importante e sofrem mudanças o tempo todo, é preciso ter acesso a todo e qualquer meio de comunicação, televisão, rádio e a internet. Muitos têm dificuldades em manusear um computador, portanto para que adquira intimidade com tal instrumento de comunicação é necessário que tenha contato com ele diariamente.
A televisão é um instrumento de informação onde narra tudo o que acontece no mundo todo, desde hábitos alimentares, religião, políticas, culturas, até o que está na moda. Aos telespectadores cabe absorver a informação de acordo com o
interesse de cada um. Na escola é um pouco diferente, o educador precisa avaliar minuciosamente o que irá transmitir para os seus alunos, de forma que o aprendizado ocorra de forma pedagógica.
Fischer (2003, p. 18) chama a atenção para o fato de que “a presença da TV na vida cotidiana tem importantes repercussões nas práticas escolares, na medida em que crianças, jovens e adultos de todas as camadas sociais aprendem modos de ser e estar no mundo [...] nesse espaço de cultura.” Afirma, ainda, que a TV seria um lugar privilegiado para aprendizagens: “aprende-se com ela desde formas de olhar e tratar nosso próprio corpo até modos de estabelecer e compreender diferenças de gênero [...] diferenças políticas, econômicas, étnicas, sociais, geracionais” (FISCHER, 2003, p.16).
No Brasil há um grande número de pessoas conhecidas como internautas, mas ainda resta uma parte da população com pouco conhecimento ou nada quando se trata de tecnologia, não tendo uma faixa etária definida, são adultos, adolescentes e crianças, os motivos são vários, ou, por não terem um computador em casa, por medo, ou, por falta de interesse.
Em 1996, com a reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n. 9.394, a pesquisa surge como princípio básico da educação nacional. Em seu Art. 3º, a Lei declara que o ensino será ministrado com base nos princípios de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber” (BRASIL, 1996).
O governo faz a sua parte fornecendo para as escolas recursos tecnológicos adequados para o uso escolar, tal como computadores, data-shows, telas digitais, televisões. As escolas na sua grande maioria possuem laboratórios de informáticas bem equipados, promovendo assim a inclusão digital. O papel da escola é orientar os alunos sobre as várias tecnologias que têm na escola. Na atualidade é importante ter algum conhecimento sobre a tecnologia, pois lidamos com ela o tempo todo. O professor será o mediador do conhecimento em tempo real.
Para FeursteinapudTurra (2007),
[...] a mediação é um fator de transmissão cultural. A cultura e os meios de informação são fontes para a mudança do homem. Uma mediação educativa deve ter integrados três elementos: o educador (ou qualquer pessoa que propicie desenvolvimento à outra), o aprendiz (ou qualquer pessoa na condição de mediado) e as relações (tudo o que é expressado/vivenciado no processo de ensino e aprendizagem). O primeiro – o educador/mediador – é o elo de ligação (sic) entre o mediado e o saber, entre o mediado e o meio, entre o mediado e os outros mediados.
Assim como a cultura a informação é transmitida de um indivíduo para o outro, tornando algo que era do conhecimento de uma pessoa para várias pessoas.
A informação trocada de boca em boca, demora em chegar ao conhecimento de várias pessoas, a informação que recebemos pela televisão e pela internet chega mais rápido ao conhecimento de milhões de pessoas ao mesmo tempo. Somos mediadores desse conhecimento, sendo que a escola não pode ficar alheia em relação a essas tecnologias, buscando ser o mediador entre a informação e seus alunos.
Macedo (1997, p. 52) afirma que:
As vantagens de acesso mais rápido ao conhecimento e de redução do espaço requerido para o armazenamento do material têm feito com que os bancos de dados computadorizados se transformem no instrumento ideal de pesquisa. A possibilidade de comunicação remota dos dados contidos nesses bancos, através de redes internacionais como a Internet, faz com que a contribuição da máquina à pesquisa seja ainda maior... Parece-nos ser essa a utilização mais promissora do computador na escola.
As mudanças na educação são muitas, com a chegada da tecnologia nas escolas, os alunos passaram a ter um papel importante dentro do âmbito escolar, adquirindo mais responsabilidade, mais liberdade, nos momentos de pesquisas, na escolha de conteúdo a serem pesquisados ou postados. Também houve mudanças em relação ao papel do professor, agora ele é mediador do conhecimento, um elo que liga o aluno e o conhecimento.
Para ser esse mediador o professor precisa ter um mínimo de intimidade com os aparelhos tecnológicos. O professor passa a ter um papel tão importante quanto os alunos, a responsabilidade dele aumentou, tendo que buscar conhecimentos dos livros e nas tecnologias.
Também Freire (1996, p. 32) propõe a fusão entre ensino e pesquisa:
[...] enquanto ensino, continuo buscando, procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
A aula com o uso da tecnologia se torna diversificada, pois pode ser dada em vários ambientes da escola, no laboratório de informática, sala de vídeo, através do data-show, enquanto que sem a tecnologia, fica designado apenas na sala de aula.
Behrens (1999), ao realizar pesquisas sobre a prática pedagógica dos professores, em todos os níveis de ensino, propõe que para atender ao paradigma emergente se faz necessário construir uma aliança entre os pressupostos da visão sistêmica, da abordagem progressista e do ensino
com pesquisa. Defende que para o professor oferecer uma ação docente baseada nessa aliança precisa ampliar também os recursos oferecidos para a aprendizagem dos alunos, em especial com a instrumentalização da tecnologia inovadora.
As palavras de Behrens deixam óbvio tudo o que foi dito até o momento, que é preciso promover o ensino através dos meios tecnológicos que há na escola, o professor precisa ter consciência de que é preciso fazer mudanças em beneficio único do processo de ensino e aprendizagem.
CONCLUSÃO
Conclui-se que as TICs são um aliado para o professor no processo ensino e aprendizagem. Que as escolas em sua grande maioria já estão munidas das tecnologias necessárias, cabendo aos professores, não todos, mas alguns, habituarem com tais tecnologias.
O professor como mediador do conhecimento, precisa se atualizar nos meios tecnológicos para poder repassar o conhecimento a seus alunos em tempo real. O professor como mediador do conhecimento, precisa se atualizar nos meios tecnológicos para poder repassar o conhecimento a seus alunos em tempo real. Desta forma o educador estará colaborando com a instituição de ensino no qual trabalha.
Dentro do contexto desta pesquisa ficou bem explicito a importância das Tecnologias de Informações e Comunicações dentro do âmbito escolar. Ficando a critério do educador o método que ele irá utilizar.
Dessa forma as expectativas perante o estudo realizado foram comprovadas através das ideias de autores que foram citados, ressaltando que os usos das TICs são necessários para o ensino atual. Que através das tecnologias o professor poderá melhorar a qualidade de ensino no Brasil.
REFERÊNCIAS
BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In MASETTO, Marcos(Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
BRASIL. Constituição (1988).
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/ arquivos/pdf/tvescola/ leis/ Lein 9394.pdf >. Acesso em:
BRASIL. MEC. Referenciais de Qualidade na EAD. 2007. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em:
ECO, U. Da Internet a Gutenberg. 2003. Disponível em:
<http://www.inf.ufsc.br/~jbosco/InternetPort.html>.
FISCHER, R. M. B. Televisão e educação: fluir e pensar a TV. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia– saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEVY, Pierre. Cibercultura. Tra. Carlos I. da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In MORAM, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.
Novastecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MACEDO, E. F. Novas tecnologias e currículo. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 52.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
NAPOLITANO, M. Como usar a televisão na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
SANTOS, Edméa O. Articulação de saberes na EAD on-line: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In SILVA, Marco (Org.).
Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003.
TURRA, N. C. ReuvenFeuerstein. Experiência de aprendizagem mediada: um salto para a modificabilidade cognitiva estrutural. Revista Educere et Educare, Unioeste v. 2, n. 4, p. 297-310, jul./dez. 2007. Disponível em: <e-revista. unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/.../1358