Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. LawtonBenatti

Natalia da Silva Nazareth 

A Inovação em Processos 

Nesta primeira parte veremos quesegundo Peter Drucker (2012), inovar é adaptar o seu negócio continuamente para atender a sociedade, e o pensamento das pessoas, sendo assim a inovação é o instrumento especifico dos empreendedores, através dela eles exploram a mudança como uma oportunidade para um plano de negócio diferente.

A inovação é muito bem aceita no mercado, se tornando até meio que uma moda, um dito popular,pois as pessoas colocam o nome de inovação em todas as coisas que elas estão vendo pelo primeira vez, com o pensamento de que inovação é algo novo, inovador e pronto. Quando na verdade, sabemos que não é apenas isso.

Inovar é formação de variados processos, onde não conseguimos descrever uma boa parte desses processos porque a inovação não é isolada, ela depende de todo um contexto, sendo o principal desse contexto a ideia, os palpites que quando unidos e combinados geram algo novo. Inovação vem dominando o mercado de diversas maneiras, nos mostrando que a renovação de coisas já existentes e a adaptação de processos, são muito relevantes, reaproveitosos e completamente inovador.

O mercado sempre foi competitivo porém como podemos notar essa competitividade tem aumentado fortemente, exigindo de maneira oculta um planejamento estratégico melhor das empresas.

As empresas estão com o mesmo objetivo que é a busca pela satisfação plena do cliente, em troca de lucratividade e de fidelização, no entanto elas encontram dificuldades de se destacarem no mercado, e de permanecerem com sucesso em longo prazo, duram um tempo insuficiente para o amadurecimento do produto ou serviço, e menos ainda para atingir o gosto e prazer de consumo das pessoas. Por isso a palavra chave dentro das organizações tornou se inovação, afinal ela ajudou a abrir um leque de procedimentos para cada ramo e seguimento adotado pelo mercado.

O segredo para o desenvolvimento inovador é o compartilhamento, a troca de informações, opiniões e ideias, que podem acontecer através de diversas ferramentas, como o Brainstormingque é a ferramenta de Geração de Idéias, onde internamente as pessoas se juntam e começam a disparar suas ideias, onde classificam as melhores e assim vão filtrando até chegarem àprimordial.

Conforme Paul Trott (2012) através das ferramentas do processo de inovação, que vem sido estudado a muito tempo e tornou se uma estratégia definida como ondas do crescimento econômico e tecnológico, conseguimos analisar tendências de mercado, concorrência, indicadores entre outros, onde tabulamos os dados e conseguimos colocar em pratica os primeiros passos para inovar.

E todos esses procedimentos quando lançados nos processos operacionais se tornam importantes destaques, pois as alterações nos meios de produção afetam diretamente nos resultados da organização, intervém no patrimônio líquido da empresa.

“A satisfação do cliente e a eficiência dos processos são essenciais para o fluxo de caixa de uma organização” (REZENDE; ABREU, 2013, p. 93).

Com o passar do tempo às mudanças nos processos operacionais vinham sofrendo transformações notáveis e de impactos diferentes, essas modificações tendem a evoluir cada vez mais para alcançar os objetivos e metas de cada empresa. As empresas passaram a inovar seus processos, modificá-los, visando a redução de custos operacionais, muitas começaram aterceirizar muitos processos, ou seja, diminuir a demanda de colaboradores internos transferindo atividades não tão importantes para colaboradores externos, gerando aspectos favoráveis e desfavoráveis para a organização.

Notou se um ponto favorável o fato de realmente demonstrar uma redução de custos e de preocupações. E desfavorável o fato de não encontrar uma excelência e qualificação no processo, podendo gerar transtornos maiores, como perca de lucros, desvalorização do produto, falta de reconhecimento no mercado, e ausência de certificações.

Quando não há a terceirização do processo, a empresa deve estar por dentro de tudo que ocorre, tendo em mente todas as precauções que deverão ser tomadas para evitar determinados problemas, ou até mesmo métodos de como os resolver, acontece completamente o oposto quando ela depende de um terceiro fator, quando os passos utilizados nas situações fogem do controle da empresa, e ela fica dependente da prestadora de serviço, gerando perda de tempo e desorganização no meio empresarial.

“Inovações em processos são mudanças que afetam os métodos de produzir os resultados” (BATEMAN; SNELL, 2009, p. 551).

Para notarmos superficialmente umainovação de processos e valorização de departamento,note o estudo de caso abaixo:

 

Em uma Organização X, cujo o ramo é administrar hospitais públicos com verbas Governamentais, existia um departamento de Compras completamente terceirizado, cada hospital que contratava o serviço dessa empresa era chamado pelo nome oficial dela se tornando um cliente interno.

Os gerentes e diretores não sabiam exatamente os procedimentos adotados por esse terceiro corpo, e assim quando chegavam as reclamações diretas, os danos e a falta de qualificação no atendimento de fornecedores e de clientes, eles não sabiam o que fazer, ficavam de mãos atadas, cobrando a empresa terceira pela falta de cooperação.

Após perceberem o estresse que isso estava gerando, alocaram o departamento de Compras junto à Organização Matriz e cancelaram o contrato com a empresa terceira, foi nesse momento que perceberam que os processos feito pela terceira empresa estavam incorretos, e assim corrigiram os métodos de trabalho, criaram um novo sistema de suporte, um novo treinamento para os colaboradores, uma nova visão, estimulando a qualidade de cada comprador e assistente em realizar aqueles processos, onde passaram a resolver os problemas de imediato, pois sabiam passo a passo os processos.

Então o departamento de Comprasse tornou o único setor da organização certificado, e exemplo para os demais setores da organização.

Nesse momento podemos concluir que a inovação não acontece somente em produtos, e tornou-se o ponto de partida para a evolução e satisfação de todas as partes envolvidas. No geral o pilar para as empresas crescerem de forma estruturada e sem perder a qualidade adquirida.

REFERÊNCIAS 

BATEMAN, Thomas S; SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 

DRUCKER, Peter. Inovação e espirito empreendedor: prática e princípios. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 

REZENDE, Denis Aleides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresarias. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 

BATEMAN, Thomas S; SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.