FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Orientador: Profº Lawton Nanni Bentti

Laís Beserra de Abreu

 

A inovação da tecnologia na palma da mão

Atualmente vivemos em um mundo completamente direcionado a tecnologia e não podemos deixar de citar uma das mentes mais brilhantes e inovadoras do mundo: Steve Jobs, o fundador da Aplle. Seu principal objetivo era humanizar a tecnologia, e conseguiu! 

Em meados de 1975 surgiu o primeiro computador de uso pessoal, ainda com poucas funcionalidades e não portátil, porém a revolução dos computadores estava só começando para o mundo pessoal e principalmente corporativo.

Segundo Kahney (2009):

"Um dos tópicos mais quentes nos negócios hoje em dia é a inovação. Com a sempre crescente competição e o encurtamento dos ciclos dos produtos, as empresas ficam desesperadas para encontrar a chave mágica da inovação".

E foi exatamente isso que Jobs fez, a partir daí revolucionou quatro mercados: Dos computadores, música, cinema e smarthphones.

  • Computadores: Inventou computadores mais compactos, que possibilitavam maior interação com os usuários, além de introduzir o mouse no mercado de tecnologia, além de despertar nos consumidores a necessidade de adquiri-los tornando-se um objeto pessoal e de status, possibilitando grande vantagem competitiva.

Segundo Steve Jobs (2000):

 “Os botões da tela ficaram tão bonitos que vocês terão vontade de lambe-los”.

  • Música: Com a invenção do iPod Jobs inovou a maneira das pessoas escutarem músicas (um aparelho tão pequeno capaz de armazenar 1.000 musicas) e conseqüentemente a iTunes Store, a maior loja on-line de musicas. No primeiro

mês de lançamento do iPod houve venda recorde em comparação com a concorrência.

De acordo Steve Jobs:

“ O software é a experiência do úsuario. Como o iPod e o iTunes provam, ele tornou-se a tecnologia central não apenas nos computadores, mas também nos aparelhos eletrônicos de uso cotidiano.”

  • Cinema: Revolucionou o mercado cinematográfico de animações em 3D com o estúdio Pixar com o lançamento dos filmes Toy & Story, Os Incríveis e Procurando Nemo. Com o sucesso da Pixar sua maior concorrente (Disney) se sentiu ameaçada e comprou a Pixar por $7,4 bilhões de dólares.
  •  Smarthphones: Em 09 de Janeiro de 2007 revolucionou os smarthphones, lançando aparelhos com a tela sensível ao toque (Touh screen), com acesso a internet e execução de músicas, tudo em só aparelho. Foi um grande sucesso no mercado e atraiu milhares de consumidores, despertando mais uma vez uma grande preocupação de seus concorrentes.

A carreira de Steve Jobs foi marcada por fracassos e sucessos, fazendo de sua empresa a mais valiosa e inovadora do mundo no ramo da tecnologia.

Referências Bibliográficas:

KAHNEY, Leander. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2009.