A informática no ambiente escolar

Claudemir Santos Teles

O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da Informática no contexto escolar. Cada vez  a informática vem adquirindo mais espaço no meio educacional. Por isso que essa tecnologia vem sendo utilizada como instrumento que ajuda na aprendizagem. Para Marçal Flores (1996) “a informática deve habilitar e dar oportunidades ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares que visa o desenvolvimento integral do indivíduo”.

No mundo atual vivemos rodeados de novas tecnologias, e isso muitas vezes, leva-nos a estruturar ações relacionadas a esse mundo tecnológico. Dessa forma, a informática deverá ser adaptada ao currículo escolar, com o intuito de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Para isso, Borba (2001) diz: “o acesso à informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas publicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento  atual inclua, no mínimo, uma alfabetização tecnológica”.

É preciso que o uso dessa tecnologia esteja ligado às atividades essenciais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento de sua aprendizagem. Por isso, é importante que o professor repense sobre suas práticas, construindo e buscando novas formas de ensinar. Gouvêa diz: “o professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula”...

 

O professor precisa entender e observar a informática como um novo instrumento que fortalece o saber do aluno. E a informática educacional deve fazer parte do projeto político pedagógico escolar.